') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°176 - Julho de 2015 - Ano XV

Anuncie aqui

VII EDN - Sucesso total

por Pedro Ribeiro*

img:Pedro Ribeiro

Foi de somente um pouco mais que 48 horas a duração total do Sétimo Encontro de Dirigentes Naturistas, realizado entre os dias 17 e 19 de julho no sítio Bacabas, a uma hora e meia de carro de Belém, no município de Santa Isabel, no estado do Pará, mas suficiente para atingir todos os objetivos previstos e várias consequências desejadas: a confraternização total dos grupos naturistas do Brasil inteiro.

 

img:Pedro Ribeiro

A propriedade possui uma pequena pousada, um quarto coletivo tipo albergue e diversos espaços para colocar redes

A SONAPA, Sociedade Naturista Paraense, a associação naturista anfitriã, se esmerou para conseguir que tudo se realizasse perfeitamente, sem qualquer tipo de constrangimento, bem no espírito real do Naturismo, mesmo com todas as dificuldades inesperadas que antecederam a realização, brilhantemente superadas pelo combativo grupo paraense.

 

img:Pedro Ribeiro

Na quinta-feira à noite já havia os pioneiros no sítio Bacabas, jantando juntos.

Vinte pessoas participaram de todo o evento, pouco em relação a edições anteriores, mas parecia mais de cem graças à participação efetiva de todos os presentes em todas atividades propostas.

 

Desde quinta-feira, 16 de julho, foram chegando pouco a pouco os participantes, oriundos de diversas partes do país. Os primeiríssimos a chegar foram o presidente do SPNAT (SP), Luiz Fernando Machado, acompanhado de outro integrante do mesmo grupo, Samuel de Oliveira, desde a tarde já desfrutavam no sítio Bacabas da companhia amiga de Cilene e Gustavo Negreiros, integrantes da SONAPA. À noite ainda chegaram Pedro Ribeiro, vice-presidente da FBrN, Rogério Silva, representante da ANAbricó (RJ) e Aurinex Guedes, o Bob, que está tentando desenvolver um grupo naturista no seu estado do Amapá.

 

img:Pedro Ribeiro

Renata Freire, presidente da FBrN, dirigiu os trabalhos oficiais do VII EDN

Na madrugada chegou Samuel da Cunha, membro do Ecoparque da Mata, na Bahia, mas com viés de organizar um grupo em Natal, no Rio Grande do Norte. Durante a sexta-feira chegaram Samir Said, da ABANat (BA), Renata Freire, presidente da FBrN, Paulo Corrêa, do NIP (SP), AlexSandro de Souza, da SONATA (PB), Marcos Pereira, antigo membro do extinto Grunapa (PA), grupo precursor da atual SONAPA, e um convidado Sthone Arruda, que se filiou ao grupo da SONAPA, durante o evento.

 

À noite da sexta e durante o sábado, chegaram outros integrantes da SONAPA: Humberto da Silva, Sandro Lopes, Paulo Silva, Júlio de Paula, Anna Marinho e Dinair Ramos.

 

img:Pedro Ribeiro

Na abertura, ainda nem todos os inscritos estavam presentes

A abertura oficial do evento ocorreu na sexta-feira, 17, às 18 horas, com discurso de apresentação e boas vindas do presidente interino da SONAPA, Gustavo Negreiros e da Presidente e do vice-presidente da FBrN, Renata Freire e Pedro Ribeiro. Logo após começou um dinâmica de apresentação individual de cada participante, contando sua relação com o Naturismo e suas expectativas com a filosofia. Foi primeiro evento oficial da nova gestão da FBrN, eleita no final de janeiro deste ano.

 

O EDN tem como um dos objetivos servir como fórum de debates de ideias que visem compreender melhor o Naturismo e que façam surgir caminhos para seu aprimoramento. Então nas próximas reuniões serão debatidos temas do dia a dia da vivência das entidades naturistas.

 

img:Pedro Ribeiro

O ofurô foi uma das atrações mais concorridas nos momentos de descontração

Após o primeiro encontro o jantar, à base de caldos, foi servido e a noite ficou livre para uso da sauna e do ofurô, atrações extras do local, além da recepção de mais três naturistas que chegaram nas últimas horas da noite de sexta-feira.

 

Como acontece em todos eventos naturistas a confraternização é o principal objetivo, que normalmente já é alcançado nas primeiras horas de sua realização. Com o Sétimo Encontro de Dirigentes Naturistas não foi diferente. Todos os dias serviram também para reencontros de velhos amigos, muito bate papo e a confirmação da alegria de ser naturista. Conhecer a grande propriedade sede do evento foi um dever para todos. Uma grande área de 32 hectares com poucas construções, todas integradas à natureza exuberante da Selva Amazônica, que compõe mais de 50% da propriedade, que é sede social da SONAPA, Sociedade Naturista Paraense, entidade anfitriã.

 

img:Pedro Ribeiro

As refeições eram sempre um momento social importante: os cafés da manhã eram fartos de sucos típicos da região.

A primeira reunião do segundo dia do VII Encontro de Dirigentes Naturistas, ocorrida logo pela manhã, foi um fórum de debates sobre temas sugeridos pela presidência da FBrN que compõem o dia a dia das associações brasileiras. Temas "espinhosos" foram discutidos pelos presentes de maneira ponderada e franca, tais como "sexo em áreas naturistas, entre quatro paredes não tem problema?"; "ações para atrair novos naturistas" e o novo cartão de plástico distribuído pelo portal Brasil Naturista. As sugestões foram anotadas e serão debatidas em novas oportunidades. A próxima reunião desse tipo está marcada para domingo a partir das 10 horas da manhã.

