') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°171 - Fevereiro de 2015 - Ano XV

Anuncie aqui

14º Congresso Brasileiro de Naturismo: A Colina do Sol em festa

 

Alex Souza, presidente da SONATA ensaia as boas vindas aos participantes do XIV CongreNAT em frente ao Clube e Condomínio Colina do Sol

A Colina do Sol, clube e condomínio naturista em Taquara, no Rio Grande do Sul sediou nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro o décimo quarto congresso brasileiro de naturismo, evento bi-anual, promovido pela Federação Brasileira de Naturismo com objetivo de reunir os dirigentes das associações naturistas federadas para debaterem assuntos importantes para o Naturismo Brasileiro e também elegerem a nova diretoria para o biênio seguinte. Os não dirigentes e convidados, que não quiseram participar das assembleias, tiveram opções de atividades paralelas sociais e esportivas que desfrutaram das acomodações da belíssima e bem estruturada entidade sede do evento.

 

Jantar serviu para confraternização  para os naturistas do  do XIV CongreNAT

O primeiro dia do Congresso começou à tarde com o cadastramento de todos os participantes, que chegaram à Colina durante toda a sexta-feira. Em seguida os membros da diretoria (presidência, vice-presidência, Conselho maior, Conselho de ética e diretoria administrativa) foram convidados a participar da primeira reunião de trabalho do evento, onde foram colocadas as diretrizes finais para a próxima assembleia, realizada no domingo, 1 de fevereiro, logo após a eleição.

 

À noite um jantar onde foi servido no Restaurante do Lago o arroz de carreteiro, prato típico da região, serviu para a primeira grande confraternização, reunindo naturistas vindos de Norte a Sul do país, antigos e novos amigos, com muitos assuntos para serem colocados em dia. A noite foi encerrada ao som de música dançante conduzida por um DJ especialmente contratado.

A abertura oficial contou com grande audiência e foi dirigida pelos membros da FBrn e convidados

A abertura oficial do Congresso foi às 10 horas da manhã do sábado, 31 de janeiro, no salão de convivência da pousada do clube.  O presidente da FBrN João Olavo Rosés convidou integrantes da diretoria para tomarem lugar à mesa, os quais fizeram seus discursos de boas vindas e agradecimentos. Logo em seguida seguiu-se uma mesa redonda pra discussão do tema "o que é o naturismo?" conduzida por Waldo Andrade, do Ecoparque da Mata e Celso Rossi, da Colina do Sol, com dinâmicas de grupo e exibição de vídeos.

 

A prova de remo foi uma das competições que mobilizaram atletas e torcedores

Após o almoço começaram as competições esportivas em volta do lago, atividades que atraíram muitos torcedores e competidores em busca das medalhas. A primeira delas foi a prova de canoagem em duplas, que levou a uma acirrada disputa vencida pelo veterano Celso Rossi. Em seguida a competição de natação que consistia em atravessar o lago a nado, com quatro intrépidos disputantes. Até salvamento teve no meio do percurso, pois um dos competidores, inclusive considerado favorito, Leonardo Spinola, teve uma câimbra e teve que ser socorrido

Um dos competidores teve que ser socorrido pela equipe médica por causa de câimbras.

pela equipe médica de plantão, chefiada pelo doutor Alex Silva. A prova foi vencida por Gustavo Negreiros, da SONAPA. A terceira e última disputa foi a de revezamento de natação, cujas duplas eram formadas por uma criança e um adulto, que teriam que nadar ao trapiche do centro do lago e retornar ao ponto de partida. Após as premiações alguns atletas ainda foram pras quadras de vôlei, mas sem caráter de disputa oficial.

O revezamento na natação foi a última prova no lago.

 

Por volta das 18 horas os membros dos Conselhos da FBrN foram convocados para a última reunião oficial com a atual diretoria, já que no domingo pela manhã será eleita e empossada a nova.

 

O jantar coletivo foi cachorro quente e encerrando a noite um grupo musical cantou e tocou ao vivo músicas dançantes gaúchas, forrós e pop, animando muitíssimo o ambiente.

 

Pedro Ribeiro e Renata Freire dirigem a assembleia após a eleição

O terceiro e último dia do Congresso foi o momento de se tomarem as decisões. Representantes de vinte e uma instituições naturistas de todo o Brasil escolheram por aclamação a nova presidência da Federação Brasileira de Naturismo representada por Renata Barreto Freire, dirigente do NIP, Naturistas do Interior Paulista, em Campinas e Pedro Ribeiro, dirigente da ANAbricó, Associação Naturista de Abricó, no Rio de Janeiro.

 

Márcia Mística e Iram Lamego fizeram uma apresentação teatral

Também foram eleitos os novos membros do Conselho de Ética: José Antonio Tannús, da GoiasNAT, Maria Luzia de Almeida, do Naturismo Capixaba e Luis Carlos Haak, da PinhoNAT. João Olavo Rosès ficou como suplente.

 

Antes da reunião eleitoral dois artistas fizeram uma performance teatral com uma pantomima que descrevia a dificuldade das pessoas compartilharem objetos e emoções. Iram Lamego, do Grauna e Márcia Mística, da ANAbricó arrancaram aplausos entusiasmados da atenta plateia após a encenação.

 

A  infalível foto oficial

Logo após a eleição foi convocada a Assembleia Geral Extraordinária, já dirigida pela presidência recém-eleita e empossada, onde foram votadas importantes alterações no estatuto da federação, assunto que já havia sido discutido no último encontro oficial da federação. Após os discursos de despedida e de chegada da antiga e nova presidência foi encerrado oficialmente o XIV Congresso Brasileiro de Naturismo, mas ainda houve tempo para a foto oficial e uma sessão de dinâmica de grupo.

 

Mais uma dinâmica de grupo confirmou o elo do naturismo

Ainda ocorreu mais uma confraternização representada pelo churrasco de chão, forma de preparo típico gaúcho.

 

Texto: Pedro Ribeiro

Imagens: Pedro Ribeiro, Alex Souza e Neucedir Valério

 

(enviado em 4/02/15)

 

 

 

 

 

 

(enviado em 12/01/14 por  Colina do Sol- secretaria)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.