') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°172 - Março de 2015 - Ano XV

Anuncie aqui

Pronunciamento do presidente João Olavo na abertura do XIV CONGRENAT

Para conhecimento e reflexão, a íntegra do pronunciamento do ex-presidente João Olavo Rosès quando da Abertura Oficial do XIV CONGRENAT, na Colina do Sol, Taquara, RS, dia 31/01/2015.

"Bom dia a todos. Os encontros naturistas se caracterizam pela naturalidade e simplicidade. Aqui, neste momento, não será diferente. Sendo a Abertura Oficial de um CONGRENAT, entretanto, possui um valor simbólico importante que devemos respeitar e aproveitar para refletir sobre a nossa caminhada na busca da consolidação do desenvolvimento do modo de vida naturista no Brasil e na América.

Antes entretanto, devemos fazer os registros das expressivas presenças neste evento. (Saudei todas as delegações presentes, os presidentes de organizações naturistas filiadas e os naturistas em geral, por sua origem regional e estadual).

A seguir saudei, especificamente, os componentes da mesa diretora dos trabalhos e autoridades presentes.

Vivemos nesta quadra um momento muito especial, pois comemoramos os 70 anos do naturismo no Brasil, 50 anos do surgimento de Luz Del Fuego e 30 anos do início do naturismo organizado no Brasil. E o melhor, estamos aqui reunidos com uma expressiva presença do naturismo, desde o Oiapoque ao Chuí e do Seixas ao Planalto Central.

A Federação Brasileira de Naturismo - FBrN fez 27 anos no dia 15 passado. Contamos hoje com a presença de seu fundador e presidente por quase uma década, Celso Luis Rossi, num encontro especial entre criador e criatura. Solicito uma salva de palmas para ambos.

Podemos afirmar ao seu fundador que a FBrN ainda é movida pelos mesmos ideais, que estimulam e motivam nossa caminhada de consolidação no naturismo brasileiro. Mas continuamos lutando por uma FBrN cada vez mais forte, atuante e compatível com as exigências do mundo atual.

Pelos menos, desde 2009, batalhamos para livrá-la do "mecenato". Estamos chegando lá. Provavelmente a próxima gestão consolidará o tão desejado equilíbrio financeiro, entre receitas e despesas. Mas a FBrN terá o tamanho e a importância que os naturistas desejarem que ela tenha.

A FBrN está convencida que o modo de vida naturista poderá ser uma das utopias neste Século 21, que vivenciará o ocaso do capitalismo selvagem que conhecemos atualmente.

De forma viva e transformadora dará um sentido ético ao desenvolvimento atual das pessoas e das organizações. Para tanto, precisamos ler, estudar e praticar, assumindo o naturismo com orgulho e de forma pública.

O mundo capitalista contemporâneo se expressa de duas formas principais: "egocentrismo" e "consumismo exacerbado".

Ora, o modo de vida naturista tem os antídotos para esses dois males.

Vejamos.

1 - Exige dos naturistas uma postura solidária, colaborativa, cooperativa, estimula o coletivo e a ajuda mútua.

2 - Ensina a viver de maneira simples, natural e amorosa.

Além disso, não podemos esquecer do nosso objetivo principal: "viver em harmonia com a Natureza". Está na nossa definição oficial. É o tema mais atual e que preocupa os dirigentes de todas as nações do mundo. Mas, infelizmente, não é a preocupação num bom número de locais naturistas.

"Tomamos a Terra emprestada dos nossos filhos e netos." Que bela e simples definição de sustentabilidade. Quebramos cabeças nas universidades buscando uma definição quando os indígenas já conheciam, definiam e praticavam a sustentabilidade.

O Naturismo defende um desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma harmônica e justa.

Não podemos, portanto, abdicar de nossa essencial condição política.

Agradeço a São Paulo a oportunidade que tive - quando lá morei por mais de 20 anos - de conhecer, ainda jovem, a obra do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht. Ele mudou a função e o sentido do teatro, transformando-o em arma de conscientização e politização. Ele afirmou, ao final da década de 40, "que o pior analfabeto não é o funcional, que faz mal a si próprio, mas o analfabeto político que faz mal à toda a sociedade."

Desde a publicação de "O Príncipe", no anos de 1.208, não mudou a definição de política "como a arte de produzir o bem comum". Os objetivos continuam os mesmos. O que nós abominamos é a politicagem, a corrupção e outros que tais.

Se não gostamos do que fazem os políticos porque não os substituímos ou participemos de forma diferente? Afinal, como disse Gandhi: "seja você a mudança que deseja ver no mundo."

Na década de 60, a que ainda não terminou, lutamos para mudar o mundo. Passados 50 anos ainda continuamos lutando. E o naturismo é a mais poderosa ferramenta atual de transformação.

