') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°169 - Dezembro de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

Vem aí a I Pedalada Pelada da Bahia

 

 

 

waldo52andrade@hotmail.com

 

(enviado em 10/12/14 por Waldo Andrade)


Camping Radical / 30 horas na mata

 

 

Como parte da comemoração da primeira casa com habitante na Ecovila da Mata foi realizado a Ecovila e Ecoparque da Mata promoveram o primeiro Camping Radical, onde os participantes receberam um mínimo de acessórios de sobrevivência e tiveram que passar 30 horas em plena mata sem caçar e agredir a natureza.

 

Houve apoio de um jipe 4 X 4 e equipe de primeiros socorros para emergência.

Tiveram que tomar água de um pequeno riacho e se alimentar da pesca, raízes, frutas e ervas destinadas para chás que encontraram. Fazer cabana coletiva nas árvores e fogo em local apropriado de forma não convencional.

 

Foi uma experiência totalmente diferente de tudo o que já se viu.

 

Uma prova de resistência na qual os participantes tiveram a oportunidade de interagir com a natureza em sua forma mais selvagem possível e com respeito total sem agressão de qualquer espécie.

 

Objetivos da prova: auto confiança, criatividade, superação, desafios, auto controle físico e mental, trabalho em equipe e respeito à natureza.

 

kit de sobrevivência surpresa

O camping foi realizado no Sitio São Francisco, divisa da Ecovila e do Ecoparque da Mata no Litoral Norte (Linha Verde)

 

O início foi no dia 6 de dezembro às 7 horas e 35 minutos da manhã e o término, no dia seguinte às 13 horas

 

Cada participante recebeu apenas um kit de sobrevivência surpresa que foi fornecido pela organização e para garantir a prova, tiveram que atuar em equipe para chegar ao final.

 

A taxa de participação foi de R$ 30,00/pessoa para a confecção dos kits.

 

Cada participante que chegou ao final, recebeu medalha de premiação por ordem de bravura, iniciativa e criatividade pessoal.

 

O Jornal Camaçari Fatos e Fotos divulgou em lances o desenrolar no camping.

 

Os participantes do evento posam para a foto

Cada participante (com exceção do guia nativo local), usou apenas canga e botas, por se tratar de evento naturista. Os participantes não puderam aparecer nas fotos sem gangas, para publicação em jornal da mídia têxtil e facebook aberto.

 

O primeiro desafio do grupo foi o acesso por dentro da mata. Eles utilizaram trilhas e bifurcações naturais para se locomover. A recompensa foi o contato com a natureza em seu estado mais primitivo. A orientação é de se adaptar da melhor forma possível, sem causar nenhum dano ao meio ambiente.

 

Foram esses os participantes:

 

Pequenos peixes, mandioca e cocos licuris foram os alimentos conseguidos

Rômullo Oliveira - 32 anos, casado, pai da Maitê de 6 meses, é técnico especializado em rodovias e regatista;

 

Ciro Ferreira Regis Barbosa - 32 anos, casado, Engenheiro Ambiental;

 

Samir Said Gonçalves - 29 anos, casado, Bio construtor e Diretor de Meio Ambiente da FBRN;

 

Leandro dos Santos - 26 anos, casado, Guia Nativo e trabalhador na Ecovila da Mata

 

Genaro Gonçalves - 35 anos, casado e nativo conhecedor das matas da região.

 

Manter o fogo acesso foi uma das dificuldades

Após 14 horas de acampamento, apenas 4 participantes permaneceram na mata. E à noite tiveram que vencer o medo, o frio, mosquitos e a escuridão da noite, motivo pelo qual 2 participantes desistiram. Permaneceram: Rômullo, Ciro e Samir.

 

Conseguiram pescar 8 pequenos peixes, colher mandioca e cocos licuris, fazer uma cabana nas árvores e manter o fogo aceso (não dispunham de maneira convencional para adquirir fogo). A maior dificuldade do grupo foi dormir utilizando apenas cangas e vencer a longa noite na mata com animais desconhecidos...

 

Alex Souza, ao centro, foi o líder da equipe médica que deu apoio ao evento

Com a presença do Dr. Alex, presidente da Sociedade Naturista de Tambaba/SONATA, chegou o final do I Camping Radical Naturista na tarde de domingo, com os 4 remanescentes.

 

Com chuva em toda a madrugada, nossos heróis conseguiram sobreviver 30 horas. Percorreram uma área de 200 mil metros, explorando as belezas do lugar. Chegaram famintos, cansados e felizes...

 

Os três finalistas receberam as medalhas de honra ao mérito e comemoram com um brinde

A Equipe médica liderada pelo Dr. Alex Souza, verificou que os participantes chegaram bem e mereceram receber as medalhas de bravura pelo feito e entregou medalha de Honra ao Mérito para o participante Ciro; João Olavo, Presidente da FBrN entregou medalha de Honra ao Mérito ao participante Rômullo; Rogério Lopes, morador entregou medalha de Honra ao Mérito ao participante Samir Said. Recebeu também medalha participante Leandro Gonçalves, trabalhador no Ecoparque da Mata.

 

A experiência vivida marcou em cada sentimentos de: coragem, consciência ecológica, superação e desafios, desapego material, trabalho de equipe e principalmente espiritualidade da mata.

 

Após o evento a comemoração na primeira casa construída no  Ecoparque

No próximo final de semana (14/12) a Ecovila da Mata estará realizando em conjunto com o Ecoparque da Mata a I Pedalada Pelada da Bahia em circuito fechado com 5 km de trilhas, preparadas especialmente para a competição. Acompanhe.

 

De 27/12/14 a 02/01/15 será realizada a Virada da Expansão II, onde participarão pessoas provenientes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Bahia. Ainda há vagas. Venham para esta experiência naturista na Mata.

 

Equipe de Eventos/Ecoparque e Ecovila da Mata
www.ecoviladamatabahia.com.br

 

 

Apoio:

 

Jornal Camaçari Fatos e Fotos

Ecovila da Mata

Ecoparque da Mata

 

organizadores: Rômullo, Samir e Luiz Poeta

 

(enviado em 7/12/14 por Waldo Andrade)


 

 

(enviado em 6/11/14 por Waldo Andrade)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.