') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°201 - Agosto de 2017 - Ano XVIII

Anuncie aqui

O NATURISMO NA AMÉRICA CENTRAL

 

por Alfredo Vargas Rojas

correspondente internacional

 

A América Central é o “centro do continente” formada pela Guatemala, Honduras, Belize, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. O Naturismo nesta parte do mundo é ainda um tema tabu. Porém, existem vários hotéis, praias, parques nacionais, florestas e até algumas ilhas onde é possível praticar o naturismo.

 

GUATEMALA

 

“O país dos maias e da eterna primavera”. Este país possui um povoado chamado San Marcos La Laguna, um dos 12 vilarejos localizados ao redor do Lago Atitlán, nomeado como o lago mais lindo do mundo. Este lindo e turístico povoado atrai visitantes de todo o mundo interessados em viver uma aventura holística, em um ambiente natural e místico. É comum ver pessoas praticando ioga naturista, tomando banho nu em alguma piscina ou temazcal (a sauna dos antigos maias)

 

HONDURAS

 

Hotel paya bay resort... Ilha de Roatan, em Honduras

Foi o primeiro país na América Central em oficializar a prática do naturismo, especificamente na Ilha de Roatán, o qual, junto com Utila e Guanaja, conformam as ilhas da Baía e o segundo maior recife do mundo. Em Roatán está localizado o Hotel Paya Bay o qual possui uma área especifica para praticar o naturismo. Perto de Roatán, estão os “Cayos Cochinos” formadas por duas ilhas completamente naturais, com praias desertas tão brancas quanto o algodão…. Um local ideal para ficar ao natural.

 

NICARÁGUA

 

Corn Island - Nicarágua

O maior país da América Central, também conhecido como o país de lagos e vulcões. Além disso, possui cidades históricas, incríveis praias de areias brancas e douradas na costa pacifica e atlântica. A Nicarágua é um país muito conservador, mas isto não é um impedimento para a prática do naturismo.

 

Ilha de Ometepe

Ometepe é a maior ilha do mundo localizada dentro de um lago de água doce: O Lago da Nicarágua ou Lago Cocibolca. Esta ilha possui dois vulcões e várias praias solitárias com areias brancas e escuras.

 

Além disso, a grande costa atlântica possui milhares de quilômetros de praias virgens com areias brancas e douradas aptas para a prática do naturismo. Aqui estão localizadas as Ilhas Corn Islands (Ilhas do Milho) nomeadas como um dos melhores destinos para uma lua de mel.

 

COSTA RICA

 

Conhecida mundialmente pela biodiversidade e por não ter exército desde 1948, este belo, verde e pequeno país possui várias opções de locais para a prática do naturismo. O naturismo na Costa Rica nasceu no ano 1934 quando foi filmado o filme “Elysia e o Vale dos nudistas” que mostrava a vida dos americanos que praticavam o naturismo como filosofia de vida. O filme foi qualificado como uma joia preciosa que ensina uma verdadeira arte de vida e os costumes das pessoas que vivem em contato com a natureza. Infelizmente, só esteve dois días nos cinemas, já que a puritana igreja católica cancelou o filme. Posteriormente, nos anos 60 e 70 a comunidade hippie visitava praias, montanhas, rios e parques nacionais até nos anos 90 quando o governo proibiu a prática do naturismo em locais públicos e atualmente é possível ficar à vontade só em praias solitárias e alguns hotéis que permitem estar ao natural. Alguns locais são:

 

Parque Nacional Manuel Antonio

É o parque nacional mais visitado do país. Apresenta várias praias de areias brancas e trilhas para conhecer a flora e fauna da área. Embora seja o parque nacional mais visitado, é possível praticar o naturismo em alguma Praia solitária ou em algum dos variados hotéis perto das praias.

