') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°166 - Setembro de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

ENTREGA DO CERTIFICADO DE ENTIDADE AMIGA DO NATURISMO A ANDA BRASIL.

Dentro da programação paralela da 10ª Edição do RURALTUR – Feira de Turismo Rural, o Encontro de Caminhadas na Natureza-2014, realizado no dia 03/09, em Campina Grande/PB, representada por uma de suas filiadas, o movimento NU (Naturistas Unidos), através do seu Coordenador Geral, Carlos Santiago, repassou em nome da Federação Brasileira de Naturismo - FBrN, ao Sr. Ayrton Violento, Presidente do Anda Brasil, o Certificado de Entidade Amiga do Naturismo, aprovada no X EBN – Encontro Brasileiro de Naturismo, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol do naturismo.

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAMINHADAS, atividades esportivas não competitivas e inclusão social (ANDA BRASIL), fundada em 25 de agosto de 2006, de caráter social, proporciona a prática física de caminhadas em locais de interesses natural, cultural e social.

A entrega do diploma aconteceu durante a apresentação dos Roteiros de Tambaba, por Rosana Diniz, naturista, guia e condutora de trilhas e caminhadas na APA Tambaba e filiada da Anda Brasil-PB. Na oportunidade se falou da APA Tambaba e do Naturismo.

CAMINHADA PISCINAS de TAMBABA - Naturistas recepcionam os Caminhantes

As caminhadas desenvolvidas na localidade tem projetado Tambaba no âmbito do ecoturismo, assim como tem contribuído para desmistificar o naturismo, proporcionado mais visibilidade a filosofia naturista.

CAMINHADA PISCINAS de TAMBABA – Passagem na praia de Naturismo

Ainda dentro da programação do RURALTUR, a organização do evento promoveu uma caminhada em Tambaba no dia (06/09/2014), percorrendo a orla no sentido norte, passando pelo assentamento rural Sítio Tambaba e terminando no restaurante a Arca de Bilú. Foi uma atividade como muita descontração, alegria e união. Há de resaltar que a caminhada contou com a presença de caminhantes do MEXE CAMPINA, JANPATRILHAS e outras organizações participantes do RURALTUR.

Alongamento antes da Caminhada

Rosana Diniz
Condutora e Guia de Trilhas e Caminhadas na APA de Tambaba
Rosana-dinizz@hotmail.com
(83) 9972 2369
REALIZAÇÃO:
*MOVIMENTO NU(Naturistas Unidos)
*ANDA BRASIL/PARAÍBA
*RESTAURANTE ARCA de BILU
*SEBRAE
APOIO:
*DOCES TAMBABA
*SEMAM - Secretaria de Meio Ambiente do Conde
*CeaTUR – Companhia Especial de Apoio ao Turista

Beira mar da praia de Coqueirinho

Mirante da Praia de Coqueirinho

Visita à casa dos Doces Tambaba -

Comunidade Rural Sítio Tambaba

 

 

(enviado em 21/09/14 por Rosana Diniz)


NATInforme:

O Dia Mundial do Naturismo para o ano de 2015 foi acordado para 28 de junho! Anotem na agenda!

ANNA PUETT

INF-FNI secretary

naturism@inf-fni.org

www.inf-fni.org

 

(enviado em 19/09/14 por Presidência da FBrN)
 

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 31 de agosto de 2014

Praia da Galheta continua naturista

 

Affonso e Miriam Alles na praia do Abricó, no domingo 24 de agosto, onde concederam entrevista exclusiva ao jornal OLHO NU

Foi arquivado o projeto de lei que pretendia extinguir a prática do nudismo na praia da Galheta, em Florianópolis. Durante a audiência pública ocorrida na quinta-feira, 21 de agosto, na Câmara Municipal da capital catarinense, o vereador Bispo Jeronimo Alves, autor do projeto, sentiu-se pressionado pela presença dos defensores do Naturismo, como Affonso e Miriam Alles, presidente e vice-presidente da AGAL e do membro do Conselho de Ética da FBrN, Luiz Haack.

O Bispo ainda tentou uma manobra pedindo adiamento da audiência para a segunda-feira seguinte, num claro objetivo de desmobilizar os naturistas, que tiveram que deixar seus afazeres e trabalhos para estarem presentes. Porém o presidente da casa não aceitou o pedido a audiência então ocorreria, mas antes de começar qualquer discurso de apoio ou de contra, o vereador retirou seu projeto.

Ainda assim Miriam Alles fez discurso para os presentes explicando a situação da praia e reivindicando o apoio de patrulhamento oficial e o cumprimento do Plano de Manejo ambiental da área. Foram citadas as agressões físicas graves que Affonso recebeu há anos atrás quando defendia o Naturismo e o uso ambiental correto da praia da Galheta feita por especuladores imobiliários, que viam no Naturismo e no controle ambiental uma ameaça aos seus objetivos financeiros. Na ocasião Affonso teve que ser resgatado por helicóptero do corpo de bombeiros para poder receber os primeiros socorros.

