') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°192 - Novembro de 2016 - Ano XVII

Anuncie aqui

35. INF/FNI Congress - New Zealand - o boletim diário

 

Começou nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, na cidade de Upper Hutt, ao Norte de Wellington, Capital da Nova Zelândia, o 35º Congresso Internacional de Naturismo, evento bi-anual promovido pela Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI), quando se reúnem os delegados das federações naturistas do mundo inteiro para debater e aprovar os rumos e diretrizes do Naturismo mundial, bem como as decisões administrativas do próprio grupo.

 

A abertura festiva ocorreu a partir das 14 horas, no Wellington Naturist Club, uma bonita área basicamente de camping, com piscina, quadras de esportes, algumas choupanas para hospedagem e uma grande sede onde ocorrerão todas as reuniões e eventos oficiais que não puderem ser ao ar livre.

 

Uma emocionante cerimônia liderada por descendentes Maori foi o primeiro momento. Todos entraram na sede, sem sapatos, e se dispuseram nas cadeiras em fileiras, onde as da frente são apenas para os homens e as outras para as mulheres, seguindo  a tradição.  Após entoação de canções e recitações no idioma nativo e em inglês,  começou o cumprimento ao modo Maori, tocando as pontas dos narizes e dizendo as palavras "Ki Ora", uma saudação de alegria, a qual deveria ser retribuído com saudação correspondente no idioma do cumprimentado.

 

Logo após, a presidente da INF, Ivo Sieglied, chamou um a um os delegados participantes para receber seu cumprimento pessoal e uma pedra num cordão, segundo a tradição Maori, representando o apreço e a união.

 

Passado este primeiro momento, um intervalo com direito a salgadinhos, chás e doces, enquanto se aguardava o jantar. Uma forte chuva na hora do jantar prejudicou um pouco o andamento do serviço, que foi montado numa barraca de lona do lado de fora da sede. Vários tipos de carne e saladas foi o cardápio. Após o jantar, o último evento do dia foi apresentação de um grupo folclórico Maori que interpretou danças e canções típicas da região e interagiram com o público de maneira divertida.

 

O dia estava muito frio e a noite mais ainda. Poucos tiveram "coragem" de se manter nus durante todo o tempo. Nem mesmo dentro da sede a temperatura estava convidativa à nudez. Além disso, no domingo anterior, um terremoto forte abalou a região, causando danos à ilha do sul, mas não chegou a ter consequências na região onde se realiza o Congresso. O problema aqui tem sido a muita chuva que tem assolado a região nos últimos dias deixando tudo muito encharcado.

 

Nesta quinta-feira começam os trabalhos do Congresso.

 

Trabalho duro nos dois primeiros dias do Congresso

 

O primeiro e o segundo dia de trabalhos para os congressistas foram intensos no 35º Congresso Internacional de Naturismo, realizado na Nova Zelândia até dia 20 de novembro. Na quinta-feira fria e chuvosa a reunião começou após o almoço, a uma hora da tarde. Trinta e dois países estavam representados no salão social do Wellington Naturist Club, que se apresentaram uns aos outros em um dos três idiomas oficiais da INF: Inglês, Alemão ou Francês.

 

Em seguida, sob liderança da presidente Sieglied Ivo, foram apresentados os relatórios administrativos e financeiros dos dois últimos anos de sua gestão. Em seguida começaram a ser discutidas as primeiras moções enviadas pelas federações nos últimos meses especialmente para essa ocasião e as respectivas votações das opções A favor, Contra ou Abstenção. Cada federação membro representa um determinado número de votos, que é calculado pelo número de selos anuais adquiridos. O Brasil representa 6 votos toda vez que levanta sua plaquinha. O país com maior número de votos é a Holanda, representando 54 cada vez que levanta sua placa. Há uma equipe de tradutores simultâneos que vertem todas as falas nos três idiomas oficiais à escolha do delegado.

 

Neste primeiro dia a reunião foi até às 18 horas. Logo após, o primeiro jantar que contou com culinária típica do país anfitrião a base de frutos do mar e foi acompanhado por uma banda de jazz, que incluiu Garota de Ipanema em seu repertório, além de um samba não muito definido que música era.

 

Pela manhã do primeiro dia, no local de realização da exposição de fotos que concorreram à premiação da Federação Internacional, estava aberta, onde entre as fotos havia três de um fotógrafo brasileiro, causando surpresa aos delegados nacionais, por não saberem da participação dele, foi realizada uma oficina ministrada por Phillip Beach com o título de "Músculos e Meridianos", onde foi ensinada sobre postura corporal e flexibilidade, atraindo muitos interessados.

 

O último evento da noite foi realizado nesta mesma sala: uma palestra sobre astronomia  com um jovem professor, Jay, intitulada "4.000 anos em 40 minutos"  

 

No segundo dia, sexta-feira, dia 18, os trabalhos começaram às 9 horas da manhã. E foi mais intenso ainda, pois as moções, exaustivamente discutidas, debatidas e votadas se prolongaram por todo o dia até às 17 horas, com interrupção para o almoço. Algumas aprovadas mudaram drasticamente alguns pontos do estatuto da federação internacional.

