') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°185 - Abril de 2016 - Ano XVI

Anuncie aqui

Festas com sexo explícito são marcadas em praia naturista do Rio

Associação da Praia do Abricó pede ajuda do poder público para combater abusos

por Marco Stamm

 

Img: Fabio Rossi / Agência O Globo

Naturistas dizem que falta de infraestrutura estimula pratica de orgias na Praia do Abricó

RIO — Quem chega à Praia do Abricó, única que permite o naturismo no Rio, dá de cara com a advertência: “Evitar comportamento sexualmente abusivo e atos de caráter sexual ou obsceno". O aviso está numa enorme placa que expõe o regulamento completo para quem pretende usar o espaço. O problema é que não há fiscalização, e muita gente se aproveita da autorização para estar nu como brecha para cometer abusos. Flagrantes de voyeurismo, masturbação, sexo e até de orgias são comuns, principalmente no meio da semana. A prática é antiga, mas agora ganha escala graças à internet. Fotos e vídeos das “festas” circulam livremente nas redes sociais, e tem até blog direcionado à “galera que gosta de uma boa pegação na praia e nas pedras do Abricó". A repercussão preocupa a Associação Naturista da Praia do Abricó (Anabricó), que reclama do prejuízo à imagem e busca apoio da Assembleia Legislativa (Alerj), onde tramita um projeto de lei para amenizar a situação.

 

Img: reprodução

Suingue que seria na Zona Norte leva nome da Praia do Abricó

Uma rápida “googlada” revela que há vídeos de sexo no Abricó em sites pornográficos. O nome da praia é usado como apelo para atrair cliques. Um blog com o nome da área naturista expõe fotos de homens nus e promove um concurso para eleger o “melhor rabo do Abricó”. Outro, chamado de “Canto do homem”, tem postagens dedicadas aos “peladões da Praia do Abricó”.

 

O nome do pedaço de areia reservado aos naturistas também tem sido usado para batizar festas na Zona Norte do Rio. Um suingue que se pretendia realizar na Penha, em agosto do ano passado, tinha o nome de “Festa do Abricó”.

 

— As pessoas estão usando o nome da praia e associando à sacanagem. Só que, neste caso da festa na Penha, eles se deram mal, porque houve fiscalização e nada aconteceu — afirma o diretor de relações-públicas da Anabricó, Claudio Haliuc.

 

O vice-presidente da associação, Luís Carlos Muniz, conhecido como K9, tem uma barraca e trabalha diariamente na praia, algumas vezes com auxílio da mulher e dos filhos. Diz que não é raro avistar pessoas se masturbando nas pedras que levam à areia e flagrar sexo nas que separam o Abricó da Prainha, de acesso mais difícil. Às vezes, ele encontra casais mantendo relações na areia. Segundo ele, quase todas são homossexuais.

 

— Se eu pegar um casal fazendo sexo na área que fica à vista de todos, boto para fora da praia mesmo. Já fiz isso. E, se não quiserem sair, peço a ajuda do Direitos Humanos, um porrete que tenho na barraca — diz.

 

K9 explica que as cenas de sexo são mais comuns no meio da semana, quando a Anabricó não está presente. Nos fins de semana, dias em que apenas pessoas nuas podem permanecer na praia, a associação mantém segurança particular de plantão. A fiscalização ajuda a manter a paz dos frequentadores, a maioria casais heterossexuais adeptos da filosofia naturista, alguns deles acompanhados de crianças.

 

Os moradores de Jacarepaguá Lídia Silva e Júlio César frequentam a praia de nudismo há dez anos. Dizem que gostam do contato com a natureza e da liberdade que a nudez proporciona. Depois de uma temporada afastados, devido a episódios de flagrante de relações sexuais, eles voltaram a frequentar o Abricó recentemente.

 

— A gente teve que dar um tempo justamente por causa dessas pessoas que ficam deturpando o sentido do naturismo. Já aconteceu de eu estar pelada, o meu marido também, e, quando eu fui dar um beijo nele, elas ficaram olhando, achando que a gente ia fazer alguma coisa. Alguns chegaram a ir para trás das pedras se masturbar. Era só um beijo, algo natural, que acontece em qualquer lugar — conta Lídia.

 

Haliuc também não concorda com o sexo praticado na praia, e faz questão de salientar que a reclamação não é um ato de preconceito da Anabricó.

 

— O problema não é a escolha do melhor bumbum, ou quem vota em quem, mas sim ligar tudo isso ao nome da praia ou da associação. Essa é uma situação que sempre enfrentamos, só que agora a divulgação deturpada aumentou muito — reclama.

 

A prática de sexo livre no Abricó é atribuída por naturistas à falta de infraestrutura local. A praia fica dentro do Parque Municipal de Grumari, e é cercada por Mata Atlântica e pedras que impedem a visão de quem está na Praia de Grumari ou passa pela Avenida Estado da Guanabara. Por ser uma Área de Proteção Ambiental, é proibido construir banheiros, quiosques e até postos para os guarda-vidas em sua extensão.

