') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°168 - Novembro de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

Novo grupo de jovens naturistas está sendo criado

arquivo JON

Caminhada Ecológica e Naturista da YNAI-Brasil em 2006

Desde a extinção em 2009 da Ynai-Brasil, associação dos jovens naturistas brasileiros, não houve qualquer outra ação que objetivasse a criação de um novo grupo que reunisse jovens atuantes no Naturismo brasileiro. Mas parece que tudo pode mudar a partir de agora com a iniciativa de um jovem naturista, membro do NIP (Naturistas do interior Paulista), Wesley Allison, 21 anos, estudante de engenharia pela Unicamp, natural de Santos ("a melhor cidade desse país" segundo ele) e atualmente residente em Limeira.

Wesley declara que sempre foi apaixonado por descobertas e na sua adolescência teve seu primeiro contato com Freud e suas teorias revolucionárias. "Sempre fui metido a conselheiro/psicólogo dos meus amigos. E, muito antes de conhecer o naturismo, meu principal conselho era "fique pelado"! Sempre vi na ciência bons argumentos para uma vida nua" argumenta.

"Assim que me casei fomos passar a lua de mel na Colina do Sol. Então percebi que já estava encantado pelo naturismo. Mas por sermos eu e minha esposa jovens sentimos falta de outros jovens."

Após a experiência na Colina do Sol, Welsley somente começou a frequentar um grupo naturista organizado quando foi convidado por um membro do NIP, o Serginho, que insistiu para que fosse a um encontro do grupo no mês passado. "E fui. E o destino possibilitou eu conhecer pessoas maravilhosas e o Ricardo, com quem tive afinidade desde o primeiro momento. Isso porque temos um interesse em comum" se entusiasma.

arquivo JON

Segundo encontro da YNAI-Brasil - Mirante do Paraíso em 2007

Desta forma, com este entusiasmo Wesley, juntamente com Ricardo, estão iniciando esse projeto, o JNIP, voltado apenas para os jovens de 17-29 anos. "No blog está tudo explicado. Peço para que vocês entrem, leiam e, principalmente, opinem. Pode falar diretamente com o Ricardo ou comigo. É importante a divulgação e apoio de vocês."

"Espero em breve conhecer todos pessoalmente." Despede-se.

O blog tem o endereço Jovens Naturistas do Interior Paulista

(enviado em 12/11/14 por Ricardo Veridiano)


Lei Municipal confirma Naturismo na praia do Abricó

Acaba de ser promulgada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a Lei Municipal nº 5807/2014 que confirma a Resolução de 1994 que coloca a praia do Abricó como local oficial para a prática do naturismo no município.

A nova lei, de autoria da vereadora Laura Carneiro, estava correndo pelos trâmites legais da Câmara Municipal desde maio de 2013 até a sanção do prefeito Eduardo Paes, neste dia 6 de novembro. O novo texto determina que deverá haver maior cooperação do poder público com os naturistas, inclusive na sinalização local e na segurança.

Pedro Ribeiro, presidente da Associação naturista de Abricó, diz que o fato foi a coroação de vinte anos de luta e esforço para manter o naturismo organizado, saudável e seguro no local, mesmo sofrendo todo tipo de descaso e preconceito do poder público e de uma pequena parte da opinião pública.

O que mudará na praia após a promulgação da lei? "Bem, isto somente o tempo dirá", pondera Pedro Ribeiro, "mas nada mudará se nosso esforço, o dos associados, não continuar pressionando por melhorias".

Veja o texto da nova lei na íntegra

(enviado em 7/11/14 por Claudio Haliuc)


Cerimônia ao natural une em matrimônio casal naturista

por Alex Souza*

Treze de outubro de 2014. Esta data dificilmente será esquecida pelas mais das 30 pessoas que compareceram ao Sítio Bacabas, sede da SONAPA, em Santa Isabel na grande Belém. Todos foram testemunhar a oficialização da união dos naturistas Gustavo Negreiros e Cilene Neves em uma cerimônia ecumênica proferida por Waldo (Cerimônia Xamãnica) e Roberto (Benção dos Orixás através do Babalaô Orixá), cheia de simbologia e significados.

Uma cerimônia cheia de momentos alegres e comoventes já que foi um momento esperado pelos noivos por longos anos. Uma data inesquecível, segundo eles próprios. "Foi um reencontro. Nos conhecemos há 20 anos, mas contingências da vida nos separaram e tivemos outras relações, em casamentos que acabaram. Há dois anos e meio tivemos um reencontro e nossa paixão voltou. Um pedido de casamento feito no passado e realizado neste dia" conta Gustavo.

O Naturismo fez parte desse reencontro, porque o namoro ressurgiu justamente quando foram participar de um encontro naturista da SONAPA, instituição dirigida atualmente por Gustavo. Então não poderia ser diferente, concluem os noivos.

Nem todos os convidados estavam nus, porque alguns amigos não eram naturistas e ainda não se sentiram à vontade para ficarem nus. Cilene, no entanto, ficou admirada com a boa integração entre estes e os naturistas e, principalmente, por ter tido alguns que conseguiram vencer seus receios e ficaram ao natural como a maioria. "São pessoas que jamais se interessaram pelo Naturismo antes, no entanto se comportaram como veteranos".

*presidente da SONATA

Veja matéria do programa Encontro com Fátima Bernardes sbre o casamento de Cilene e Gustavo: http://globotv.globo.com/t/programa/v/casal-praticante-do-naturismo-mostra-casamento-com-noivos-e-convidados-pelados/3764897/

Evocativas da cerimônia do casamento naturista dos amigos Gustavo e Cilene:
Sitio Bacabas (espaço de encontros naturistas da SONAPA), Pará.

Com a benção do FOGO que simboliza nossa ALMA, conectada com o Espírito do Criador...
Nós, teus amigos aqui presentes vos abençoamos !

Com a benção da TERRA que simboliza nosso CORPO, de onde viemos e para onde vamos...
Nós, teus amigos aqui presentes somos testemunhas do vosso amor !

Com a benção da ÁGUA que simboliza nosso CORAÇÃO, de onde emana o amor incondicional
para vivermos o amor maior de Deus...
Nós, teus amigos aqui presentes vos desejamos paz e prosperidade nesta caminhada a dois !

Com a benção do AR que simboliza nossa MENTE, de onde provém nossos desejos e nossas vontades...
Nós, teus amigos aqui presentes testemunhamos vosso exemplo de NATURISTAS !

Caros amigos Gustavo e Cilene, parabéns pela confirmação desta participação no programa Encontro com Fátima Bernades, que como diz Tannús, uma ótima oportunidade para difundir o naturismo em debate aberto e em rede nacional num programa considerado sério. Estaremos presentes de norte a sul do Brasil neste dia com vocês. Vão em frete !

Saudações dos elementos vitais para vocês.

Obrigado por nos brindar com este testemunho de vida naturista e pela rica história de amor vivenciado por vocês.

Waldo Andrade
Diretor de Eventos FBrN

(enviado em 22/10 por Alex Souza)


NATInforme:

O Dia Mundial do Naturismo para o ano de 2015 foi acordado para 28 de junho! Anotem na agenda!

ANNA PUETT

INF-FNI secretary

naturism@inf-fni.org

www.inf-fni.org

 

(enviado em 19/09/14 por Presidência da FBrN)

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.