A FBrN continua acreditando que o modo de vida naturista poder ser a grande utopia transformadora deste século. Mas temos um problema, pois toda a transformação na história da humanidade foi motivada por ações políticas. E a alienação política do naturismo brasileiro em geral e de boa parte de seus dirigentes em particular, impedem que isso aconteça no curto prazo.

Em razão disso, desde que iniciamos, em 2009, o atual movimento político que dirige a FBrN, trabalha arduamente para conscientizar os naturistas para a importância de sua participação comprometida nas organizações em que são filiados; a plena, orgulhosa e pública assunção da condição de naturista; participação nos processos de organização do Capital Social local e regional na busca do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região onde interagem; e a modernização dos processos de gestão das organizações naturistas, a maioria das quais, atualmente, voltadas apenas para o lúdico.

É também fundamental, a inserção social, entre nós mesmos e com o entorno local e regional.

Outro aspecto essencial é a nossa atuação, de forma permanente e pública, como naturistas (estando pelados ou não), tendo orgulho de praticar ações naturistas.

Com isso, convenceremos a sociedade têxtil com exemplos, ações e comportamento naturista, e não só pela palavra e/ou nudez social.

Finalizo fazendo os indispensáveis agradecimentos.

À toda a atual Diretoria da FBrN, na pessoa do seu vice presidente José Antônio Ribeiro Tannús, exemplo de inexcedível voluntariado, qualificada participação e lealdade ideológica e programática.

Aos integrantes do Conselho Maior, por seu apoio e inestimável auxílio nas questões mais delicadas e complexas na gestão da FBrN, na pessoa de sua presidente Renata Barreto Freire.

Aos conselheiros de Ética Luiz Carlos Hack e Pedro Ribeiro, aqui presentes, pela forma competente e profissional que conduziram, juntamente com o conselheiro Jaime Cabral Vieira, os processos disciplinares desse período.

Aos meus médicos, que conseguiram manter-me atuante, mesmo quando me excedi nas atividades laborais de gestão da FBrN.

Agradeço à minha família, pela compreensão do meu quase permanente afastamento, em função das viagens e dos intensos compromissos oficiais da FBrN.

Dito isso, dou por aberto o XIV CONGRENAT."

Do amigo de sempre

João Olavo Rosés

Past presidente da FBrN

 

(enviado em 10/03/15 por João Olavo Rosès)

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 28 de fevereiro de 2015

Está no ar a primeira rádio naturista do Brasil

Está no ar, ainda em caráter experimental, a primeira emissora de rádio brasileira que tem o objetivo de divulgar o naturismo. Por iniciativa do diretor de comunicação da FBrN, Rodrigues de Andrade, que fez todo o projeto e o está levando adiante, a rádio pode ser acessada exclusivamente pela Internet.

Rodrigues convida todos os dirigentes das áreas naturistas brasileiras para divulgarem seus trabalhos na emissora, que tem uma programação musical diversificada entremeada com as informações sobre naturismo. Em breve ele espera que haja programas específicos produzidos pelas próprias áreas naturistas, que poderão ser veiculados semanalmente ou diariamente.

Para ouvir a programação clique em http://streaming03.hstbr.net/player/radiobionat/social  onde há disponível aplicativo para telefones celulares. Para falar com o diretor da emissora, Rodrigues Andrade, envie e-mail para comunicar@fbrn.org.br

A Radio Bio Nat surgiu da necessidade de buscar soluções para o entendimento do estilo de vida naturista e divulgar as diversas formas de interação com a natureza, o respeito pelo ser humano, pelos animais, e toda forma de vida no intuito de preservar a biodiversidade tão essencial para a continuidade da vida na terra.

A origem

Em janeiro de 2015, no maior centro naturista das Américas, Colina do Sol, em Taquara-RS, durante a realização do XIV CONGRENAT, a proposta do Conselheiro Maior Valdemir Rodrigues foi unanimemente aprovada pela Assembléia lá reunida. Dalí surgiu a RBN - Rádio Bionat, a primeira rádio naturista do mundo!

O formato

A forma de transmissão via web se deu estrategicamente, pois assim, a nossa rádio vai pela Internet para todo o Brasil e para o mundo. Quem tiver um computador conectado à Internet ou um smartphone conectado à 3G ou mais, vai participar ativamente de nossa programação.

A participação

Com a responsabilidade de incentivar e garantir o cumprimento do Código de Ética Naturista, a Rádio BioNat (www.bionat.com) reserva uma programação exclusiva aos clubes e associações naturistas, que podem divulgar suas programações por spots comerciais ou produzirem seus próprios programas diários ou semanais.

Os preços são convidativos para oportunizar a participação de todos. Interessados podem entrar em contato pelo email: contato@radiobionat.com

RBN-radiobionat.com - Viver, naturalmente!

(enviado em 16/02/15 por Rodrigues Andrade)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.