') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°170 - Janeiro de 2015 - Ano XV

Anuncie aqui

Chapa única garante eleição de dupla do Sudeste para dirigir a FBrN

Renata Freire é candidata à presidência da FBrN

Há poucos dias da eleição da nova diretoria da Federação Brasileira de Naturismo, no dia 1 de fevereiro, somente uma única chapa foi formada para concorrer ao cargo maior. Renata Freire, atual presidente do NIP, e Pedro Ribeiro, atual presidente da ANAbricó são os únicos concorrentes aos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, para reger a federação nos próximos dois anos. Dois dos mais importantes e experientes lutadores do naturismo brasileiro que dedicam quase que inteiramente suas vidas para a melhoria e consolidação de nosso estilo de vida.

No próximo domingo os dirigentes das áreas naturistas brasileiras ou seus representantes legais se reunirão na Colina do Sol, em Taquara, no Rio Grande do Sul, no último dia do XIV Congresso Brasileiro de Naturismo, para eleger os novos dirigentes, que incluem também os novos membros do Conselho de Ética.

Os candidatos prepararam um plano de trabalho para quando assumirem os novos cargos, com o lema “Naturismo - valorizando o ser humano".

Alex Sousa, presidente da SONATA, João Olavo, presidente da FBrN, Pedro Ribeiro, candidato a vice-presidente e Jaime,membro do Conselho de Ética

As propostas da chapa visam consolidar as conquistas obtidas pelo Naturismo brasileiro nos últimos anos e procurar novas alternativas para solucionar problemas pendentes e inadiáveis como a questão financeira da federação que possa torná-la mais atuante e capaz de gerar seus próprios recursos, melhorando a estabilidade financeira da FBrN e suas filiadas através de atividades solidárias, divulgações locais de boa qualidade, com patrocínios e outras ferramentas que promovam a expansão e qualidade dos naturistas praticantes no Brasil.

Também pretendem aproveitar com maior intensidade as qualifiquações específicas e especiais que sejam de interesse da FBrN, apresentado por naturistas filiados, abrindo canais onde estes possam mostrar propostas e disponibilizar serviços de divulgação e valorização do naturismo.

A preocupação permanente com a visibilidade e a imagem do naturismo é uma das metas da nova gestão, através da divulgação na mídia especializada e também pelos meios de comunicação sociais que abrangem as tradicionais emissoras de TV, rádio e jornais, como também as novíssimas redes virtuais. Desta forma poderemos oferecer suportes operacionais e divulgação das entidades filiadas apresentando adequadamente nossa proposta de vida na sociedade em geral, acompanhando e valorizando as atividades dos grupos, e espaços naturistas.

Da esquerda para direita: Conselheiros Maiores das Regiões Sudeste e Nordeste, Renata Freire e Waldo Andrade (ECOPARQUE DA MATA); naturista Rayssa Neves, diretor Secretário da FBrN Leonardo de Miranda, presidente João Olavo e empreendedora Marisa Fraga (ECOVILA DA MATA).

Prometem valorizar ainda mais o uso do cartão INF, universalizando sua aceitação nas áreas naturistas filiadas sem qualquer tipo de discriminação ou condição prévia, a não ser às relativas as regras para sua obtenção. Atualmente o cartão INF é o único meio de receita da federação brasileira, a meta é que todo membro de instituição filiada possua um cartão INF com o selo do ano vigente, tornando-se desta forma a identidade do naturista brasileiro.

Pretendem manter as portas da federação abertas para retorno de entidades desfiliadas para que voltem a se ajustar as normas éticas vigentes no naturismo Brasileiro, através do diálogo e ações de adequação a partir de avaliação dos Conselhos Maior e de Ética da FBrN.

Os candidatos esperam contar com o apoio de todos durante a eleição e durante todo o período de exercício do mandato.

(enviado em 25/01/15 por Jornal OLHO NU)


Ecovila da Mata Inaugura mais uma casa

Em gesto nobre que surpreendeu a todos, após discurso emocionado, Antônio Franco inaugura sua casa na Ecovila da Mata e faz doação para os amigos Reinaldo e Claudia.

A festa continuou com um delicioso jantar e quase uma centena de convidados. Gratidão a todos por mais este momento que marcou esta comunidade naturista em construção na Bahia.

(enviado em 4/01/15 por Waldo Andrade)

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 31 de dezembro de 2014

Lançada primeira candidatura para eleições da FBrN

Foi lançada oficialmente neste sábado, 20 de dezembro, a primeira candidatura para os cargos de presidente e vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, nas eleições do próximo CongreNAT, a serem realizadas no final de janeiro na Colina do Sol, no Rio Grande do Sul.