 

— É inegável que atualmente há maior presença da Polícia Militar e da Guarda Municipal, o que agradecemos, mas todo o restante faz com que as pessoas abusem. Além do sexo, tem a sujeira. É fácil encontrar camisinhas atrás das pedras, local que as pessoas também usam como banheiro — reclama K9.

 

Haliuc é mais enfático ao criticar a falta de estrutura:

— É a omissão do poder público que causa isso. Onde tem o mínimo de infraestrutura, as pessoas respeitam, mas aqui em Grumari é uma dificuldade até para se conseguir uma placa.

ALERJ DISCUTE PROJETO PARA O ABRICÓ

A discussão chegou à Alerj. Em outubro do ano passado, o deputado Carlos Minc (sem partido) apresentou o Projeto de Lei 845/2015 dispondo sobre a “permanência de agentes públicos e sinalizações nas áreas de naturismo no estado do Rio de Janeiro”. A matéria, se aprovada, obriga a qualificação de agentes públicos para trabalhar em áreas de nudismo.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/festas-com-sexo-explicito-sao-marcadas-em-praia-naturista-do-rio-19071167#ixzz46DOwLQxd
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 

Haliuc é mais enfático ao criticar a falta de estrutura:

 

— É a omissão do poder público que causa isso. Onde tem o mínimo de infraestrutura, as pessoas respeitam, mas aqui em Grumari é uma dificuldade até para se conseguir uma placa.

 

ALERJ DISCUTE PROJETO PARA O ABRICÓ

 

A discussão chegou à Alerj. Em outubro do ano passado, o deputado Carlos Minc (sem partido) apresentou o Projeto de Lei 845/2015 dispondo sobre a “permanência de agentes públicos e sinalizações nas áreas de naturismo no estado do Rio de Janeiro”. A matéria, se aprovada, obriga a qualificação de agentes públicos para trabalhar em áreas de nudismo.

 

Img: reprodução

Na internet, páginas se dedicam a incentivar o sexo na Praia do Abricó

A proposta, que recebeu parecer constitucional da Comissão de Constituição e Justiça e favorável da Comissão Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, gerou polêmica quando entrou na pauta de votação, em fevereiro. Na época, o deputado Flávio Bolsonaro (PSC) disse que o projeto favorecia uma classe e gerou revolta ao afirmar que a presença de policiais fardados era um fetiche dos naturistas.

Minc nega que o projeto pretenda favorecer os naturistas e diz ter sugerido que a deputada Martha Rocha (PDT), presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, faça emendas quando o projeto chegar em sua comissão.

— O projeto não obriga que se destine mais segurança para a Praia do Abricó. Ele pede que haja lá a mesma segurança disponível nas outras praias. O problema é que o agente público não aparece naquela praia porque fica constrangido. O que o projeto pede é que seja feito um treinamento específico para o agente atuar não só no Abricó, mas em todas as áreas de naturismo do estado do Rio de Janeiro — justifica.

Minc estima que em 30 ou 45 dias o projeto deve voltar ao plenário para a segunda e última votação.

— Combinei isso com a Martha Rocha, e ela deve fazer pequenas modificações em alguns termos. É para deixar a mensagem mais clara e mostrar que não pretendemos criar privilégios. Acredito que vamos conseguir aprovar o projeto — completa o deputado.

 

A assessoria de imprensa de Martha Rocha diz que o projeto ainda não chegou à comissão da deputada, e ela ainda não tem uma definição sobre seu parecer. Acrescenta que a parlamentar se dispôs a ajudar “no que for possível” e revela que, após reunião com os naturistas, ela encaminhou ofício à Polícia Militar e à Guarda Municipal pedindo reforço da fiscalização no Abricó.

 

Procurado, o deputado Flávio Bolsonaro não retornou as ligações.

 

A Secretaria municipal de Meio Ambiente, por e-mail, esclarece que em janeiro realizou vistoria, junto com a Anabricó, para checar a possibilidade de atender às reivindicações dos usuários da praia, no que tange à instalação de infraestrutura, principalmente para suprir a demanda de turistas esperados com a realização dos Jogos Olímpicos.

 

A pasta acrescenta que existe um banco de projetos na secretaria incluindo cercamento da mureta de pedras e alternativas para a instalação de banheiros, como o uso de captação de água da chuva. “O local não tem infraestrutura de água e esgoto e, por este motivo, não há condições de disponibilizar banheiro. Quanto às demais ações, por se tratar de área de parque, não é autorizada a construção de edificações".

 

Claudio Haliuc, diretor de relações-públicas da Anabricó, rebate, dizendo que a Prainha também é área ambiental e tem banheiros. O esgoto vai para uma fossa séptica e é recolhido mensalmente pela Comlurb.

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/festas-com-sexo-explicito-sao-marcadas-em-praia-naturista-do-rio-19071167#ixzz46DPEZJeY

 

© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

(enviado em 14/04/16 por Claudio Haliuc)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2016
Todos os direitos reservados.