') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°166 - Setembro de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

34º Congresso Internacional de Naturismo:

O Congresso da amizade

por Pedro Ribeiro *

Img: Alex Souza

Um banho de mangueira marcou de forma inusitada o encerramento do XXXIV Congresso Internacional de Naturismo, na Irlanda

Um banho de água gelada. Literalmente. Foi assim que terminou na Irlanda o Trigésimo Quarto Congresso Internacional de Naturismo, no último dia em 13 de setembro passado.

Coincidentemente com o número da edição do congresso, trinta e quatro pessoas compuseram a mesa de debates, entre representantes de cada federação nacional e membros da diretoria da International Federation Naturist, a INF, a organização que agrega os naturistas mundialmente. Os trabalhos começaram na quinta-feira, 11 de setembro, à tarde e seguiram pelas manhãs de tardes de sexta-feira e de sábado, com direito a pequenas interrupções para os indefectíveis coffee-breaks e almoços.

Img: Pedro Ribeiro

Trinta e quatro representantes das instituições filiadas estiveram presentes

Os componentes da mesa se reuniram também em pequenos grupos para discutirem entre si temas dos debates e, quando chegavam a alguma conclusão, retornavam para o grande plenário, onde aí, sim, chegavam à decisão final.

Img: Lili Pereira

A presidente da INF, Sieglid Ivo chefiou os trabalhos da mesa de debates

Os temas propostos para os debates foram os recorrentes problemas financeiros da INF e a redução do número de naturistas filiados que ocorre ano a ano. Também há uma grande preocupação com o crescimento dos grupos de swingers no meio naturista e o consequente código de ética comportamental, além das propostas levadas pelo Brasil, como a inclusão da língua espanhola como quarto idioma oficial da Federação, moção rejeitada sob alegação de que seria muito dispendioso manter tal alteração nos congressos e encontros oficiais, mas ficou garantido que pelo menos no site oficial da INF haverá a opção do idioma espanhol para as informações. A outra proposta brasileira foi a sugestão de substituição do atual modelo do cartão INF por um outro mai moderno, de plástico, com informações sobre o associado gravado magneticamente. Moção bem aceita, mas que será avaliada quanto ao lado econômico e prático.

Img: Alex Souza

Cada país federado representa um determinado número de votos de acordo com o número de selos adquiridos da INF

Um assunto bastante debatido e com um sentido de indignação foi a censura contra o Naturismo pelas redes sociais da Internet, que caçam direitos dos usuários quando exibem imagens naturistas e também da dificuldade de alugar locais para eventos naturistas, porque proprietários se recusam por temer a imagem de sua propriedade misturada ao naturismo. Ou seja, o Naturismo está com sua imagem pública distorcida e abalada.

Img: Alex Souza

José Antonio Tannús foi o delegado representante do Brasil

Por um equívoco da organização do Congresso, Elias Pereira, que foi presidente da Federação Brasileira de Naturismo por três mandatos consecutivos e é o atual Delegado para o desenvolvimento do Naturismo na América Latina, foi nomeado como representante oficial do Brasil neste evento. Erro corrigido durante o primeiro coffee-break da manhã de sexta-feira, com a ocupação do assento por Josá Antonio Tannús, vice-presidente da FBrN, e verdadeiramente indicado pelo Brasil como seu delegado oficial.

Img: José Tannús

A sede do evento foi em um hotel quatro estrelas

Oficialmente o 34º Congresso Internacional de Naturismo foi aberto na quinta-feira, 11 de setembro, às 17 horas, com um coquetel festivo no salão de convenções do Lough Allen Hotel and Spa, sede do evento, em Drumshanbo, na região de Leitrim na Irlanda. Uma estância com vários tratamentos de saúde e beleza em suas instalações.

O hotel conta com 64 suítes espaçosas e muito bem estruturadas, das quais 32 foram reservadas para os naturistas que vieram participar do congresso, entre delegados ou visitantes. Os outros 50% do hotel foram ocupados por hóspedes comuns, fato esse que restringiu a área de nudez somente a locais específicos, como o salão de convenções, a varanda que cercava o salão e, em horários determinados, a piscina do hotel.

Img: Elias Pereira

A área permitida para a prática da nudez foi restrita a alguns locais do hotel

O tempo esteve durante todo o período com muito sol e poucas nuvens, mas a temperatura era fria ao amanhecer e à noite, mas bem mais morna durante o dia.

Cada delegado e visitante que participaram do evento receberam um crachá com seu nome e indicação do país do qual fazia parte, além de uma pasta comemorativa contendo folhetos ilustrados sobre o turismo na Irlanda. A hospedagem e todas as refeições estavam incluídos no preço cobrado na inscrição, assim como o uso das instalações recreativas do hotel e os três passeios a áreas turísticas típicas da região:

Img: Alex Souza

Arigna Mines, uma mina de extração de ferro, riqueza mineral do país, onde um guia mostra várias particularidades desse tipo de atividade circulando pelos túneis abertos para a extração.

Img: Pedro Ribeiro

Conhecer os túneis reais de uma mina de extração de ferro foi uma das atrações dos passeios oferecidos.

