') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°158 - Janeiro de 2014 - Ano XIV

Anuncie aqui

Ciclistas sem roupa fazem 'Bicicletada Pelada' em protesto no Centro do Rio

Concentração aconteceu na Cinelândia, no fim da tarde.

Objetivo é mostrar como a 'carne humana é frágil'.

Daniel Silveira do G1 Rio

Bicicletada reuniu cerca de 50 ciclistas (Foto: Edson Taciano/Futura Press/Estadão Conteúdo)

"Atentado ao pudor é um corpo estirado no chão". Foi sob essa premissa que centenas de ciclistas decidiram tirar a roupa e pedalar pelas ruas do Rio na noite desta sexta-feira (24). O objetivo do ato foi chamar a atenção da sociedade para os riscos que quem utiliza a bicicleta como meio de transporte está exposto.

A concentração aconteceu na Cinelândia, no Centro do Rio. A proposta era de os ciclistas ficarem nus e usassem pintura corporal. No início, ninguém foi tão ousado a ponto de tirar completamente a roupa na praça. "Tem gente que veio aqui só pra ver a gente pelado. A ideia do nu é outra. Queremos é mostrar como a carne humana é frágil. Os ciclistas dividem espaço com máquinas pesadas. Precisamos ser vistos", disse Tatiana Carvalho, 37 anos. Ela adiantou que o grupo iria se despir durante o trajeto.

Ciclistas nus e seminus fazem 'Bicicletada Pelada' (Foto: Paulo Campos/Futura Press)

Alguns ciclistas realmente cumpriram o prometido e retornaram à Cinelândia completamente nus, antes de seguir pelas ruas do Centro. O destino final foi a Praça São Salvador, em Laranjeiras, Zona Sul. A roupa de banho foi o principal traje. Algumas meninas usaram uma fita adesiva escrito "Cuidado, frágil", para cobrir os seios. Houve até quem usou um cordão com luzes de Natal para chamar a atenção.

"A gente não tem airbag, cinto de segurança nem uma tonelada de ferro em volta da gente para nos proteger. Queremos é chamar a atenção para a fragilidade do ciclista no trânsito", disse Rômulo Xavier, 31 anos.

Maioria das mulheres manteve peças de roupa enquanto homens aderiram totalmente à nudez (Foto: Daniel Silveira / G1)

Pedalada pelada

Pela primeira vez no Rio, o evento foi inspirado no World Naked Bike Ride (passeio nu de bicicleta pelo mundo), que teve origem há duas décadas em São Francisco, nos Estados Unidos, e já aconteceu em várias cidades do mundo.

Leia mais em http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/

 

(enviado em 24/01/14 por Airam Santos)


Equipe masculina de remo do Reino Unido posa nua para fotos, em incentivo a luta contra a homofobia

A equipe masculina de remo do Reino Unido posou completamente nua para um calendário, que visa arrecadar dinheiro para entidades que lutam contra a homofobia. Com muita personalidade, os atletas exibiram seus corpos sarados e não tiveram medo do possível julgamento da sociedade!

Confira as fotos na galeria: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/fotos

(enviado em 18/01/13 por Oliveira)

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 31 de dezembro de 2013

Toplessaço em Ipanema, no Rio, reuniu três manifestantes

A mídia de todos os tipos compareceu em massa ao evento

A manifestação em favor da liberação do topless para mulheres na praia de Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, ficou muito abaixo do esperado, pois apenas três mulheres tiveram a ousadia de ficar sem a parte de cima do biquíni diante de cerca de dezenas de jornalistas de várias mídias nacionais e internacionais e também diante de centenas de homens curiosos que fecharam o cerco em volta, como se tratasse de um animal pronto para o abate.

O assédio às meninas ousadas foi intenso

Cerca de 6500 pessoas confirmaram nas redes sociais a presença no evento que tinha a intenção de mostrar que não somente os homens devem ter o direito de andar sem camisa e sem sutiã em locais públicos, especialmente praias. Mas parece que o medo falou mais alto, embora alguns poucos homens tenham comparecido em apoio, vestindo sutiãs ou com o peito pintado.

Raro momento de topless com tranquilidade

Houve raros momentos que uma ou outra mulher ficou sem a parte de cima do biquíni e não foram assediadas por olhares, máquinas fotográficas e celulares ou pela imprensa.

