') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°191 - Outubro de 2016 - Ano XVII

Anuncie aqui

V Encontro Norte-Nordeste de Naturismo

por Pedro Ribeiro

 

Waldo Andrade, Conselheiro da FBrN para a Região Nordeste, foi o anfitrião do evento

O V ENNN foi realizado no Ecoparque da Mata, Praia Naturista e Vila de Massarandupíó de 12 a 16 de outubro de 2016 e teve como tema: NATURISMO - ÉTICA, ECOLOGIA E BEM ESTAR.

imgs: Pedro Ribeiro

O V ENNN recebeu naturistas de várias partes do Brasil

Jorge Bandeira, representante do Graúna, acende a chama com ajuda da criança, abrindo simbolicamente o evento

Luiz Ribeiro foi aplicador das muitas dinâmicas que deixaram o evento mais fraternal e interiorizado.

A mesa oficial foi composta pela diretoria da FBrN e os organizadores locais

Img: Waldo Andrade

Jorge Bandeira em sua performance solo

 

 

 

Os participantes do V ENNN foram hospedados no próprio Ecoparque da Mata e pousadas credenciadas em Massarandupió. A abertura oficial do evento, prevista para 16 horas do dia 12 de outubro no Centro de Vivências do Ecoparque da Mata, ocorreu, quase pontualmente, com uma dinâmica de grupo liderada por um jovem que recentemente se descobriu no Naturismo e adotou a área naturista baiana como o seu lugar. Luiz Ribeiro, formado em Comunicação Social, foi um dos grandes destaques com sua serenidade e controle das muitas dinâmicas que deixaram o evento ainda mais fraternal.

 

Waldo Andrade, Conselheiro da FBrN para a Região Nordeste, foi o anfitrião do evento que reuniu representantes das áreas naturistas do Norte e do Nordeste, alvo do encontro anual, mas também representantes de outras entidades fora dessas regiões. O objetivo era o de traçar metas e ações para os organismos presentes e comprometidos com os princípios do naturismo transformador, com caráter reflexivo, e servirá como ferramenta de continuação da implementação do Plano Estratégico Decenal reapresentado na oportunidade pela FBrN.

 

O primeiro dia

 

A cerimônia de abertura (e as demais reuniões oficiais) ocorreu na Oca, um galpão em formato de oca indígena, construído com teto de palha, porém com piso de concreto. Waldo acendeu o candeeiro que simboliza a união dos naturistas, da mesma forma como a recente chama olímpica, ficou acesa durante toda o período até o enceramento dia 16, quando o símbolo é transferido para a próxima sede do Encontro. Após, a mesa de abertura foi composta pelos representantes da organização e da FBrN.

 

Depois do jantar a primeira atração foi apresentação de "Metamorformance", um solo teatral, na atuação de Jorge Bandeira, Conselheiro da Região Norte, em texto inspirado na obra de Franz Kafka "A Metamorfose", - trata-se da vida de Gregos Samsa após os longos e exaustivos trabalhos como caixeiro viajante, ele acorda como um repugnante inseto e sofre as consequências familiares a partir deste inusitado acontecimento (adaptação de Jorge Bandira para a Cia. Teatro Edén)-, arrancando grandes aplausos da plateia naturista, que estreou o novo anfiteatro do Ecoparque.

 

O segundo dia

 

imgs: Pedro Ribeiro

César Xisto, presidente da AMANAT, apresentou o tema Ética para reflexão e debate

Após o debate da tarde o grupo se dirigiu à floresta para refletir...

... e plantar mudas de árvores frutíferas como fez Carmelita, do NATES,

não faltando o banho de rio após as atividades.

Á noite todos foram balançar os esqueletos na roda de Samba na comunidade local

No segundo dia do Encontro, após o café da manhã, foram todos convidados para a primeira reunião de debates na Oca. Após a dinâmica de aquecimento, Waldo incentivou que todos os naturistas presentes se apresentassem e confirmou o grande número oriundos de outros estados além da região alvo. Depois abriu oficialmente o trabalho do ENNN, convidando o presidente da AMANAT (Associação Massarandupiana de Naturismo), César Xisto, para apresentar o primeiro tema, Ética.