Com a presença do atual vice-presidente José Ribeiro Tannús, os associados da praia do Abricó no Rio de janeiro foram os primeiros naturistas  a conhecer os primeiros candidatos para os cargos máximos da federação: Renata Freire, atual presidenta do Conselho Maior da FBrN e presidenta do NIP e Pedro Ribeiro, membro do Conselho de Ética e presidente da Associação naturista de Abricó, respectivamente se candidataram a presidente e vice em uma única chapa.

Os associados montaram a mesa de confraternização de forma bem original: sobre uma montanha de areia

A notícia foi recebida com grande alegria e entusiasmo pelos membros da ANAbricó, que realizavam na praia confraternização de fim de ano com a brincadeira do amigo secreto. José Tannús disse que essa chapa é a que tem  total apoio da atual diretoria.

As regras para inscrições de outros possíveis candidatos para estes cargos e de membros do Conselho de Ética estão disponíveis no site de FBrN, que você pode acessar clicando aqui.

(enviado em 21/12/14 por Jornal OLHO NU)


Manifestação pela praia do Abricó é adiada mais uma vez

Arquivo JON

Parte exclusiva para frequentadores nus é o que causa polêmica atualmente na praia do Abricó

Marcada par ser realizada no sábado, 13 de dezembro, a manifestação que protestaria contra as declarações do subsecretário de Meio ambiente do município foi cancelada por decisão da assembleia dos associados da ANAbricó realizada pela manhã na praia. O subsecretário tem dito à imprensa que ninguém será mais impedido de entrar vestido na praia do Abricó, o que não é previsto na Lei recentemente sancionada pelo Prefeito Eduardo Paes.

A Assembleia decidiu não fazer a manifestação pública por que ainda acha cedo para isso. No entanto vários representantes das mídias não naturistas estavam presentes, esperando o ato e saíram frustrados. Os gerentes dos parques da Prainha e de Grumari, local onde está situada a praia do Abricó estiveram presentes no final da assembleia e concordaram que mudanças só poderiam acontecer se houvesse sido implementada a segurança pública fixa na areia da praia, como previsto na Lei.

Arquivo JON

´Na outra parte da praia também é permitida a presença de pessoas nuas

Para quem não sabe, desde que a prática do naturismo foi implementado na praia do Abricó por uma Resolução municipal de 1994, ela teve vários capítulos, dos quais a proibição por liminar judicial até setembro de 2003 e depois a separação de uma parte da praia que nos finais de semana ficou exclusivamente para usuários nus fazem parte dessa novela. E é essa exclusividade que está sendo o tom da polêmica atual. A manifestação cancelada seria realizada no outro lado da praia do Abricó, onde a Lei prevê que também é praia de nudismo, mas que ninguém nunca usou para este fim. A intenção era mostrar que pessoas vestidas incomodam numa praia onde todos estão nus, mesmo essas pessoas tendo o direito de ficarem vestidas lá, assim como pessoas nuas incomodam numa praia onde todos estão vestidos, mesmo tendo esses também o direito de fiarem nus por lá.

(enviado em 15/12/14 por Pedro Ribeiro)


Crime e Castigo

 

O fiscal Davidson observa o meliante e sua mãe limpando a pedra que pichou

Banhista usuário da praia do Abricó é flagrado pichando pedra da praia e é obrigado a limpar sua lambança.

O caso aconteceu no domingo, 7 de dezembro, e já é consequência nefasta da proibição de impedir a entrada de pessoas vestidas na parte até então naturista da praia do Abricó. O jovem mancebo da foto entrou munido de material para pichar escondido sob suas roupas e, quando foi percebido, já era tarde demais. Pichou a pedra que separa a parte têxtil da parte naturista da praia, pelo lado naturista. Um dos fiscais da Associação, que bravamente ainda tenta cumprir seu dever, porque a quantidade de pessoas vestidas na praia inviabiliza qualquer tipo de segurança, o flagrou no ato e depois de uma boa conversa, conseguiu convencê-lo e sua mãe, que estava presente defendendo-o, que aquele ato era crime, além de abominável. Com mais conversa o fiscal conseguiu convencer o criminoso a tentar se redimir em parte, comprando gasolina e limpando com suas próprias mãos a sua obra rasteira. Só temos que elogiar o fiscal por ter tão boa conversa.

O fato é que se proibição de entrar vestido na praia estivesse ainda valendo, ele jamais teria tido chance de fazer o que fez.

(enviado em 11/12/14 por Stéphanie Ramos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.