 

img:Rogério Silva

As reuniões foram debates sobre temas do dia a dia do naturismo brasileiro

A Federação informou que está começando a tomar ações para ter uma forma de sustentação financeira, tal como vender produtos do tipo "souvenires" com logos da FBrN e da INF, mostrando algumas camisetas e bonés como exemplos. Os produtos serão disponibilizados na Internet para a venda e também levados para encontros oficiais e de entidades que quiserem cooperar. Informou também sobre a criação de uma "TV Naturista", ainda embrionária, com objetivo de divulgar de forma sistemática as atividades da FBrN e de suas filiadas. Lembrou que a Rádio BioNAT, iniciativa de Rodrigues, está funcionando e esperando colaboração dos naturistas.

 

O início da tarde foi coroado com o almoço com comidas típicas da região, a caldeirada de peixe ensopado com pirão e tapioca, arroz com jambu, maniçoba e farinha de mandioca, pratos que renderam efusivos elogios à cozinheira Enizete, a Eni, e à ajudante Lica. Tudo acompanhado com saborosos sucos de frutas típicas da região: cupuaçu e manga, além da conhecida laranja.

 

img: Samuel de Oliveira

O professor Gustavo Negreiros proferiu palestra proveitosa sobre sustentabilidade da mata in loco.

Após o deleite gastronômico o compromisso foi com a palestra sobre "Sustentabilidade e Naturismo", proferida pelo professor Gustavo Negreiros que levou todos para passear pelas aleias frutíferas da propriedade, onde puderam compreender o significado da expressão sustentabilidade na natureza, com as relações entre as existências de árvores frutíferas, os animais e condições metereológicas. Mostrou como a Castanha do Pará, entre outras, é totalmente dependente desta interrelação. Mostrou também como é feita a coleta do açaí e da bacaba e como é feito o preparo do primeiro para o consumo. Em debate incentivou os participantes a relacionarem o Naturismo com sustentabilidade e a pensarem ações de comprometimento com essa premissa, como "trabalho de casa", cujos resultados serão discutidos na primeira reunião de domingo pela manhã.

 

imgs:Pedro Ribeiro

Fez parte da palestra a demonstração de como se faz a coleta do açaí e da bacaba e seu preparo para consumo através de uma máquina que tira suas polpas e extrai seu suco.

 

img:Pedro Ribeiro

O tacacá foi mais um dos pratos típicos servidos.

Após uma breve interrupção para aproveitar o ofurô e a piscina ao cair da tarde, o jantar foi servido com mais pratos típicos: o tacacá e o caldo de peixe.

 

A noite foi encerrada com mais um bom bate-papo em torno da piscina, na sauna e no ofurô. Degustação de vinho e bebidas típicas da região, além, é claro, da indefectível cerveja e da música para animar ainda mais o ambiente fizeram parte da reunião social.

 

O último dia, domingo dia 19, amanhecido um pouco frio para padrões locais, provocou o despertar um pouco preguiçoso da grande maioria, muitos ainda sentindo os efeitos da noite social anterior, que foi até cerca das 2 horas da manhã.

 

 

img:Pedro Ribeiro

A segunda rodada de debates ocorreu no domingo de manhã

Após o café da manhã, houve alteração de programação e começou direto pela segunda reunião dos dirigentes com debates sobre mais temas polêmicos do Naturismo brasileiro: "o que fazer para aumentar o número de associados"; "a importância do selo da INF"; "instituições naturistas exclusivamente comerciais devem emitir selos?"; "impedimento de homens desacompanhados de mulheres entrarem em áreas naturistas, mesmo tendo o Cartão INF"; "nudez obrigatória nas áreas naturistas privadas e públicas".

img:Pedro Ribeiro

Entre o encerramento dos debates e a foto oficial, tempo para a piscina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

img: pessoa convidada

A "foto oficial" não podia faltar

Ao meio dia foram encerrados os debates e anotadas sugestões, então Samir Said, da EcoVila da Mata, convocou os presentes para uma breve dinâmica de encerramento com viés espiritual e energético, numa grande roda de amizade. Em seguida a infalível foto oficial do evento, cuja realização demanda sempre mais tempo do que o previsto, graças aos anseios de todos de levarem uma boa lembrança do momento único.

 

img:Pedro Ribeiro

Anna Augusta recebeu pela SONAPA o certificado de área naturista 2015

Finalmente, Renata Freire, convoca todos para o encerramento oficial, entregando os certificados 2015 emitidos pela FBrN aos dirigentes e representantes de áreas naturistas em dia com suas obrigações federativas. Nomeou Alex de Souza, Coordenador de Relações Institucionais e leu a Resolução que extingue alguns cargos de diretoria, transformando a maioria em coordenadorias. Após os agradecimentos encerrou o VII EDN.

 

img:Pedro Ribeiro

O último almoço do evento foi caprichado como todos os demais

Mas ainda havia o último almoço e as despedidas dos velhos e novos amigos, confirmando a vocação intrínseca do Naturismo para a confraternização ampla e fraternal. Aos poucos foram deixando o sítio Bacabas, com a certeza que de todas as dificuldades para realizar o evento e para se chegar até ele foram plenamente superadas positivamente. Quem não veio, perdeu. Até o próximo.

 

*editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

(enviado em 20/07/15 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.