 

 

Playa Punta Uva, Caribe sul da Costa Rica

Caribe Sul: Esta área possui várias praias de areias brancas e escuras ao redor de florestas e parques nacionais misturado tudo com o ambiente caribenho e com os turistas europeus que aproveitam tomar banho nu no mar e nas piscinas de vários hotéis. O naturismo é tolerado em Playa Punta Uva, Playa Gandoca-Manzanillo, Playa Cahuita e a Praia do povoado de Puerto Viejo de Talamanca.

 

Playa Grande, perto de Montezuma e Santa Teresa na Costa Rica. 

Santa Teresa - Mal País e Montezuma: Estes vilarejos de Praia estão localizados no sul da península de Nicoya. São famosos pelas praias de areias brancas e douradas, mundialmente famosas pela prática do surfe, o ambiente hippie, as escolas de ioga e os visitantes internacionais como a Gisele Bündchen que fizeram um novo lar aqui. As pessoas residentes toleram o naturismo nas praias, especialmente na Playa Grande de Montezuma.

 

Playa Guiones e Nosara: Localizadas na província de Guanacaste, oeste da Costa Rica. É conhecido como um dos melhores povoados de surfe do mundo e um dos melhores para praticar ioga. Esta área possui quatro praias de areias brancas e douradas: Playa Garza, Playa Guiones, Playa Pelada e Playa Nosara. O vilarejo de Guiones tem hotéis ecológicos, escolas de yoga, restaurantes e engraçadas lojas de artesanatos e produtos para praticar o surfe. O Naturismo é tolerado em escolas de yoga, piscinas de hotéis, e nas praias em dias de semana ou em áreas sem muitas pessoas.

 

Playa Uvita (a cola da baleia) no Pacifico Sul da Costa Rica

Pacífico Sul: O Pacífico Sul possui 5% da biodiversidade mundial, esta área quase virgem, é ideal para a prática do naturismo, especialmente nas praias e florestas. Não duvide em ficar à vontade na Playa Uvita, Playa Ojochal, Playa Matapalo e em alguma trilha no Parque Nacional Corcovado.

Playa Las Suecas, no Panamá

Ilha do arquipélago de Guna Yala

 

 

PANAMÁ

 

Ao lado da Costa Rica e da Colômbia, está este belo e natural país, lar do famoso canal que separa os dois oceanos. Mas, o Panamá é mais do que o canal. É a mistura de uma rica cultura e uma das maiores biodiversidades do mundo. O Naturismo no Panamá é praticado especialmente em praias e alguns hotéis. A única Praia nudista oficial é Playa Las Suecas, localizada na ilha de Contadora, na costa pacífica do país. Além disso, é possível estar ao natural em praias solitárias da província de Bocas del Toro, localizada ao oeste do Panamá, muito perto da fronteira com a Costa Rica.

 

Ao norte do Panamá, está o arquipélago de Guna Yala ou San Blas, habitadas pelos indígenas Guna e formadas por 365 ilhas, muitas delas são desertas. Aqui é possível pegar um bronzeado ao natural em alguma praia do arquipélago.

Praia deserta e onde o naturismo é tolerado em Bocas del Toro, no Panama. 

Beaches-turtle red frog é uma ilha em Bocas del Toro, no Panama.

 

 

EL SALVADOR

 

É o menor país da América Central. Este país é famoso pela prática do surfe, a biodiversidade, as cidades coloniais e as áreas arqueológicas maias. Infelizmente a sociedade salvadorenha é muito conservadora e o país não apresenta locais para praticar o naturismo.

 

BELIZE

 

Caye Cauker, em Belize

É o segundo menor país da América Central e o único que tem a língua inglesa como principal. É conhecido por ser o lar do segundo maior sistema de recife do mundo, pelas áreas arqueológicas maias e pelas incríveis praias de areias brancas. Mas, este país, ainda apresenta antigas leis britânicas, nas quais, rejeita totalmente o naturismo em locais públicos, porém, é possível ficar à vontade em alguma praia solitária na ilha Caye Caulker e nas Ilhas Turneffe.

 

(enviado em 1/07/17 por Alfredo Rojas)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2017
Todos os direitos reservados.