A Associação naturista de Abricó apoiou o protesto e fez uma faixa alusiva ao ato, que foi muito fotografada e registrada. Só o futuro dirá se o ato das meninas foi realmente um pontapé inicial para a mudança de mentalidade da hipócrita e conservadora sociedade carioca em relação ao corpo. Ao menos não houve interferência da polícia, mesmo com a presença de inúmeros agentes. Muitos comentários ouvidos, principalmente de mulheres, eram quase sempre de desaprovação do fato de mostrar os seios em público, quando na verdade o ato era pela liberdade de seu próprio corpo.

os dizeres da faixa feita pela Associação naturista de Abricó em favor do direto ao topless feminino foi muito registrado

 

(enviado em 21/12/13 por Pedro Ribeiro)


Criadora de 'Toplessaço' no Rio quer que topless não seja 'caso de polícia'

5.dez.2013 - A atriz e produtora de teatro Ana Rios (esq.) e a amiga Bruna Oliveira (dir) posam na praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, local onde acontecerá o "Toplessaço", criado por elas. O topless coletivo acontecerá no dia 21, abertura do Verão, num protesto acalorado com a bandeira da "naturalização dos corpos". Na descrição do evento criado no Facebook que já conta com mais de 2 mil adesões, as organizadoras afirmam que o ato ocorre "pelo fim da criminalização dos nossos corpos, das formas femininas" José Pedro Monteiro/Agência O Dia/Estadão

Veja mais informações em http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/

(enviado em 5/12/13 por Airam S. Santos


Mulheres mórmons posam nuas em protesto contra códigos religiosos rígidos
 

Seguidora da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, a fotógrafa Katrina Barker Anderson, de 30 anos, divulgou um projeto no qual reúne cliques de mulheres mórmons sem roupa.

 

Em crítica aos rígidos códigos de comportamento impostos pela religião, a norte-americana realizou os ensaios com o objetivo de “normalizar a nudez”.

 

O projeto teve mais de 30 mulheres mórmons voluntárias desde que foi iniciado, em 2012. “Eu sei que as imagens podem ser ferramentas muito poderosas para a mudança”, contou Katrina ao Daily Mail. “Para as mulheres que optaram por serem fotografados, este ato de expressão artística as ajuda a usarem seus corpos como forma de protestos contra um sistema que lhes pede para andarem cobertas”.

 

Apesar da possibilidade de ser condenada por sua comunidade religiosa, a fotógrafa afirma que foi “surpreendentemente fácil encontrar voluntárias”. “Eu acho que todo mundo que se ofereceu tomou a possibilidade de mudança a sério. Eu certamente espero que continue assim. Acho que este projeto é absolutamente defensável artisticamente e não é uma razão para uma reprimenda da igreja mórmon”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ela espera agora que seu projeto também toque mulheres fora da religião sobre a importância de lutar contra códigos rígidos de comportamento feminino.

 

Veja mais fotos em http://www.cbnfoz.com.br/editorial/mundo

fotos: Katrina Barker Anderson

 

(enviado em 2/12/13 por Peladistas Unidos)


SP: grupo defende nudez em ato no Ibirapuera

O objetivo dos manifestantes era reivindicar a liberdade de circular sem roupa em ambientes públicos

Um grupo de 11 manifestantes ficou seminu, na tarde deste domingo, para protestar durante o quarto Ato para liberdade da nudez, na Praça da Paz do Parque do Ibirapuera. Os manifestantes disseram não ter ficado completamente pelados porque estão sofrendo ameaças.

O objetivo dos manifestantes era reivindicar a liberdade de circular sem roupa em ambientes públicos, como "praças, praias, cachoeiras e Facebook".

Em evento no Facebook, o grupo chamou as pessoas para participar do ano. De acordo com a página na rede social, proibir a nudez gera violência contra a mulher e pudor ao próprio corpo. Na internet, mais de 700 pessoas confirmaram presença no protesto.

Entre os argumentos usados pelo grupo, estão os de que a proibição da nudez gera pornografia e violência contra a mulher.

Durante o ato, os manifestantes foram amarrados a uma faixa branca e depois numa árvore do parque. Apenas uma mulher participou do protesto de hoje.

Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/cidades / noticias@band.com.br

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano   

 

(enviado em 1/12/13 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.