A audiência durou cerca de uma hora e meia e os naturistas saíram vitoriosos mais uma vez. Mas Miriam lembra que a nossa luta pelo Naturismo é constante e pede que as pessoas continuem assinando a petição que está disponível na Internet: http://www.avaaz.org/po/petition

(enviado em 25/08/14 por Pedro Ribeiro)


A Anda Brasil e a Unisol participam da 10ª Edição do RuralTur - Feira Regional de Turismo Rural, de 03 a 05 de setembro, em Campina Grande (PB)

Durante a 10ª edição da RuralTur será realizada uma Rodada de Negócios do Turismo Rural do Nordeste, e o 5º Seminário de Turismo Rural. Paralelamente ao evento, será realizado o Encontro de Caminhadas na Natureza (03/05), no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba(Fiep).

No dia 06, acontecerá a 2ª Caminhada Nacional na Natureza – Caminhada Ecológica Falésias de Tambaba, em Tambaba, Litoral Sul - Conde/PB. A caminhada sairá da Pousada e Restaurante Arca de Bilu , percorrerá por trechos de praia e por trilhas em ambiente rural, perfazendo um percurso de aproximadamente 10km.

As Caminhadas na Natureza realizadas na APA Tambaba(área de proteção ambiental na Praia de Tambaba, município do Conde-Paraíba), têm por objetivos sensibilizar os praticantes da necessidade da proteção natureza, mostrar a beleza cênica da localidade, incentivar o ecoturismo, assim como, procura desmistificar o naturismo proporcionado mais visibilidade a filosofia naturista presente na região.

A praia de Tambaba localizada no Município de Conde, no litoral sul da Paraíba, está aproximadamente a 40 km da capital João Pessoa é conhecida internacionalmente pelas belezas naturais, a cidade encantada de Tambaba e pela prática do naturismo. Tambaba é um verdadeiro presente divino, com suas águas cristalinas, suas falésias multicoloridas e arrecifes que emergem das águas, instigando assim cada olhar a descobrir novas imagens, novas percepções, bem como imaginar como era o lugar há séculos. A vegetação é diversificada, incluindo resquícios de mata atlântica, praieira e coqueirais.

Na oportunidade, o Presidente do ANDA BRASIL, receberá durante o RURALTUR o certificado de ENTIDADE AMIGA do NATURISMO, instituído pela Federação Brasileira de Naturismo – FBrN, pela contribuição prestada em prol do naturismo.

(enviado em 11/08/14 por Rosana Diniz)


Jornal OLHO NU fica fora do ar por mais de 48 horas

Desde 9 horas da manhã de domingo, 10 de agosto, até às 18 h 50 de terça-feira 12, o jornal OLHO NU esteve fora do ar por incompetência técnica de seu hospedeiro. A equipe lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus fiéis leitores, mas volta a informar tudo sobre o Naturismo do Brasil e do mundo de forma isenta e refletida.

(enviado em 12/08/14 por Pedro Ribeiro)


Nota de Falecimento: Doni Sacramento

Chegou à redação do jornal OLHO NU a triste notícia de que Doni Sacramento faleceu e foi sepultado na terça-feira, dia 5 de agosto, em São Paulo. Não foi informado as causas de sua morte.

Naturista colaborador do jornal OLHO NU, com artigos e imagens, o Doni foi secretário de comunicação da ABANAT e mantenedor do site www.ecoviladamata.bahia.com.br. Segundo integrante do grupo naturista GANA, tradutor de textos em inglês e francês provenientes da INF, colaborador da AMAM e criador do maior museu on line de Carmem Miranda, possuindo também grande acervo que pretendia trazer para a Bahia, prevista sua mudança em setembro próximo.

Ele esteve presente no CongreNat de Barra Seca no ano passado, criando as chamadas e ao final o cartão postal enviado para todos com lembranças do evento. Também foi o criador do cartaz do X EBN, entre outros.

(enviado em 5/08/14 por Waldo Andrade)


 Projeto de Lei proíbe prática do nudismo na praia da Galheta

É de autoria do vereador Bispo Jeronimo Alves, do PRB, da Câmara Municipal de Florianópolis, o projeto de lei número 1327/14, que altera o inciso IV, do artigo 10, da Lei 3455/90, que criou o Parque Municipal da Galheta e permitiu a prática do nudismo na praia da Galheta, daquele município.

Sob alegação de que existem inúmeras denúncias de práticas sexuais obscenas, o que faria da praia, um refúgio ecológico, um verdadeiro "motel" ao ar livre.

"Neste lugar em que um dia foi usado como paraíso de surfistas, e parque destinado a estudos científicos, hoje não há mais a liberdade dos moradores locais levarem nem seus filhos para dar um passeio nas trilhas, ou na praia da Galheta", justifica o vereador.

Nota da redação: Fica claro o preconceito contra o nudismo neste projeto de lei, pois se o caso fosse realmente contra a prática sexual, deveria ser designado patrulhamento fixo e diário de órgãos públicos. O fato de proibir o nudismo encerrará a prática sexual? E como pretendem fazer com que não se pratique o nudismo sem a presença policial? Se vai colocar policiamento para impedir o nudismo, por que, ao invés disso não colocam policiamento para impedir os abusos de ordem sexual?

(enviado em 2/08/14 por jornal OLHO NU)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.