 

As questões levantadas por César provocaram intensos debates da plenária, que fizeram sugestões para que a ética naturista seja realmente aplicada nas áreas, especialmente em praias. Após as discussões foram sintetizadas as ideias principais que constaram da Carta de Massarandupió.

 

À tarde, a segunda reunião foi mais "light" com o tema Ecologia. Gustavo Negreiros, Samir Sahid e Paulo (....) conduziram a preleção e os debates. Logo após todos os presentes foram convidados para participar de uma atividade ecológica: o plantio de mudas de árvores frutíferas em diversos locais do Ecoparque da Mata, no sentido de recuperar parte da floresta que estava degradada na propriedade, não sem antes passar pela trilhas da floresta e fazer uma breve dinâmica de meditação e agradecimento.

 

À noite, após o jantar, foi momento de confraternização com a comunidade local, da Vila de Massarandupió. Um Samba de Roda no Bar Caminho do Mar esperava os naturistas e os locais para muita dança e alegria.

 

O terceiro dia

 

O terceiro dia, na sexta-feira, dia 14, após o café da manhã como de praxe, foi a hora da terceira reunião prevista com o tema Bem-estar. Sentados em roda em torno do candeeiro dentro da Oca uma série de dinâmicas foi promovida pelo grupo coordenador, com muita música e reflexão. O auge foi quando todos foram convidados a participar do banho de lama coletiva, onde se procurou o máximo possível de aproximação que cada um ficou encarregado de enlamear o outro por todo o corpo. Após, ainda com os corpos cobertos de lama, foi feito um passeio ambiental em meio às trilhas da floresta que culminou no banho no lago.

 

Imgs: Waldo Andrade

O bem-estar passou pelas massagens...

..pelo banho de lama,..

...mais uma reflexão e passeio na floresta...

..e o infalível banho de rio.

imgs: Pedro Ribeiro

O almoço no Ecoparque da Mata sempre coletivo e vegetariano

A festa na Pousada RioMar à noite também foi naturista

À tarde, após o almoço, foi convocada a reunião oficial da FBrN, onde foram tratados assuntos pertinentes à Federação, com lembranças às obrigações das federadas em apresentar as planilhas de associados passando pela participação no próximo CongreNAT e à sugestão de moções para serem discutidas até o Congresso. Passou-se então ao debate sobre o caso de Tambaba X Complexo Turístico de Garaú cujo impasse, que há a muito tempo, parece estar prestes a ser resolvido com a intervenção do Governo do Estado da Paraíba no assunto. Esta reunião tinha justamente o foco de avaliar esta nova condição. Seguiram-se os debates e a plenária.

 

À noite, mais uma confraternização. Desta feita foi na Pousada Rio Mar, na Vila de Massarandupió, que possui um pequena área para a prática naturista. Foi uma noite dançante e cantante, onde alguns naturistas deram sua "canja" e outros aproveitaram a piscina, com águas frias diga-se de passagem. Um momento inusitado foi quando um naturista revoltou-se por não ter quase ninguém nu no recinto, se apoderou do microfone e fez seu protesto. O naturista em questão não participou das atividades do Ecoparque da Mata. O protesto não conseguiu demover a alegria do momento nem aumentou o número de despidos e a festa acabou tarde da noite.

 

O quarto dia

 

O Sábado 15, dia do professor, foi dedicado às atividades sociais com a comunidade da Vila de Massarandupió e com ida à praia de nudismo. A primeira parada foi na Associação de Moradores de Massarandupió, que funciona na escolinha primária da comunidade. Lá foram entregues aos representantes brinquedos e materiais escolares doados pela organização do evento às crianças da Vila. O material foi comprado com o dinheiro arrecadado com a inscrição no Evento. Infelizmente as crianças não compareceram porque houve falha de comunicação. Um momento mágico foi quando, durante a dinâmica, Carlos Martinho, da ANAbricó, sugeriu e ensinou uma singela música para ser cantada enquanto se davam as mãos e rodavam num círculo - "Nesta casa tem quatro cantos, cada canto tem uma flor, nesta casa não entra maldade, nesta casa só entra o amor". Foi um momento de muita emoção e alegria.

