') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°180 - Novembro de 2015 - Ano XVI

Anuncie aqui

Conselho de Ética vai analisar caso de vídeo distribuído sem autorização

 

Já está no Conselho de Ética da FBrN a queixa contra a filmagem e distribuição de um vídeo, não autorizado, que flagra naturistas dançando em uma festa realizada num conhecido local privado. As tomadas são feitas de maneira obscena porque destacam os seios e os sexos das focalizadas, além de, numa situação fora de contexto, gravar uma possível cena de "roça-roça" entre um homem e uma mulher.

 

Nenhuma das focalizadas teria autorizado a gravação, o que, por si só, quebraria uma das regras do Código de Ética Naturista, mesmo que fosse apenas para ficar guardado com a pessoa que filmou. No entanto o vídeo acabou sendo distribuído a terceiros e ele acabou sendo postado em um site pornográfico, com comentários sexuais. O que quebraria outra regra do Código de Ética, a de manchar ou prejudicar a imagem pública do Naturismo, constrangendo todos os focalizados.

 

Ainda não há prazo para uma decisão.

 

(enviado em 8/11/15 por FBrN)


GoiasNAT desfiliado da FBrN

 

Por motivo de sua própria reestruturação a Associação Goiana de Naturismo, a GoiasNAT, foi desfiliada da Federação Brasileira de Naturismo, no dia 5 de novembro.

 

A presidente do GoiasSNAT fez um pedido de licença da FBrN, mas como o estatuto não prevê tal situação, o Conselho Maior decidiu por sua desfiliação e estará aberto ao seu pedido de refiliação quando todas as dificuldades internas forem resolvidas. Desta forma a instituição ficará livre de manter os compromissos financeiros com a FBrN.

 

(enviado em 5/11/15 por Evandro Telles)


ATA DA SÍNTESE DA PLENÁRIA E DO TRABALHO FINAL DO IV ENNN

Conde-PB

Iniciou-se às 14.00 em 05 de setembro de 2015 no Território Macuxi, distrito de Jacumã na Paraíba, a abertura do IV ENNN (Encontro Norte e Nordeste de Naturismo) com as presenças das representações do Norte e Nordeste, além de representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Brasília. Após a formação da mesa composta por Antônio Tannus e Maria Luzia (Conselho de Ética da FBrN), Pedro Ribeiro (Vice Presidente da FBrN), Alex Sandro de Souza (presidente da SONATA), Carlos Santiago (Movimento NU), Julindio e Eliane (Territorio Macuxi), Leonardo Spinola (Secretário Geral da FBrN), Alexandre Cunha (Secretário de Turismo e Meio Ambiente do município de Conde) e Waldo Andrade (Conselheiro Maior FBrN para a Região Nordeste).

Como primeiro ato do evento, foi aceso o candeeiro (símbolo do ENNN), pelo casal Julindio e Eliane Macuxi, responsáveis pelo Território Macuxi, espaço do evento. Logo após, foi desfeita a mesa e ausentou-se o Sr. Secretario de Turismo e Meio ambiente.

Em seguida, Waldo Andrade, representante da Bahia, pediu que todos formassem equipes e debatessem o tema do encontro: “ECOTURISMO E ESPORTE NO NATURISMO”. Em seguida foram apresentadas pelas 6 equipes após amplo debates, as seguintes propostas para as áreas naturistas: 1.) Regras mais flexíveis para facilitar o acesso de jovens e idosos; 2.) Oportunidades para iniciantes no esporte em áreas naturistas; 3.) Buscar parcerias para construir Infraestrutura para o turismo, como foco inicial para o ecoturismo; 4.) Mais organização dos grupos naturistas; 5.) Cumprimento da burocracia básica para estas formalidades; 6.) Legalização e compromisso nas atividades recreativas como: trilhas, caminhadas temáticas, dinâmicas esportivas, etc.; 7.) Práticas da cultura indígenas; 8.) Presença das famílias nas atividades, ensinando-as amar a natureza; 9.) Promover campeonato de esporte como surf, natação, voleibol, ciclismo, etc.; 10.) Incluir as comunidades do entorno às áreas nas atividades; 11.) Promover educação ambiental através da coleta seletiva de lixo; reaproveitamento do lixo para artesanato, etc; 12.) promover fórum de ecoturismo; 13,) divulgar práticas saudáveis do naturismo nos esportes e no turismo; 14.) Ir onde estão os jovens e incentivá-los a frequentarem as áreas naturistas; 15.) usar o esporte como elo para favorecer o contato com os Jovens.

No encerramento no dia 07 de setembro, Pedro Ribeiro (vice-presidente da FBrN) propôs e foi aceito por todos, que as entidades filiadas participassem das reuniões virtuais para debaterem os temas pertinentes ao naturismo.

Maria Luzia (Conselho de Ética da FBrN) informou que no dia anterior, o Conselho de Ética presente ao evento com Luiz Hack, Antonio Tannus e ela própria, se reuniu na praia de Tambaba e decidiu que a Tambaba Nua continuaria filiada mediante pagamento de sua dívida com a FBrN, após discutirem, todos os participantes concluíram que a decisão final caberia ao Conselho Maior da FBrN.

Em seguida foi anunciada a data e local do V ENNN para os dias 08 ,09, 10 de outubro de 2016, no Ecoparque da Mata (BA) e recebimento do candeeiro símbolo, por representantes da Bahia. Waldo Andrade deu por encerrados os trabalhos e agradeceu a todos pelas participações e convidou-os para a Praia de Tambaba, onde haveria a solenidade de encerramento do Tambaba Open Surf.

Eu, Rose,(SONATA-PB) secretariei esta, que foi encerrada às 11:00 h com a lista de presença em anexo.

Conde, Paraíba, 07 de setembro de 2015

(enviado em 21/10/15 por Waldo Andrade)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.