') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°193 - Dezembro de 2016 - Ano XVII

Anuncie aqui

Recanto Paraíso fecha as portas

O tradicional espaço naturista Recanto Paraíso, situado em Piraí, Sul do Estado do Rio de Janeiro, fez seu derradeiro encontro no último 27 de novembro, quando participaram seus mais frequentes amigos. Valdir de Souza, proprietário do local, alegou motivos financeiros para se desfazer da propriedade. O Recanto Paraíso foi palco de vários eventos oficiais da Federação Brasileira de Naturismo, entre eles o CongreNAT que elegeu Elias Pereira presidente da FBrN em novembro de 2002 e o Encontro de Dirigentes Naturistas em dezembro de 2013. Agora ele foi arrendado para a prefeitura do município de Piraí, para uso terapêutico de pacientes especiais.

"A história do Recanto Paraíso iniciou-se por volta de janeiro de 1997, no sítio Galotti (antigo local de encontro naturista da Rio-NAT), em Guaratiba" conta Valdir em entrevista exclusiva o jornal OLHO NU. "Foi o incansável Sérgio de Oliveira, presidente da Rio-NAT na época, que não tinha sede própria e tinha grande dificuldade de encontrar locais para a prática naturista. Sérgio teve a iniciativa de convidar alguns naturistas, entre eles eu, para se cotizarem para comprar uma área fixa para sede da associação e começamos a procurar. Foi assim que encontramos o sítio Mato Dentro em Piraí.

O grupo inicialmente de 10 pessoas, reduziu-se apenas a dois, eu e Roberto. Juntos compramos o sítio em agosto de 1997. Três meses depois, eu adquiri a parte de Roberto, transformando-me em proprietário único e criei o Recanto Paraíso, que veio a se tornar o Ponto de Encontro dos Naturistas cariocas, porque, nesta época, houve coincidência também com a desativação das associações cariocas Rio-NAT e da ACN, esta que se reunia em um sítio em Petrópolis.

Img: arquivo JON

Fátima e Valdir administram o Recanto Paraíso por quase 20 anos. (foto de 2008)

O Recanto Paraíso foi inaugurado  em outubro de 1997. tinha uma pequena piscina, uma casa sede com três quartos, um chalé e uma casa de caseiros. Começaram então os investimentos para melhorar o locar para torná-lo aprazível, construindo-se a grande piscina, a sauna, a banheira de hidromassagem, vinte e quatro quartos, salão de festas, restaurante, etc. Foram também construídas três quadras de shuflle-board, as únicas do Rio de Janeiro e as melhores do país e um campo de futebol que, curiosamente nunca foi utilizado.

Img: arquivo JON

Registro da visita da Associação naturista de Abricó ao Recanto Paraíso em fevereiro de 2006

O Recanto cresceu e eu, que sou engenheiro eletrônico da área biomédica, não me senti à vontade para continuar administrando esse espaço naturista. Somou-se também a diminuição de frequência que o tornou deficitário, quando resolvi abrir o espaço para o Naturismo apenas uma vez por mês, mas com desejo latente de torná-lo novamente exclusivamente naturista.

O déficit contábil do recanto nos últimos anos foi o principal motivo para seu fechamento. Eu já estava utilizando minha pensão e minha poupança para cobrir seus prejuízos mensais. Foram quase 20 anos à frente do Recanto, mas quem sabe no futuro eu consiga adquirir um outro sítio menor e retornar o Paraíso. Por ora minha ideia é organizar grupos e alugar sítios para encontros marcados, como fazem outras associações brasileiras com muito sucesso e fazia também a própria Rio-NAT", conclui Valdir. (enviado em 12/12/16)

 

(enviado em 2/12/16 por Pedro Ribeiro)


Yoga Naturista em Vitória

No dia 23 de novembro os naturistas de Vitória e adjacências puderam desfrutar da primeira aula de Yoga naturista da capital capixaba. Vários membros do GNC - Grupo Naturismo Capixaba foram participar dessa experiência.

(enviado em 23/11/16 por Leo Spínola via whatsapp)

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2016
Todos os direitos reservados.