') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°172 - Março de 2015 - Ano XV

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 28 de fevereiro de 2015

Manifestação na praia do Abricó pede cumprimento da lei recentemente aprovada

Naturistas levaram cartazes e recolheram lixo no lado têxtil da praia 

por Pedro Ribeiro*

Imagens D. Nazário e Elisângela Souza

Nove naturistas da Associação naturista do Abricó fizeram uma "manifestação ambiental" no lado não naturista da praia do Abricó, no último dia 21 de fevereiro, data escolhida por ser o Dia Nacional do Naturismo e a data de nascimento de Luz del Fuego.

O objetivo do movimento foi o de chamar atenção dos frequentadores de toda a extensão da praia do Abricó e das autoridades municipais para o fato de que até agora as determinações da Lei 5807 não foram cumpridas: a presença da segurança oficial e a colocação das placas de sinalização que identificam a praia como área naturista.

O grupo, vestido, se movimentou a partir da área naturista tradicional carregando os cartazes, sacos de lixo, panfletos que seriam distribuídos e a bandeira da associação rumo ao limite direito da praia do Abricó, na margem do rio que secou já há alguns anos. O trajeto despertou muita curiosidade dos frequentadores da área têxtil. A estratégia foi parar no centro de pequenos grupos, explicar em voz alta os motivos da manifestação, distribuir os panfletos, mostrar os limites da praia do Abricó, convidar os outros usuários a terem mais cuidado com o lixo produzido e convocá-los para recolhê-lo. A cada 50 metros a ação era repetida para novos pequenos grupos até alcançar novamente a área naturista, encerrando o movimento.

Segundo os manifestantes foi muito interessante esta interação com os não naturistas da parte têxtil, que se mostraram curiosos e fizeram muitas perguntas. Somente no final da ação é que os manifestantes receberam críticas de usuários contrários à praia de nudismo. Consideraram o resultado muito positivo e acreditam que ações parecidas deveriam ser repetidas pelo menos uma vez por mês, o que poderia ajudar, inclusive, na aceitação do Naturismo por um maior número de pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Vice-presidente da FBrN

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

 

(enviado em 25/02/15 por ANAbricó)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.