') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°164 - Julho de 2014 - Ano XIV

Anuncie aqui

Polêmica dos seios cobertos em arte de grafiteiro

Seios em grafite são cobertos após reclamação, diz artista no ES
Segundo um dos autores da obra, pedido partiu da prefeitura.

'Aquilo é uma forma de arte, de expressão', alegou Emílio AcetiO artista plástico Emílio Aceti disse que precisou modificar um grafite feito no muro da Fábrida de Ideias (antiga 747), em Jucutuquara, Vitória, dois dias após terminá-lo. De acordo com ele, a arte foi alvo de comentários de moradores porque uma parte do mural retratava uma mulher com os seios expostos, que acabaram cobertos após uma ligação da prefeitura. O grafite foi inspirado na obra "Duas taitianas com flores de manga", de 1899, do artista francês Paul Gauguin.

Emílio contou que, na ligação, a prefeitura informou que a comunidade havia se incomodado com a arte, encarado como uma pintura obscena, então foi feito o pedido de modificação do grafite. A prefeitura da capital do Espírito Santo informou na manhã desta quinta-feira (3) que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Emílio acredita que o pedido da comunidade é uma forma de desrespeito com a arte. "Foi inspirado em uma obra do Gauguin, um artista francês. Se o povo quiser pornografia, tem que procurar em outro lugar. Aquilo é uma forma de arte, de expressão", falou.

O representante da Associação de Moradores de Jucutuquara, Leonardo Monjardim, disse que, por conta do bairro ter características conservadoras, é possível que o pedido tenha partido mesmo da comunidade. "Jucutuquara é um bairro tradicional, com muitos idosos. Às vezes, as pessoas se incomodam e não estão acostumadas com essa liberdade de expressão", explicou.

*Com colaboração de Wing Costa, do Gazeta Online.

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo

(enviado em 5/07/14 por Maria Luzia)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.