') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°164 - Julho de 2014 - Ano XIV

Anuncie aqui

X EBN: O Naturismo Comprometido

 

O X Encontro Brasileiro de Naturismo, ocorrido  no Ecoparque da Mata e na praia de Massarandupió no último final de semana de julho, reuniu dezenas de naturistas oriundos desde o Pará até o Rio Grande do Sul.

 

o EBN é um evento bianual que tem por objetivo "oficial" pensar, discutir e resolver questões legadas ao Naturismo brasileiro no que tange às suas partes administrativa, financeira e ética. Por causa disso os dirigentes das diversas áreas naturistas são convocados para assembleias plenárias, onde todos podem participar e opinar, mesmo sendo apenas visitante do evento. Mas a grande maioria desses prefere mesmo é curtir a grande área verde do Ecoparque da Mata, com suas trilhas em meio à floresta, os igarapés e laguinhos com águas geladas, mas revigorantes ou, então, ir à praia de Massarandupió com suas fantásticas atrações: o rio que a circunda como se fosse um fosso que separa o castelo do rei do seu reino, com suas águas cristalinas avermelhadas de temperatura agradável, cheia de peixinhos sociáveis, que beliscam a pele dos banhistas, além das lindas dunas de areia branca parecendo infinita ao se olhar a partir do rio, ou ainda para curtir o mar, com suas ondas mornas e acolhedoras que quebram diante de dois bares rústicos que servem petiscos típicos da região e outros não tão típicos e as infalíveis bebidas.

 

Um dos temas do X EBN foi "Naturismo comprometido" numa tentativa de alertar aos próprios naturistas de que há necessidade de seu maior engajamento nas questões de nossa filosofia e sua prática.

 

A abertura oficial do evento foi no sábado pela manhã no Ecoparque, mas desde a quinta-feira as instalações para hospedagem já estavam quase lotadas. Os hóspedes se espalharam pelas duas outras pousadas oficiais da pequena vila de Massarandupió, além do próprio Ecoparque e de outras que tiveram hóspedes naturistas que vieram especialmente por causa do Encontro.

 

Na sexta-feira, quem já havia chegado pode participar da sensacional experiência de presenciar a soltura das tartarugas recém-nascidas no dia anterior nas areias da praia Massarandupió. Elas são largadas na areia e se orientam em direção ao mar, numa ação supervisionada pelos pesquisadores do Projeto Tamar. A turma de naturistas torceu pela chegada delas ao mar como se estivessem em uma corrida. Todas chegaram ao o que será o seu habitat natural a partir de então e receberam uma salva de palmas da plateia. Em seguida, o coquetel de abertura foi realizada na região do rio atrás das dunas da praia, onde debaixo de uma enorme tenda armada especialmente para a ocasião, o presidente João Olavo Rosès deu as boas vindas às pessoas presentes, que foram recebidas com sucos, frutas e biscoitos. A prevista apresentação do grupo de Roda de Samba de Massarandupió, que seria a atração principal da abertura do evento na praia, foi transferida para o Ecoparque da Mata, após o jantar.

 

Os trabalhos "mais sérios" também começaram mais cedo, antes da abertura oficial de sábado. Na sexta feira à noite , reuniram-se os membros do Conselho Maior e do Conselho de Ética junto à presidência para discutir temas que seriam apresentados na plenária de sábado pela manhã.

 

O clima foi um capítulo à parte durante todo o EBN. A instabilidade provocava chuvas a todo momento, alternado com aberturas de sol e limpeza de céu. À noite um friozinho nada característico para o Nordeste brasileiro tomava conta do ambiente, o que fez até gaúchos se vestirem se se cobrirem com cobertores grossos para dormir. Mas estas condições climáticas em nada atrapalharam a programação prevista e o uso de todos os locais de lazer e trabalho.

 

Aguarde a segunda parte desta matéria especial na quinta-feira, 31 de julho.

 

(enviado em 28/07/14 por Pedro Ribeiro)
 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.