') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°166 - Setembro de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

Política e Naturismo: em quem votar?

por Pedro Ribeiro

Mais uma eleição geral no país se aproxima e, como sempre surge a questão, dentre os milhares de candidatos que se oferecem para serem votados quais deles têm ao menos alguma empatia com o movimento naturista brasileiro? O que se vê é que são raros os candidatos que revelam explicitamente suas opiniões sobre temas polêmicos, e o naturismo é um deles. Mesmo assim o jornal OLHO NU continua insistindo e quer saber quem são aqueles que tiveram "coragem" de expressar publicamente sua opinião: ou contra ou a favor, e que tiveram ações concretas sobre o assunto. Estamos abertos aos envios dos leitores pelo e-mail jornalolhonu@jornalolhonu.com, com as informações precisas: quando, onde e porquê eles realizaram a ação.

img: Câmara de vereadores do RJ

A vereadora Laura Carneiro (ao centro) entrega ao Presidente da Anabricó (à direita) a moção de congratulações pelo aniversário da INF.

No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, já há vários políticos candidatos que já meteram sua seara na nossa, ajudando ou atrapalhando. Recentemente a vereadora Laura Carneiro apresentou um projeto de lei à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro que institui normas para a prática do Naturismo na praia do Abricó. Projeto esse que até hoje não concluiu sua aprovação, graças aos seus pares na Câmara, que, desde o final do recesso de julho, ainda não compareceram em número suficiente em seu local de trabalho para que haja quórum para a votação. Neste pleito Laura Carneiro é candidata a deputada federal pelo PTB, com o número 1415.

img: Arquivo de Eldio Suzano

Suzano e seu filho

Também candidato a deputado federal Suzano, pelo PHS, com o número 3111, é naturista frequentador da praia do Abricó, tem sua plataforma dedicada aos petroleiros e ao Naturismo. Ele já foi candidato a vereador em pleito passado, com a mesma plataforma, mas não obteve sucesso. Mas quanto mais deputados federais em Brasília com objetivos claros de defender, regulamentar e ampliar a prática de nosso estilo de vida é melhor.

O candidato a senador César Maia tem por mérito a aprovação da Resolução que instituiu a prática do naturismo na praia do Abricó, durante sua gestão como prefeito da cidade maravilhosa, em 1994. No entanto teve uma atitude um tanto questionável quando vetou por completo uma lei (bem estranha, é verdade) aprovada na Câmara de vereadores que estabelecia regras para a prática do Naturismo na mesma praia, sob alegação de que já havia a Resolução e não havia necessidade de uma lei. No entanto na Lei havia previsão da presença da Guarda municipal na praia, coisa que sempre foi pedida pela Associação naturista de Abricó e nunca alcançada. Ele é candidato pelo DEM, sob o número 255.

Sobre a lei vetada pelo ex-prefeito Cesar Maia, ela foi apresentada pela vereadora Liliam Sá, que hoje também é candidata a Senadora pelo Rio de Janeiro pelo PROS, sob o número 901. O problema com o projeto de lei de sua autoria sobre a praia do Abricó é que ela estranhamente colocava que ficava proibido a prática do naturismo fora da praia do Abricó, que dificultaria o incremento do naturismo em outras áreas públicas da cidade. A seu favor é que nos outros itens do projeto previa a presença do poder publico no local, ação que até hoje não existe na praia do Abricó.

Img: César Fleury

O senador Eduardo Suplicy (à direita) em reunião com Naturistas em seu gabinete em Brasília

De São Paulo vem a informação sobre Senado Eduardo Suplicy, candidato à reeleição pelo PT, sob o número 131. Segundo o naturista e colaborador Cesar Fleury, Suplicy verificou e ajudou no processo que "prendeu injustamente por mais de 1 ano" o ex-presidente da FBrN o Dr. André Herdy, inclusive buscando os laudos da Polícia Americana - FBI que inocentava os membros. Tentou "não arquivar" o projeto de lei do deputado Fernando Gabeira, sobre o naturismo, assinando e solicitando aos demais senadores que assinassem em conjunto. Infelizmente não conseguiu as assinaturas necessárias, e o projeto foi arquivado. Recebeu em audiência membros da FBrN em seu gabinete, onde recebeu o livro "Corpus Nus", e colocou a disposição o gabinete para os membros ali presentes, em apoio ao naturismo.

Por sempre contar com o senador Suplicy nas questões de Naturismo, acredito que seja para o naturista um voto consciente, em uma pessoa que podemos contar no SENADO FEDERAL.

Até agora são apenas essas as informações disponíveis. Escreva e relate sobre os candidatos de seu estado.

(enviado em 4/09/14 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.