') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°175 - Junho de 2015 - Ano XV

Anuncie aqui

Modelos posam nus em protesto contra fechamento de espaços culturais de Brasília

 

Principais pontos para atividades, como o Teatro Nacional, estão fechados

 

Ao se deparar com o Teatro Nacional abandonado, Sérgio Costa Vincent, fotógrafo morador de Brasília, resolveu, com o nu artístico, protestar pelo descaso com muitos centros culturais no Distrito Federal.

 

Intitulado Abandonados, o projeto será exposto em agosto, mês da fotografia, na Asa Norte. Sérgio trabalha com a nudez em forma de arte há 10 anos. Ele conta que notou o Teatro Nacional abandonado e resolveu juntar seu trabalho com um protesto.

 

Em entrevista ao R7 DF, o profissional contou que dava uma aula particular a alunos quando notou o local abandonado, e vários usuários de drogas na região. Decidiu intervir a favor da cultura:

 

— O Teatro é um marco, um monumento da cidade. Fiquei indignado e juntei o meu trabalho com uma forma de protesto. Resolvi jogar uma gota d’água nesse incêndio.

 

Segundo o fotógrafo, os modelos que estão nas fotos são amigos e pessoas que acompanham o trabalho de Vincent nas redes sociais.

 

— Alguns são ligados à arte. Atores de teatro, cantores. Mas também tem jornalistas, engenheiros.

 

A produção das fotos buscou horários de menor movimento, segundo Sérgio. O que também mostrou ângulos novos de alguns centros culturais, já que ele quis resguardar os modelos.

 

Sérgio ressaltou que o nu artístico, usado em forma de protesto não é crime. Mas ainda assim, preferiu tomar cuidados especiais:

 

— Algumas fotos fiz em um domingo pela manhã, já que o movimento é menor.

 

Em março deste ano, o R7 DF mostrou o problema dos espaços culturais da capital fechados para reforma ou pelo simples abandono do poder público. No total são cinco espaços inativos, todos pertencem ao GDF (Governo do Distrito Federal): Teatro Nacional, Centro Cultural Renato Russo, MAB (Museu de Arte de Brasília), Centro de Dança, Concha Acústica.

 

Todos eles foram fechados para reforma, mas os cronogramas estão atrasados e ainda não há previsão de reabertura de nenhum deles. Leia a matéria completa.

 

Fotos: Sergio Vincent/Divulgação

 

Fonte: http://noticias.r7.com

 

 

 

(enviado em 31/05/15 por Richard Pedicini)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.