') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°181 - Dezembro de 2015 - Ano XVI

Anuncie aqui

Conselho de Ética da FBrN completa 19 anos

 

Img: FBrN

O Conselho de Ética tem a função de analisar os casos que desvirtuam a imagem do Naturismo.

(Foto dos membros do antigo Conselho)

No dia 7 de dezembro de 1996 a FBrN aprovou na terceira Assembleia Geral Extraordinária a criação do Conselho de Ética, no sítio Ibatiporã, em Porto Feliz, estado de São Paulo. Embora, já em 1987, já tivesse sido levantada a necessidade de criar tal expediente, lembra Celso Rossi, fundador da FBrN, somente há 19 anos que sua criação somente foi aprovada na reunião citada acima.

 

O Conselho de Ética é composto por três nomes que são eleitos durante o CongreNAT bianualmente. Tem por objetivo analisar e julgar as denúncias recebidas e admitidas pela presidência e pelo Conselho Maior, que quebrem qualquer uma das regras de comportamento previstas no seu Regimento. Após a análise e parecer dos integrantes do conselho, a decisão é enviada de volta ao Conselho Maior que a aplica aos envolvidos, que pode ser desde uma simples advertência formal até o banimento da Federação Brasileira de Naturismo.

 

Os atuais integrantes do Conselho de Ética são Luiz Carlos Hack, do Pinho NAT, Maria Luzia de Almeida, do Grupo Naturismo Capixaba e João Olavo Rosès, da Ecovila da Mata.  

 

(enviado em 4/12/15 por FBrN)


Conselho de Ética vai analisar caso de vídeo distribuído sem autorização

 

Já está no Conselho de Ética da FBrN a queixa contra a filmagem e distribuição de um vídeo, não autorizado, que flagra naturistas dançando em uma festa realizada num conhecido local privado. As tomadas são feitas de maneira obscena porque destacam os seios e os sexos das focalizadas, além de, numa situação fora de contexto, gravar uma possível cena de "roça-roça" entre um homem e uma mulher.

 

Nenhuma das focalizadas teria autorizado a gravação, o que, por si só, quebraria uma das regras do Código de Ética Naturista, mesmo que fosse apenas para ficar guardado com a pessoa que filmou. No entanto o vídeo acabou sendo distribuído a terceiros e ele acabou sendo postado em um site pornográfico, com comentários sexuais. O que quebraria outra regra do Código de Ética, a de manchar ou prejudicar a imagem pública do Naturismo, constrangendo todos os focalizados.

 

Ainda não há prazo para uma decisão.

 

(enviado em 8/11/15 por FBrN)


GoiasNAT desfiliado da FBrN

 

Por motivo de sua própria reestruturação a Associação Goiana de Naturismo, a GoiasNAT, foi desfiliada da Federação Brasileira de Naturismo, no dia 5 de novembro.

 

A presidente do GoiasSNAT fez um pedido de licença da FBrN, mas como o estatuto não prevê tal situação, o Conselho Maior decidiu por sua desfiliação e estará aberto ao seu pedido de refiliação quando todas as dificuldades internas forem resolvidas. Desta forma a instituição ficará livre de manter os compromissos financeiros com a FBrN.

 

(enviado em 5/11/15 por Evandro Telles)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.