') popwin.document.close() }
![]() |
Jornal Olho nu - edição N°168 - Novembro de 2014 - Ano XV |
![]() |
Anuncie aqui |
Caminhando nas falésias de Tambaba por Alessandra Lontra Artigo original: http://www.oconciergepb.com.br
As “Caminhadas Internacionais na Natureza”, modalidade de turismo rural, surgiu na França logo após a 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior das províncias e periferias das cidades. Hoje, essa modalidade é praticada em 52 países, conforme normalização do Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV) – Federação Internacional dos Esportes Populares, com sede na França. No Brasil, foi criada, em 2006, a “Anda Brasil” – Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social – organização não governamental que organiza e cadastra os circuitos nacionais. Tambaba é um “Santuário Ecológico” localizado na Costa do Conde, Litoral Sul da Paraíba. Fica a 40 minutos de João Pessoa, pela PB 008, e é uma das praias mais famosas de Naturismo do Brasil.
Três trilhas de caminhadas em Tambaba estão cadastradas na Confederação Nacional de Caminhadas e Esportes não Competitivos (Anda Brasil/PB) que regulamenta a atividade em todo o país. São: a caminhada “Piscina de Tambaba, com 4,7 Km, o “Circuito Rio Garau e Falésias de Tambaba”, estes últimos, com 9,8 Km. Para fazer essas caminhadas, só é preciso ter disposição para caminhar. Também é preciso usar roupas apropriadas e confortáveis, protetor solar, boné e, lógico, não esquecer a máquina fotográfica, pois o visual das trilhas é de tirar o fôlego de qualquer um! Iniciamos a manhã com um delicioso café da manhã com frutas e sucos da época, no restaurante “Arca do Bilú”. Em seguida, é feito um alongamento para que ninguém saia lesionado da caminhada. A questão da segurança também é um item com que Rosana Diniz se preocupa muito. Todas as caminhadas que ela conduz são acompanhadas por Policiais Militares da CEATur – Companhia Especializada de Atendimento ao Turista que é gentilmente cedida para as caminhadas pelo capitão Onierbeth.
Além de fazer bem ao corpo, esse tipo de caminhada faz bem à alma, pois a paisagem realmente é paradisíaca. Toda vez que me deparo com uma paisagem exuberante e única como as das falésias de Tambaba, sempre penso: Êta Paraíba linda! Deus foi muito generoso com este Estado. As belezas naturais são riquíssimas e ainda tem o povo, que nunca vi mais hospitaleiro. Durante o percurso, a parada obrigatória é para tirar fotos do alto das falésias. Lá de cima se avista as belíssimas praias do litoral Sul e suas exuberantes falésias que circundam Tambaba. A cor azul do céu, o verde do mar contrastando com o ocre das falésias, fazem desse cenário um mix de cores que somente o Criador poderia ter “pintado”. Antes de seguirmos para as fotos e os “selfs”, Rosana Diniz explica os cuidados necessário para se chegar até à ponta da falésia e fazer “aquela” foto pra matar de inveja os amigos, pois não podemos nos esquecer que estamos num “santuário ecológico” e que devemos preservá-lo. Depois da parada para as fotos nas falésias descemos um caminho bem íngreme até chegarmos ao famoso “Canyon de Coqueirinho”. Que lugar belo! Outra parada obrigatória é a da escadaria que nos leva até o Assentamento “Sítio Tambaba”. A vista lá de cima é indescritível. Vale o esforço para subir tantos degraus.
A ideia é fortalecer esse trabalho na região, atividade que é uma ótima alternativa de lazer e saúde para os participantes e oportunidade de geração de renda para as famílias de agricultores envolvidas no processo. Após a parada no assentamento, seguimos felizes pela mata, novamente, sem nem sentir o cansaço devido a tantas belezas que pudemos ver durante todo o percurso e já sonhando com almoço que é servido no restaurante Arca do Bilú, referência na gastronomia de Tambaba. Depois do almoço, hora de se despedir dos novos amigos feito durante a trilha, trocar contatos, correr pra casa e tirar aquele cochilo. Até a próxima quarta pessoal! Para acessar todas as fotos que fiz da caminhada clique AQUI Fotos: AL Informações sobre as “Caminhadas na Natureza” na APA de Tambaba: Rosana Diniz Celular: (83) 9972-2369 E-mail: Rosana-dinizz@hotmail.com
(enviado em 6/11/14) |
|
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.