') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°180 - Novembro de 2015 - Ano XVI

Anuncie aqui

Naturistas promovem surfe pelado e criticam policiamento em Abricó

No Nordeste, naturistas realizam competições do esporte há oito anos

Matéria do jornal O GLOBO publicado no dia 23 de novembro de 2015

por Guilherme Ramalho

RIO — Pranchas e mais nada. Nem roupa! Foi só do que precisaram surfistas que escolheram Abricó para pegar onda. Do jeito que vieram ao mundo, eles tomaram ontem a única praia de nudismo oficial da cidade do Rio, num evento promovido pelo Movimento Naturistas Unidos, que há oito anos realiza competições na Praia de Tambaba, na Paraíba. Mas os peladões não vieram do Nordeste só para curtir a praia carioca. O objetivo era outro: estimular a prática desse tipo de surfe por aqui.

— Incentivamos o naturismo por meio do esporte. O surfe representa muito bem nossa filosofia de vida, porque sua essência está na liberdade e no respeito à natureza — afirma Carlos Santiago, coordenador do grupo, garantindo que os praticantes não se machucam quando encaram as ondas nus. — É só uma questão de costume.

Queixas de abandono

Frequentada desde a década de 1970 por adeptos do naturismo, Abricó fica numa área reservada, difícil de ser vista por quem passa de carro pela Estrada da Guanabara, entre a Prainha e Grumari. Segundo o presidente da Associação Naturista de Abricó, Leonardo Valentim, a praia se tornou mais conhecida nos últimos anos e tem atraído novos visitantes. Muitos, no entanto, estariam desrespeitado as regras locais, seja se masturbando e fazendo sexo ou tirando fotos dos frequentadores sem permissão. Situação que, para Valentim, é reflexo da falta de policiamento e do abandono do poder público na praia.

— Enfrentamos um preconceito muito grande da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que relutam em fazer a segurança na área. Só nos fins de semana, quando há mais movimento, conseguimos pôr dois seguranças para fazer a fiscalização em Abricó. Infelizmente, de segunda a sexta-feira, não temos como bancar a segurança — lamenta Valentim.

Frequentador de Abricó desde 1985, mesmo quando o naturismo não era regulamentado, o professor Pedro Ribeiro, vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, afirma que o mau comportamento das pessoas é o maior problema da praia.

— Isso mancha nossa imagem. Muita gente vem só atrapalhar — diz ele, que também reivindica mais segurança.

Apesar das reclamações, o comando do 31º BPM (Recreio) informou que só realiza o policiamento nas areias quando é acionado para alguma ocorrência. Já a Guarda Municipal afirmou que atua na região com patrulhamento regular, e acrescentou que flagrantes de casos de assédio, atentado ao pudor ou pequenos delitos são encaminhados para a polícia.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/naturistas-promovem-surfe-pelado-criticam-policiamento-em-abrico-18114464#ixzz3sS5Kb3y8

Leia também Código de Ética na praia do Abricó

(enviado em 23/11/15 por Claudio Haliuc)


Vizinhos e Pelados: nudismo natural na TV

O canal pago TLC está exibindo em sua programação um reality show chamado "Buying Naked", que, no Brasil, foi traduzido para "Vizinhos e Pelados". É a saga de uma corretora de imóveis e sua equipe tentando negociar imóveis para seus clientes nudistas em comunidades nudistas da Flórida. O programa mostra as visitas que possíveis clientes fazem às propriedades que estão à venda e todos estão nus, menos os corretores.

Algumas das "regras nudistas" divulgadas não correspondem às regras conhecidas do Naturismo, como a de cima "Nudistas cumprimenta-se com aperto de mãos. Abraço não é recomendado"

O programa é o único da tv atual que apresenta a nudez bem próxima à filosofia naturista, ou seja, natural, social e sem conotação sexual, embora sempre há as piadinhas que são até divertidas e soam naturais também. Se desconsiderarmos algumas das "regras nudistas" apresentadas, que não se sabe de onde saíram, o programa poderia ser considerado naturista. Ah, é necessário desconsiderar também a censura da nudez, às vezes criativa.

Mas o mais importante é descobrir que há varias comunidades nudistas na Flórida. Que inveja.

O programa vai ao ar às terças-feiras à noite e repete em vários horários durante a semana.

(enviado em 9/10/15 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.