') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°169 - Dezembro de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

Praia do Abricó: vinte anos

 

Parece que foi ontem... bem, para grande parte da mídia não especializada parece que foi ontem, mesmo. No entanto, exatamente há 20 anos, no dia 30 de novembro de 1994, o então secretário do meio ambiente do município do Rio de Janeiro, Alfredo Sirkis, assinava a Resolução 64, que liberou a prática do nudismo na praia do Abricó, naquela época no longínquo Grumari. Foi tudo registrado de forma muito intensa pela mídia da ocasião, como comprovam vídeos disponíveis no YouTube e os recortes de jornais devidamente arquivados. No entanto, a recente Lei sancionada pelo prefeito Eduardo Paes (Lei 5807), ratificando a Resolução original no tocante ao nudismo na praia do Abricó, levou grande parte da mídia a declarar que o Rio de Janeiro ganhara a primeira praia de nudismo oficial. Muita falta de pesquisa e de informação.

 

Cerca de trinta naturista da praia do Abricó participaram da comemoração em local fechado

O fato é que a praia do Abricó voltou ao foco das atenções por conta da nova lei mas, principalmente, por causa da polêmica levantada (pela própria imprensa) sobre a obrigatoriedade da nudez em praia de nudismo. Mas polêmicas fabricadas à parte, os naturistas da praia do Abricó têm muito o que comemorar, pois nada caiu do céu, nem a primeira Resolução de 1994 nem a atual Lei de 2014, tudo fruto de muito trabalho, luta e principalmente paciência, para enfrentar os trâmites legais e burocráticos, mas a recompensa veio.

 

Por conta desse resultado feliz naturistas da Associação naturista de Abricó comemoraram os vinte anos de liberação do naturismo em local alugado para o evento, próximo à praia do Abricó. Segundo o presidente da ANAbricó, Pedro Ribeiro, a comemoração não foi na praia porque nem sempre as condições climáticas (chuva, vento, frio) e marítimas (maré, ressaca) permitem a tranquilidade desejada para um evento desse porte e ele não quis arriscar um adiamento de data, já que o domingo 30 de novembro era exatamente o dia do aniversário.

 

O bolo de aniversário teve a imagem do jacaré símbolo da praia estampada sobre ele

Muita comida, churrasco e doces levados pelos próprios participantes fizeram a alegria do encontro que reuniu cerca de 30 pessoas no sítio na Ilha de Guaratiba, na tarde de domingo, com tempo variando de ensolarado a nublado a todo instante, com muito vento. Mas ninguém se importou pois o ambiente agradável contava com piscina com água amornada pelo calor ambiente, com cadeiras e guarda-sóis espalhados pela grande área gramada, em meio a coqueiros carregados e muitas outras árvores frutíferas, além de ninhos de pássaros com os filhotes sendo cuidados pelas mães alheias ao movimento e barulho da alegria da festa.

 

Para tornar ainda mais interessante o encontro foi regado por muita música dançante das décadas de 80 e 90 e também por música ao vivo da banda Abri Rap Metal, em sua estreia pública, que contou com o vocalista e violonista associado André Fantini, que criou a banda especialmente em homenagem à praia do Abricó. Quem deu uma canja foi o orientador da praia Davidson Nazário, tocando a bateria como profissional. O repertório foi de músicas de Renato Russo, principalmente.

 

Na hora do corte do bolo feito especialmente para a ocasião, que estampava o jacaré com a prancha de surf e sunga na mão, a figura símbolo da praia, o presidente da ANAbricó convidou a representante oficial da Federação Brasileira de Naturismo presente ao evento, Renata Freire, presidente do Conselho Maior para dar sua palavra oficial. Em seu discurso elogiou a luta constante pelo naturismo na praia do Abricó e lembrou que essa luta ainda não terminou, pois é preciso consolidar os benefícios conquistados. Depois Pedro Ribeiro ratificou as palavras de Renata e lembrou um pouco da história do surgimento do naturismo oficializado na praia do Abricó. Depois exibiu o vídeo histórico de uma reportagem da TV Globo, de 1994, quando a praia foi oficializada e já teve o primeiro problema com a Justiça por conta de uma ação popular contra o naturismo na praia. Nas imagens notou-se que havia maior liberdade na época para mostrar os corpos nus de forma natural, sem as indefectíveis tarjas e apagamento de partes do corpo humano nas imagens atuais.

 

Logo após o vídeo, foi relacionado o nome dos associados aniversariantes do mês de novembro. Todos comemoram suas datas juntamente com a data da praia, com muitos aplausos e ovações de alegria. A cantoria do tradicional "Parabéns prá você" coroou o momento, que teve depois os bolos partidos e distribuídos a todos os presentes.

 

No sábado, 29, quem foi à praia do Abricó teve uma grande surpresa. Havia uma grande estrutura de madeira construída no meia da areia. Era um enorme quiosque com uma linda arquitetura. Ao lado o sonho de 100 a cada 100 usuário da praia do Abricó, um chuveiro com água doce. Seria isto o resultado da legalização da praia? um presente da prefeitura pelos 20 anos do naturismo na praia do Abricó? Seria a nova sede, tão desejada, para a associação da praia? O sonho durou pouco quando a realidade apareceu. A construção era um cenário para a gravação de um comercial internacional que mobilizou uma equipe de 70 pessoas para sua produção, durante toda a semana anterior. Toda a estrutura será retirada na terça-feira, 2 de dezembro. A legislação sobre uso de praias no Rio de Janeiro não permite este tipo de construção na areia. Aliás já faz três semanas que a nova legislação sobre a praia do abricó está em vigor e nada mudou. Até agora a também tão sonhada segurança oficial que deveria ser prestada pelo poder público não aconteceu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(enviado em 1/12/14 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.