') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°177 - Agosto de 2015 - Ano XVI

Anuncie aqui

Festa Country – Um dia na fazenda

Dias 25 e 26 de julho de 2015

por Eduardo Rosseto, integrante do SPNat

Em pleno inverno brasileiro, com as agências de controle climático informando que teríamos um final de semana frio e chuvoso, foi realizado pelo SPNat – Naturistas da Grande São Paulo, na cidade de Atibaia uma festa repleta de gente do bem.

A família SPNat vem crescendo a cada evento, temos membros de 1 a 80 anos
(ou mais!). Pessoas essas que passaram um final de semana muito animado com brincadeiras de pescaria com brindes para as crianças, jogo de vôlei para os adultos, piscina, cachoeira, churrasco na hora do almoço e muito bate papo, com pessoas de vários lugares do Brasil.

Nesta festa tivemos amigos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Do Sul vieram Carina Moreschi e Marcelo Pacheco do Brasil Naturista em sua viagem “BN na Estrada de Motor Home”. Temos também em nosso grupo pessoas de várias cidades do estado de São Paulo, como Campinas, Itanhaém, Paraibuna, Santos, Osasco, Guarulhos e outras.

Mais de 70 pessoas no sábado e também no domingo. Muitas barracas montadas num amplo espaço gramado e nivelado, numa área com muitas árvores, flores, pássaros e tudo que a natureza pode oferecer e perto de São Paulo.

 

 

 

 

A tecnologia chegou ao naturismo: as fotos aéreas foram registradas por um drone.

 

(enviado em 14/08/15 por Fernando Machado)


Naturismo na faculdade

No curso de Ética e Deontologia, que Arthur Lacerda, articulista do jornal OLHO NU, professa na Faculdade Internacional de Curitiba, expõe os sistemas éticos de Sócrates, Platão, Aristóteles, dos romanos, dos estóicos, do utilitarismo, do Positivismo e do Naturismo. No que pertence ao último, o professor Arthur expõe a naturalidade da nudez, a dissociação entre sexualidade e nudez, a história da nudez desde os gregos, a nudez como liberdade e direito humano, a sanidade da nudez.

"Os alunos ouvem-me com a sua costumeira atenção". Garante o professor.

(enviado em 6/08/15 por Arthur de Lacerda)


Vem aí o Tambaba Open de Surfe Naturista edição 2015

Foi apresentado no I Fórum Local de Turismo Naturista, na manhã do dia 29/07, na Pousada Enseada do Sol, em Carapibus – Conde/PB, o “Projeto Surf NU:8ª Edição do Tambaba Open de Surf Naturista”, campeonato que é tradicionalmente realizado no mês de setembro na praia de Tambaba.

Os surfistas, naturistas, autoridades governamentais, representações da sociedade civil e do segmento turístico local prestigiaram o lançamento do campeonato que este ano valerá 200 pontos para o Circuito Paraibano de Surf, estabelecido pela Federação Paraibana de Surf.

Na oportunidade foram apresentados algumas liderança e surfistas da recém-criada ASCC - Associação de Surf Costa de Conde, com destaque para Reginaldo Filho, surfista, campeão local do Tambaba Open de 2014 e que recentemente sagrou-se campeão infantil de um dos maiores campeonatos de surf do nordeste, o Rota do Mar, competição realizada na praia de Maracaípe/PE.

O Tambaba Open correrá de 05 a 07 de setembro e fará parte da programação paralela do IV Encontro Norte-Nordeste de Naturismo.

Na competição serão disputadas 03 (três) categorias: Local, Open e a Expression Session, A categoria Local e a Open primeira colocação receberá prancha, troféu e brindes, enquanto que as demais serão premiadas com troféus e brindes. Já a Expression Session, apenas a manobra de maior grau de dificuldade será premiada com troféu e brindes.

As inscrições ocorrerão até meia hora antes do início das competições junto à secretaria do campeonato, na praia de Tambaba e será cobrada uma taxa de R$30,00 (trinta reais) por categoria, exceto a Expression Sesssion, cuja gratuidade está associada à inscrição em uma das categorias: Local ou Open.

