') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°190 - Setembro de 2016 - Ano XVII

Anuncie aqui

Domingo Valparaíso acolheu inédito picnic em topless para defender igualdade de gênero

 

por: Cooperativa.cl

 

No domingo, dia 28 de agosto, em Valparaíso se desenvolveu o evento "Topless Libre Chile" que convidou a comunidade a semidesnudar-se e desfrutar de um dia de picnic ao ar livre.

 

O encontro de mulheres estava programado em torno das 12 horas na antiga rua Cárcel e contou com mostras culturais, sessões de ioga, apresentações de dança e relaxamento.

 

O evento inédito no país, foi desenvolvido pelo Coletivo Playa Luna, é parte do Dia Internacional pela Igualdade de Gênero e os Direitos da Mulher "para levantar a voz", sustentam seus organizadores.

 

René Rojas, diretor do colectivo Playa Luna, assinalou que estão "felizes com a resposta das pessoas, orgulhosos por que conseguiram realizá-lo. Conseguir no Chile um parque público onde se possa ficar de torso nu, sem nenhum problema como em Valparaíso, acho isso ótimo".

 

"La polêmica não existe, é somente ocupado pelos meios de comunicação. Não há polêmica", acrescentou Rojas.

 

No entanto, o diretor do Parque Cultural, Jorge Coulon, disse "você vai ver que aqui nada vai acontecer. As salvaguardas necessárias têm a ver com as pessoas que ao entrarem no parque hoje saberem que existe essa atividade".

 

"Não vemos outro tipo de precaução necessária salvo prevenir que este frenesi midiático atraia voyeurs e pessoas que tenham essa tranca mental. Que uma mulher que amamenta em público, uma mulher que toma sol com os peitos ao ar em um parque público, possa fazer sem ter que estar sofrendo a violência enorme disto, a morbidez".

 

O evento, de caráter gratuito, se desenvolve paralelamente em outras 30 cidades do mundo.

 

Dentro da temática da atividade, seus organizadores também clamaram a participar "pelo direito a amamentar em público, pelo direito à naturalidade do corpo feminino, contra o assédio nas ruas e pelo amor à arte", concluíram.

 

Fotos: http://tinyurl.com/j5dnfww

 

(enviado em 28/08/16 por Renè Rojas)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2016
Todos os direitos reservados.