 

Para quem não era delegado, que tinha obrigação de acompanhar as reuniões, foi organizada uma excursão para o centro da cidade de Wellington para visitar o Museu Te Papa, que conta a história da Nova Zelândia, dos primeiros habitantes do país e sobre história natural.

 

Após a reunião o jantar contou com dois tipos de carnes: carneiro e frango, saladas diversas e muita confraternização, encerrando a noite. O dia seguinte será de mais trabalho.

 

Terceiro dia de reuniões, algumas surpresas

 

O terceiro e último dia das reuniões de trabalho começou às 9 horas da manhã com uma projeção e preleção sobre o Naturismo na Austrália, o outro país patrocinador do evento. Após esse início "light", os trabalhos começaram para valer. A primeira moção a ser debatida foi a brasileira que trazia a sugestão dos países Latino-americanos de incluir o idioma espanhol como o quarto oficial da Federação Internacional, juntamente com inglês, francês e alemão. Defendido pelo vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Pedro Ribeiro, delegado oficial, a proposta foi amplamente discutida e criticada, principalmente na questão dos valores que seriam despendidos para a implementação da modificação estatutária. A proposta foi rejeitada por quase unanimidade, tendo somente os países França, Eslovênia, Espanha e, claro, Brasil, votado a favor.

 

Após, começaram a ser votadas as moções relativas à administração da federação. Após o almoço começou a eleição para a gestão da INF para os próximos dois anos. De última hora, Armand Jamier, delegado da França, se candidatou a o cargo de presidente da INF, e, em votação secreta, foi  inesperadamente eleito, derrotando a reeleição de Siegelid Ivo. Os demais cargos eletivos permaneceram com os atuais ocupantes.

 

Outra surpresa é que não houve candidatos para sediar o próximo congresso de 2018.Portanto o local ainda está indefinido.

 

Quem não quis participar como observador desses trabalhos administrativos teve a opção de caminha de uma passeio pelas montanhas em torno da propriedade. A caminhada que seria naturista acabou sendo de roupas porque o tempo voltou a mudar e o frio estava cortante.

 

Depois de encerrados oficialmente os trabalhos administrativos, foi feita a infalível foto oficial, mas nem todos os delegados participaram. houve ainda um workshop de avaliação do Congresso, liderado pelo secretário da INF para assuntos da Europa, onde assuntos práticos e comuns das federações foram debatidos.

 

Para encerrar a noite, um jantar de gala, branco e preto, onde deveriam vestir-se com roupas preto e branca, ou apenas detalhes no corpo nu dessas cores, ou totalmente nu. Foram feitas as devidas homenagens à grande equipe de voluntários que possibilitou a realização do Congresso. Foram servidos a entrada com um rolé de frango e legumes e depois os prato principal à escolha: salmão ou carne de carneiro. Enfim, a sobremesa sorvete e frutas. Tudo sendo servido com vinho branco ou tinto, à vontade. Após o jantar a banda The Hollywoods, um trio de meninas animou a festa até final, com músicas dançantes e empolgantes.

 

Este foi o final oficial. Amanhã, domingo, o final das despedidas e a volta para casa. Para maioria, muito longe.

 

A programação ofical prevista:

 

Quarta-feira, 16 de Novembro

 

Exposição de fotos da Competição Internacional de Fotografia no Mezanino

14 h

Boas vindas Maori e performance de Kaumatua e Coral Maori seguido por chá da tarde.

15h15

Sessão de Mídia

17h30

Bebida de Boas vindas seguida por Maori Hangi

 

Quinta-feira, 17 de Novembro

 

10h30

Palestra e workshop: "Músculos e Meridianos" com Phillip Beach

13 h

Congress começa com as boas vindas oficiais de:

• Presidente da NZNF, Wendy Lowe

Presidente da WNC , Ken Mercer

• Prefeito de Upper Hutt, Wayne Guppy

• Gerente de eventos e negócios e turismo da Nova Zelândia, Leonie Ashford

Presidente daINF , Sieglinde Ivo

13h30

Orador principal: Melissa Moon

Chamada de delegados e distribuição de quantidade de votos para cada um

18h Churrasco Gourmet

 

Sexta-feira, 18 de Novembro

 

9h

Início das sessões do congresso

Excursão guiada para não-delegados: Zealandia/Cable Car

18h

Assado no espeto, jantar oferecido pelos Naturistas de Wellington

 

Sábado, 19 de Novembro

 

9h

Sessão do Congresso

Excursão para não delegados (b) Caminhada nua em Rimutakas

18h30

Noite de Gala Preto e Branco

 

Domingo, 20 de Novembro

9h

Despedidas

Passeios Si ou NI pós congresso

 

(enviado em 23/11/16 por Jornal OLHO NU)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2016
Todos os direitos reservados.