Para melhores informações, contactar a comissão organizadora através do Tel. (83) 98874-9365 ou pelo E-mail: movimento.nu@gmail.com .
NU – Naturistas Unidos

(enviado em 3/08/15 por Naturistas Unidos)


Autoridades do Rio de Janeiro recebem naturistas para ouvir reivindicações

Participaram da reunião Cláudio Gómez coordenador da CET Rio, Leonardo Valentim, presidente ANAbricó, subprefeito da Barra da Tijuca, Alexandre Vieira, Cláudio Haliuc, relações públicas da ANAbricó e Pedro Ribeiro, Vice Presidente da FBrN

Nesta manhã de terça-feira, 28 de julho, o subprefeito da Barra da Tijuca no município do Rio de Janeiro, o sr. Alexandre Vieira, convocou a diretoria da Associação Naturista de Abricó para uma reunião urgente para ouvir as reivindicações do grupo.

Leonardo Valentim, presidente da ANAbricó, Pedro Ribeiro, secretário da associação e vice-presidente da FBrN e Claudio Haliuc, Relações públicas pediram o apoio da Prefeitura para disponibilizar agentes da Guarda Municipal para fazer o patrulhamento na praia de maneira fixa e diária, como prevê a Lei municipal 5807/2014, além de pedir também a colocação de placas indicativas da direção da Praia do Abricó nas ruas das proximidades.

Após uma hora e meia de intensa conversa foi prometida uma nova reunião com com a presença dos comandantes da Polícia Militar da área e da Guarda Municipal para que sejam esclarecidos todos os pontos. Foi pedido à associação que ministre um curso sobre naturismo e de como deve ser a postura desses agentes na praia quando estiverem em serviço no local.

O presidente Valentim considerou muito positiva a acolhida neste momento e está esperançoso que a antiga reivindicação da associação seja finalmente atendida.

(enviado em 28/07/15 por Leonardo Valentim


Fórum local de Turismo Naturista

 

Além de Alex Souza, da Sonata (á esquerda) e Renta Freire, presidente da FBrN (de vermelho ) outros naturistas do Movimento Nu e da SONATA participaram do fórum

Durante dois dias, 27 e 28 de julho, naturistas e convidados se reuniram na Pousada Enseada do Sol, na praia de Carapibus, no município do Conde, na Paraíba para o Fórum Local de Naturismo Naturista. Promovido pela SONATA - Sociedade Naturista de Tambaba com apoio da prefeitura do município e do governo do estado e diversas instituições públicas e privadas, o Fórum tem objetivos de discutir e apresentar estratégias para aperfeiçoamento do turismo naturista em Tambaba com estratégia para o desenvolvimento local, valorizar a praia como produto ecoturístico naturista e que essa valorização desperte o interesse de investimentos de iniciativas do setor privado no naturismo e na praia.

A presidente Renata Freire, representou oficialmente a Federação Brasileira de Naturismo participando dos debates juntamente com Alex Sandro de Sousa, presidente a SONATA, Ivan Burity, Secretário Executivo de Turismo do Estado da Paraíba, Alexandre, Secretário de Turismo do Município do Conde, Prof. André Piva, coordenador da pós-graduação de turismo da UFPB e José Nilton, fundador da área naturista de Tambaba, que ao final elaboraram a Carta de Tambaba com as diretrizes para o fortalecimento do Naturismo em Tambaba.

(enviado em 28/07/15 por Alex de Sousa)


Naturista lança livro em Manaus

 

Jorge Bandeira, membro do Conselho Maior da FBrN, professor e escritor, lançou mais uma obra de sua autoria em noite de autógrafos: "Alice Cordel", em homenagem ao aniversário de 150 anos de lançamento do livro Lewis Carrol "Alice no País das Maravilhas"

 

O evento ocorreu no dia 31 de julho, sexta-feira, às 20 h, na livraria O Alienígena - Um acervo do Outro Mundo. Rua Lima Bacury, Nº 64-C, Centro, 69000 Manaus, Amazonas, para onde poderão ser enviados os pedidos de compra.

 

 

(enviado em 25/07/15 via facebook)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.