') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°170 - Janeiro de 2015 - Ano XV

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 31 de dezembro de 2014

Sem "fio dental": Nudistas Brasileiros conseguem praia no Rio

Por ASSOCIATED PRESS
PUBLICADO: 19:45 GMT, 05 dezembro de 2014 |

Atualizado: 19:46 GMT, 05 de dezembro de 2014

Pedro Ribeiro olha para o mar da praia de Abricó, recentemente designada como nudista após 20 anos de batalha, no Rio de Janeiro, Brasil, quinta-feira, 4 de dezembro de 2014. A lei aprovada no mês passado libera nudistas de qualquer ameaça de ação legal  e oferece maior proteção, incluindo patrulhas para manter voyeurs à distância. (AP Photo / Felipe Dana)

RIO DE JANEIRO (AP) - Pedro Ribeiro vive apenas a um quarteirão da praia de Copacabana, um dos trechos de areia dourada mais famosos do mundo, mas quase todo fim de semana ele gasta quase três horas para aproveitar o sol em seus próprios termos - em pelo.

Após uma batalha de duas décadas, que Ribeiro ajudou a liderar como chefe de uma associação de nudismo local, Rio de Janeiro tem a sua primeira praia para nudistas, o que pode surpreender alguns dado a fama da cidade para as celebrações de Carnaval hedonistas e as atitudes vale-tudo.

Abricó praia, a cerca de 25 milhas (40 quilômetros) a oeste do centro do Rio, foi feita oficialmente uma praia de nudismo no mês passado.

Embora o biquíni brasileiro pode ser o mais próximo que se pode chegar a estar nu, estando ostensivamente vestido, para os brasileiros aqueles minúsculos triângulos spandex cobrindo as partes íntimas fazem toda a diferença.

Nudismo fora dos desfiles de Carnaval é amplamente desaprovado no Brasil. Nos mais de 7.400 quilômetros (4.600 milhas) da costa, há apenas oito praias de nudismo oficiais, agora incluindo Abricó do Rio.

Erica Menezes de Oliveira prepara um drinque como o marido Carlos Eduardo que pega um pouco de gelo na praia do Abricó, recentemente designado como nudista após 20 anos de batalha, no Rio de Janeiro, Brasil, quinta-feira, 4 dezembro de 2014. A cidade famosa em todo o mundo por suas festas de Carnaval selvagens caracterizadas por sambistas seminuas obteve finalmente a sua primeira praia oficial de nudismo. (AP Photo / Felipe Dana)

Isso nem se compara a mais de 200 áreas de recreação nudista nos EUA sob os cuidados da Associação Americana para Nude Recreation, e ainda menos ao nudismo super comum na Europa.

"Ainda é muito tabu. A maioria das pessoas aqui continuam a misturar o nudismo e amor livre", disse Ribeiro, enquanto caminhava na areia em sua roupa de nascimento, complementado com um boné para proteger a cabeça do sol. "No Rio, você tem festas de carnaval com pessoas nuas ou quase nuas desfilando nas escolas de samba. Mas os moradores do Rio aceitam isso durante o Carnaval."

Rodeada por vegetação tropical, Abricó é isolada das praias vizinhas  por formações rochosas exageradas. Por causa de sua reclusão, Abricó vem atraindo nudistas desde o final da década de 1950, disse Ribeiro.

Carlos Eduardo toma banho de sol na praia do Abricó, recentemente designado como nudista após 20 anos de batalha, no Rio de Janeiro, Brasil, quinta-feira, 4 de dezembro de 2014. A praia tem atraído nudistas desde o final da década de 1950, em desafio aos encargos legais, incluindo "ofender moral" pública. Com a nova lei, os nudistas estão livres de qualquer ameaça de ação legal e oferece maior proteção. (AP Photo / Felipe Dana)

A lei municipal aprovada no mês passado exige que a polícia patrulhe a praia. Mas isso, até agora nenhum deles apareceu, de acordo com Ribeiro.

"Na época em que era ilegal para vir nu aqui, a polícia estava aqui o tempo todo, ameaçando pessoas ou as extorquindo", disse ele. "Agora que nós precisamos deles aqui, ninguém consegue sequer avistá-los."

Claudio da Silva, de 53 anos de idade, que era uma de um punhado de pessoas que desafiavqm o tempo nublado para deixar tudo para fora em Abricó esta semana, disse que "infelizmente, os brasileiros ainda não estão psicologicamente preparados para o nudismo."

"Essas atitudes não mudam da noite para o dia", disse Silva, usando apenas óculos de sol. "Mas eu acredito que essa lei mostra que estamos lentamente, lentamente fazendo progresso."
 

Fonte: http://www.dailymail.co.uk/wires/ap/article-2862570/After-long-battle-Rio-gets-1st-nudist-beach.html

Veja o vídeo da entrevista em http://www.aparchive.com/metadata/Any/580c74f32cee7a15032475a1a9ba286d#

(enviado em 26/12/14 por Jornal OLHO NU)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.