 

Imgs: Celso Costa

A praia de Massarandupió estava ensolarada

também o rio estava concorrido

img: Pedro Ribeiro

Durante o Luau muitos dançaram na areia da praia á noite

Img: Waldo Andrade

Não faltando o famoso "voz e violão" com percussão

Logo após o grupo de naturistas se dirigiu a um outro grupo organizado da Vila, a ADAM, Associação das Artesãs de Massarandupió. Aqui uma pequena cerimônia de apoio ao trabalho das artesãs além de ouvir considerações da população a respeito do funcionamento da praia de Massarandupió como naturista, que já correu o risco de ser fechada para este público por causa dos constantes problemas com muitos frequentadores que usam a praia para a prática de sexo. Também aqui se fez a reunião final do Encontro onde se concluiu a Carta de Massarandupió.

 

Após, a praia de Massarandupió nos esperava. Seria a primeira vez, neste evento, que o grupo de naturistas iria oficialmente à praia. O Sol estava pleno, a temperatura estava alta, mas agradável. A praia de Massarandupió estava linda como sempre emoldurada pelo mar azul, morno e calmo e as dunas de areia branca e vegetação costeira. Após as dunas há o maravilhoso rio de águas mornas e cristalinas, que atraem muitos visitantes e que é um dois maiores problemas éticos da praia, pois muitos casais procuram aquela área para manter relações sexuais. Esta atividade tem sido reprimida com vigor, mas infelizmente ainda há muito abuso de muita gente que não compreende o que é a filosofia naturista.

Img: Waldo Andrade

sempre antes de cada reunião uma dinâmica, desta vez o alongamento

Img: Celso Costa

A paisagem do sítio serviu de moldura para várias fotos de amigos

Img: Pedro Ribeiro

Rose Pessoa levará o candeeiro para o próximo encontro Norte Nordeste, na Paraíba

Img: Waldo Andrade

A preparação para a infalível foto oficial

 

 

 

 

 

 

A tarde de sol correu tranquila. Ao cair da noite, nascia a linda lua cheia e o Luau programado já estava sendo preparado. Um casal de cantores (não naturistas) fazia apresentação de músicas populares brasileiras dançantes. A fogueira foi acesa e o clima se completou. Apenas uma das das duas barracas da praia estava aberta, a do Gelson, que é membro da AMANAT. Após um incidente com dois casais que insistiam em performances exibicionistas na areia e diante de todos, o ambiente ficou tenso e o os casais acabaram por deixar a praia. O casal de cantores também se retirou e o Luau acabou sendo continuado da maneira mais tradicional, com voz e violão em torno da fogueira. O Luau acabou já por volta das 23 h.

 

O último dia

 

O domingo, 16 de outubro, foi dia das despedidas e da infalível foto oficial. A previsão era a de fazer as despedidas na praia, mas amanheceu um pouco nublado e muita gente não teria tempo de ir à praia por causa de horários de voos em Salvador. Então a foto foi feita ali mesmo, sobre o cadeiras do anfiteatro ao ar livre. Com certeza ficou o gosto do quero mais, principalmente pela fraternidade e intimidade provocada pelas constantes e interessantes dinâmicas em grupo e, claro, pelo incrível ambiente inspirador do Ecoparque da Mata.

 

O portal os Naturistas, de Celso Costa, também presente nesta edição do ENNN, publicou em seu site um vídeo que resume bem todas as atividades ocorridas no evento.

V Encontro Norte Nordeste de Naturismo do Portal OS NATURISTAS em Vimeo.

(enviado em 23/10/16)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2016
Todos os direitos reservados.