 

 

 

 

Img: Lili Pereira

Um castelo em estilo medieval foi outra atração turística oferecida graciosamente aos participantes do congresso

Depois foi a vez de conhecer o Parke's Castle, uma construção restaurada usando carvalho irlandês e equipe tradicional, histórica do início do século 17, pitorescamente situada nas margens do Lough Gill, que abrigou a família de Robert Parke, que a recebeu de presente por parte da Coroa Britânica, após a condenação à morte do antigo proprietário, por traição, por ter abrigado tripulantes de uma esquadra espanhola durante uma guerra entre os dois países. Ambos os locais foram visitados na sexta-feira.

Img: Lili Pereira

Img: Alex Souza

Img: Alex Souza

O último ponto turístico foi a casa de uma família histórica irlandesa, onde em frente se realizava uma pitoresca feira pecuária.

No sábado foi a vez de conhecer a Strokestown House, uma mansão georgiana palladiana preservada com seus móveis e tecidos originais. A casa era o lar da família Pakenham Mahon e está construída no local do castelo do século 16, a casa do líder do clã O Conor Roe Gaelic. O mais importante Senhor das Terras Denis Mahon foi assassinado em novembro 1847, no auge da Grande Fome da Irlanda e é por causa disso que o Museu Nacional de fome irlandesa foi estabelecido em Strokestown Park, em 1994, com os documentos originais únicos que vieram à tona durante a restauração da House. Ainda houve uma atração a mais nesta visita: uma feira de pecuária bem em frente da propriedade, com centenas de animais de raças diferentes de bois, cabras e ovelhas daquelas que estamos acostumados a ver por aqui no Brasil. Todos os passeios tiveram transporte em um ônibus confortável.

Img: Alex Souza

As votações das propostas seguiram por todo Congresso

Neste congresso foi eleito o novo vice-presidente da INF: Jean Peters, membro da FLN (Federação de Luxemburgo de Naturismo) e escolhida a sede e data do próximo congresso internacional, na Nova Zelândia, em meados de novembro de 2016. A delegada desse país fez intensa campanha e propaganda sobre sua candidatura para sediá-lo, durante todos os dias do evento, com distribuição de folhetos coloridos, exibição de cartazes e até projeção de filme institucionais, derrotando dessa forma o outro país candidato, a Itália.

Img: Lili Pereira

Os jantares e almoços eram o momento para rever e fazer amigos.

O Jantar de Gala foi o último compromisso oficial dos delegados e visitantes do Congresso. Ele seria realizado em Battlebridge, mas inexplicavelmente acabou sendo realizado ali mesmo na mesma sala de jantar dos outros dias. O que o diferenciou dos demais foi o serviço das refeições, á maneira tradicional europeia, com garçons servindo prato de entrada, prato principal (à escolha entre duas opções) e sobremesa.

Img: Elias Pereira

O Grupo Naturista Capixaba enviou presentes à Presidente e ao vice-presidente da INF, entregues pelo seu associado Norberto Barcellos 

A culinária irlandesa, pelo que se pode notar, é sempre composta por batatas e cogumelos, os quais sempre fazem parte dos molhos, ou como entrada e nos cafés da manhã. Esses dois itens gastronômicos fazem parte da história do país, que viveu no século XIX anos de miséria e fome, quando os únicos alimentos disponíveis eram justamente esses dois que acabaram virando tradição nas mesas irlandesas.

Img: Elias Pereira

José Tannús e a esposa Eliane brindam ao fantástico evento

O delegado brasileiro José Tannus contou que se sentiu satisfeito com o resultado do Congresso e com a participação ativa do Brasil nas discussões da mesa. Destacou que a FBrN está fazendo escola na exterior, por causa das regras comportamentais de nosso naturismo, pois a Federação Húngara pediu cópia de nossos itens do código de ética para poder adaptar em seu país.

Img: Alex Souza

Os naturistas momentos antes de serem escaldados pelos bombeiros.

A sensação inusitada do evento foi o banho de água fria, despejada sobre os naturistas por soldados do Corpo de Bombeiros da região, que com os jatos fortes de suas mangueiras "lavaram a alma" dos corajosos que se submeteram à brincadeira. Mas o capitão não escapou de uma revanche, levando uma banho de balde com água e pedras de gelo, despejados sobre sua cabeça por um dos naturistas pátrios, fechando de maneira jocosa mais um encontro internacional.

Img: Lili Pereira                          

A delegação brasileira contou com onze pessoas, a maior do Congresso

Img: Elias Pereira                          

Toda noite haviam músicos tocando músicas para dançar

Img: Lili Pereira                          

É claro que não faltou a famosa foto oficial com todos os delgados nus, como naturistas.

Mais fotos:

*Editor do jornal OLHO NU.

pedroribeiro@jornalolhonu.com

(enviado em 19/09/14)


Leia também: Relatório oficial da participação da FBrN no XXXIV Congresso Internacional de Naturismo

 

 

 

 

O vice-presidente da FBrN, José Antonio Tannús, foi o representante oficial da delegação do Brasil que compareceu ao 34º Congresso Internacional de Naturismo, na Irlanda. Leia o seu relatório completo, em arquivo pdf, fazendo o download aqui.

 

 

(enviado em 18/09/14 por José Tannus

 

 

 

Mais: no site da Federação Brasileira de Naturismo


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.