') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°162 - Maio de 2014 - Ano XIV

Anuncie aqui

GNC - GRUPO NATURISMO CAPIXABA.
Fim de semana de 23 a 25 de Maio de 2014
no sítio em Guarapari-ES

Que fim de semana porreta de bom! Assim definiu um naturista que participou de mais um encontro ao natural no sítio em Guarapari-ES.

A movimentação foi intensa na cozinha com os "meninos" pilotando o fogão: Augusto fritando torresmos crocantes, daqueles que derretem na boca, mandioquinhas cozidas e fritinhas, além da melhor omelete portuguesa que alguém já comeu. O coronel Ernane preparando um caldeirão de feijoada e outro de caldinho de mocotó que esquentou não somente o friozinho da noite, mas aqueceu os corações. Virgílio montando lindos PFs- "pratos feitos" para a esposa Janu e quem mais desejasse. Leandro, como bom italiano, serviu-nos uma massa com um molho de tomate, especialidade da casa.

Mas quem não cozinha, lava: Bosco, Jaldete, Adalberto, Sônia, Leonardo, Mara, Evandro, Karmen, Luiz, Luciene, Carol...

SHOW de bola, Meninos e Meninas, vocês são 1000!

Os cafés das manhãs foram preparados por Romilda, com frutas cortadinhas, sucos e as muitas guloseimas levadas por todos. No sábado, o dia foi de churrascos acompanhados de batidinhas feitos por Mara e caipirinhas do Marcelo. Domingo, ficou sob o comando da Luciana - dominando um panelão de Baião-de-Dois, com a ajuda das meninas que ajudaram a cortar os diversos produtos.

Apenas no sábado o tempo esteve nublado, choveu um pouco, mas o frio que esperávamos para o fim de tarde não chegou. São Pedro resolveu colaborar para banhos de piscina e caminhadas com todos que estiveram congregando de mais um encontro do GNC, que teve parabéns, bolo, docinhos, salgadinhos.

Como sempre acontece nos encontros do GNC, na tarde de sábado houve uma pausa para falar de coisa séria: reunião com a presença de todos, incluindo 5 novos participantes. O presidente Leonardo agradeceu as presenças explicando o funcionamento do GNC e os novos selos INF 2014. Informou sobre o próximo evento da FBrN que será o X EBN, de 25 a 27 de Julho, em Massarandupió-BA, com participação de 10 associados e participantes do GNC, além da campanha que o GNC iniciou para doações para a creche infantil localizada
na Vila de Massarandupió.

A seguir, passou a palavra para o ex-presidente Evandro Telles que lembrou da necessidade dos naturistas também apoiarem eventos do GNC, e fez a leitura de um texto escrito especialmente para aquele dia:

A SEMENTE DO NATURISMO

Penso que todas as pessoas possuem dentro de si a semente do Naturismo, afinal de contas nascemos nus e livres. Se isso for mesmo verdade podemos associar diversos comportamentos humanos com Nudismo, daí foi que surgiram muitos artigos, por exemplo: Naturismo e Dança, Nudismo e a Psicologia, Naturismo e as Guerras e outros.

No entanto, toda semente guarda dentro de si um potencial, pode florescer ou não. Nem todas crescem, só envelhecem. Envelhecer qualquer animal é capaz disso. Crescer é prerrogativa dos seres humanos. Só alguns reivindicam esse direito.

A criança nasce que é o momento mais livre de todo ser humano, mas no momento seguinte já está sendo corrompida pela sociedade e seus valores. O que o Naturismo faz? Proporciona maturidade. Maturidade significa resgatar sua inocência, tornar-se uma criança novamente. Claro que há uma diferença – a criança comum está destinada a ser corrompida, mas quando você recupera a sua infância, você se torna incorruptível. Ninguém o pode corromper, você se torna inteligente o bastante – agora, sabe o que a sociedade lhe fez, você está alerta e atento, não permitirá que isso aconteça novamente.

Posso escrever 300 livros ou trazer aqui 500 mensagens e mesmo assim será de pouca utilidade para aqueles que se apegam aos seus conceitos. Isso acontece por dois grandes motivos: Primeiro, o Naturismo só pode ser conhecido por meio da experimentação e não só pela leitura. Lógico que a leitura ajuda abrir o leque do nosso entendimento proporcionando uma melhor aceitação, entretanto, sozinha não significa nada. Segundo, A linguagem nunca pode abranger a totalidade da vida. Tentou-se muitas vezes abranger a totalidade da vida com a expressão lingüística. Nunca se teve êxito, e não pode ter. Se disser que alguém é feito e bonito a linguagem se volta irracional, na realidade é assim mesmo, ninguém é simplesmente feio e ninguém é simplesmente bonito. Onde existe a beleza, existe a fealdade; onde existe a fealdade, existe a beleza. Formam parte de um todo.

O Grupo Naturismo Capixaba sempre proporcionou a oportunidade para aqueles que desejam conhecer o Naturismo sem impor a nudez, deixando que a semente possa germinar no seu próprio tempo, preservando a ética, a amizade e a união.

Algumas áreas naturistas encontram-se placas dizendo: “Área naturista, nudez obrigatória”, acho que seria melhor reescrevermos “Área naturista, silêncio obrigatório” para que possamos refletir o corpo integrado com a natureza, uma semente em transformação.

Evandro Telles

24/05/14


GNC - Grupo Naturismo Capixaba
naturismocapixaba@gmail.com

"Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente"
(INF-FNI, 1974, Definição de Naturismo)

 

(enviado em 29/05/14 por Maria Luzia)


(Clique acima para ampliar)

O GNC é filiado à FBrN / INF desde 2010, fazendo cumprir integralmente o código de ética naturista. Inicialmente, teria a formação de um grupo voltado para encontros de jovens que desejavam praticar o naturismo mais perto de suas casas. Desta formação, nasceu o GNC - Grupo Naturismo Capixaba, que deu continuidade ao projeto, organizando e orientando a prática e a filosofia naturista na Grande Vitória com atividades ao natural em sítios, praia, fazendas, casas de amigos e imóveis alugados para fins de semana. Uma agenda permanente de atividades ao natural acontece num sítio localizado em Guarapari-ES. No dia 17 de abril de 2010 foi constituído oficialmente o GNC - Grupo Naturismo Capixaba, após o primeiro ano de atividades. Em 2014 iniciou-se a utilização de uma área de praia em Guarapari, ES, com tranqüilidade e privacidade, e extensão de 2 km para caminhadas. O GNC em seus encontros reúne os presentes para leitura de textos, repassar esclarecimentos, trocar ideias e conhecimento sobre a filosofia naturista.

Diretoria, formada em Abril 2014: Presidente: Leonardo S. de Miranda; Vice-presidente: Karmen Pereira; Conselheiros: Evandro Telles, Gilson Ribeiro, Jaldete Abranches e Maria Luzia de Almeida

INFORMAÇÕES:

Leonardo

(27) 9992-54219

 

Evandro Telles:

(27) 99993-6003:

 

Maria Luzia:

(27) 99902- 2401

marialuzia.vix@gmail.com


 

"Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social,

que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente"

 

 

(enviado em 1/05/14 por Maria Luzia)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.