') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°169 - Dezembro de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

Lançada primeira candidatura para eleições da FBrN

Foi lançada oficialmente neste sábado, 20 de dezembro, a primeira candidatura para os cargos de presidente e vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, nas eleições do próximo CongreNAT, a serem realizadas no final de janeiro na Colina do Sol, no Rio Grande do Sul.

Com a presença do atual vice-presidente José Ribeiro Tannús, os associados da praia do Abricó no Rio de janeiro foram os primeiros naturistas  a conhecer os primeiros candidatos para os cargos máximos da federação: Renata Freire, atual presidenta do Conselho Maior da FBrN e presidenta do NIP e Pedro Ribeiro, membro do Conselho de Ética e presidente da Associação naturista de Abricó, respectivamente se candidataram a presidente e vice em uma única chapa.

Os associados montaram a mesa de confraternização de forma bem original: sobre uma montanha de areia

A notícia foi recebida com grande alegria e entusiasmo pelos membros da ANAbricó, que realizavam na praia confraternização de fim de ano com a brincadeira do amigo secreto. José Tannús disse que essa chapa é a que tem  total apoio da atual diretoria.

As regras para inscrições de outros possíveis candidatos para estes cargos e de membros do Conselho de Ética estão disponíveis no site de FBrN, que você pode acessar clicando aqui.

(enviado em 21/12/14 por Jornal OLHO NU)


Manifestação pela praia do Abricó é adiada mais uma vez

Arquivo JON

Parte exclusiva para frequentadores nus é o que causa polêmica atualmente na praia do Abricó

Marcada par ser realizada no sábado, 13 de dezembro, a manifestação que protestaria contra as declarações do subsecretário de Meio ambiente do município foi cancelada por decisão da assembleia dos associados da ANAbricó realizada pela manhã na praia. O subsecretário tem dito à imprensa que ninguém será mais impedido de entrar vestido na praia do Abricó, o que não é previsto na Lei recentemente sancionada pelo Prefeito Eduardo Paes.

A Assembleia decidiu não fazer a manifestação pública por que ainda acha cedo para isso. No entanto vários representantes das mídias não naturistas estavam presentes, esperando o ato e saíram frustrados. Os gerentes dos parques da Prainha e de Grumari, local onde está situada a praia do Abricó estiveram presentes no final da assembleia e concordaram que mudanças só poderiam acontecer se houvesse sido implementada a segurança pública fixa na areia da praia, como previsto na Lei.

Arquivo JON

´Na outra parte da praia também é permitida a presença de pessoas nuas

Para quem não sabe, desde que a prática do naturismo foi implementado na praia do Abricó por uma Resolução municipal de 1994, ela teve vários capítulos, dos quais a proibição por liminar judicial até setembro de 2003 e depois a separação de uma parte da praia que nos finais de semana ficou exclusivamente para usuários nus fazem parte dessa novela. E é essa exclusividade que está sendo o tom da polêmica atual. A manifestação cancelada seria realizada no outro lado da praia do Abricó, onde a Lei prevê que também é praia de nudismo, mas que ninguém nunca usou para este fim. A intenção era mostrar que pessoas vestidas incomodam numa praia onde todos estão nus, mesmo essas pessoas tendo o direito de ficarem vestidas lá, assim como pessoas nuas incomodam numa praia onde todos estão vestidos, mesmo tendo esses também o direito de fiarem nus por lá.

(enviado em 15/12/14 por Pedro Ribeiro)


NOTA DE FALECIMENTO

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de ERANI FERRETTI STOLZ , na idade de 61 anos, ocorrido nesta sexta feira dia 12/12/2014.

Nós do Clube Naturista Colina do Sol, estamos de luto pela perda do sócio e Conselheiro deste Clube. Na oportunidade, prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares.

O Velório será amanhã 13/12/2014, no Cemitério XXIII na rua Natal 60 B, no bairro Medianeira, capela 8, horário, 8 horas às 18 horas.

Clube Naturista Colina do Sol

Fone:51.9959.3490

51.3199.3907

 

(enviado em 12/12/14 por Colina do Sol- Secretaria)


Crime e Castigo

 

O fiscal Davidson observa o meliante e sua mãe limpando a pedra que pichou

Banhista usuário da praia do Abricó é flagrado pichando pedra da praia e é obrigado a limpar sua lambança.

O caso aconteceu no domingo, 7 de dezembro, e já é consequência nefasta da proibição de impedir a entrada de pessoas vestidas na parte até então naturista da praia do Abricó. O jovem mancebo da foto entrou munido de material para pichar escondido sob suas roupas e, quando foi percebido, já era tarde demais. Pichou a pedra que separa a parte têxtil da parte naturista da praia, pelo lado naturista. Um dos fiscais da Associação, que bravamente ainda tenta cumprir seu dever, porque a quantidade de pessoas vestidas na praia inviabiliza qualquer tipo de segurança, o flagrou no ato e depois de uma boa conversa, conseguiu convencê-lo e sua mãe, que estava presente defendendo-o, que aquele ato era crime, além de abominável. Com mais conversa o fiscal conseguiu convencer o criminoso a tentar se redimir em parte, comprando gasolina e limpando com suas próprias mãos a sua obra rasteira. Só temos que elogiar o fiscal por ter tão boa conversa.

O fato é que se proibição de entrar vestido na praia estivesse ainda valendo, ele jamais teria tido chance de fazer o que fez.

(enviado em 11/12/14 por Stéphanie Ramos)



 

 

Assembleia Geral Extraordinária e Manifestação

 

dia 13 de dezembro, sábado, às 9 horas da manhã na praia do Abricó.

 

Assunto: reações a serem tomadas quanto às declarações do Sub-Secretário Municipal do Meio Ambiente sobre a proibição de exclusividade da nudez aos finais de semana na área tradicionalmente usada pelo naturismo na praia do Abricó e ameaça de prisão a quem exigir a nudez dos usuários não naturistas da praia.

 

 

A Assembleia ocorrerá mesmo com chuva. Encontro no local.

 

O sucesso da praia depende mais do que nunca de nós mesmos.

Leve já cartazes, faixas prontas com dizeres como queremos respeito, queremos organização, queremos tranquilidade, não queremos incomodar ninguém, mas não queremos virar animais no zoológico e outras que possam ter a ver com o momento.

A previsão é de fazermos uma passeata todos nus pelo lado da praia em frente ao restaurante e caminharmos por toda extensão da praia do Abricó levando as faixas e distribuindo panfletos explicativos. Caso o tempo estiver chuvoso somente a Manifestação poderá não ocorrer.

 

(enviado em 8/12/14 por ANAbricó)


Novo grupo de jovens naturistas está sendo criado

arquivo JON

Caminhada Ecológica e Naturista da YNAI-Brasil em 2006

Desde a extinção em 2009 da Ynai-Brasil, associação dos jovens naturistas brasileiros, não houve qualquer outra ação que objetivasse a criação de um novo grupo que reunisse jovens atuantes no Naturismo brasileiro. Mas parece que tudo pode mudar a partir de agora com a iniciativa de um jovem naturista, membro do NIP (Naturistas do interior Paulista), Wesley Allison, 21 anos, estudante de engenharia pela Unicamp, natural de Santos ("a melhor cidade desse país" segundo ele) e atualmente residente em Limeira.

Wesley declara que sempre foi apaixonado por descobertas e na sua adolescência teve seu primeiro contato com Freud e suas teorias revolucionárias. "Sempre fui metido a conselheiro/psicólogo dos meus amigos. E, muito antes de conhecer o naturismo, meu principal conselho era "fique pelado"! Sempre vi na ciência bons argumentos para uma vida nua" argumenta.

"Assim que me casei fomos passar a lua de mel na Colina do Sol. Então percebi que já estava encantado pelo naturismo. Mas por sermos eu e minha esposa jovens sentimos falta de outros jovens."

Após a experiência na Colina do Sol, Welsley somente começou a frequentar um grupo naturista organizado quando foi convidado por um membro do NIP, o Serginho, que insistiu para que fosse a um encontro do grupo no mês passado. "E fui. E o destino possibilitou eu conhecer pessoas maravilhosas e o Ricardo, com quem tive afinidade desde o primeiro momento. Isso porque temos um interesse em comum" se entusiasma.

arquivo JON

Segundo encontro da YNAI-Brasil - Mirante do Paraíso em 2007

Desta forma, com este entusiasmo Wesley, juntamente com Ricardo, estão iniciando esse projeto, o JNIP, voltado apenas para os jovens de 17-29 anos. "No blog está tudo explicado. Peço para que vocês entrem, leiam e, principalmente, opinem. Pode falar diretamente com o Ricardo ou comigo. É importante a divulgação e apoio de vocês."

"Espero em breve conhecer todos pessoalmente." Despede-se.

O blog tem o endereço Jovens Naturistas do Interior Paulista

(enviado em 12/11/14 por Ricardo Veridiano)


Lei Municipal confirma Naturismo na praia do Abricó

Acaba de ser promulgada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a Lei Municipal nº 5807/2014 que confirma a Resolução de 1994 que coloca a praia do Abricó como local oficial para a prática do naturismo no município.

A nova lei, de autoria da vereadora Laura Carneiro, estava correndo pelos trâmites legais da Câmara Municipal desde maio de 2013 até a sanção do prefeito Eduardo Paes, neste dia 6 de novembro. O novo texto determina que deverá haver maior cooperação do poder público com os naturistas, inclusive na sinalização local e na segurança.

Pedro Ribeiro, presidente da Associação naturista de Abricó, diz que o fato foi a coroação de vinte anos de luta e esforço para manter o naturismo organizado, saudável e seguro no local, mesmo sofrendo todo tipo de descaso e preconceito do poder público e de uma pequena parte da opinião pública.

O que mudará na praia após a promulgação da lei? "Bem, isto somente o tempo dirá", pondera Pedro Ribeiro, "mas nada mudará se nosso esforço, o dos associados, não continuar pressionando por melhorias".

Veja o texto da nova lei na íntegra

(enviado em 7/11/14 por Claudio Haliuc)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.