') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°158 - Janeiro de 2014 - Ano XIV

Anuncie aqui

INFORMATIVO Naturíndio JANEIRO/2014

 

Fundado em 25/07/2003

FILIADO A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NATURISMO

(FBrN)

Federação Brasileira de Naturismo 

International Naturist Federation

 

CONTATOS

jorgebandeiraamaral@hotmail.com

http://www.graunaam.com.br

(92) 9116-6775

Manaus-Amazonas

ENCONTRO NATURISTA DIA 26/01/2014 (DOMINGO)

NATURISMO

DENOMINA-SE NATURISMO A PRÁTICA DA NUDEZ SOCIAL COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL ATRAVÉS DA PLENA INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA. TEM POR INTENÇÃO FAVORECER O AUTO-RESPEITO, O RESPEITO PELO OUTRO E O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE.

(Associação Internacional de Naturismo)

JANEIRO

Atividades do mês

Dia 19 – Domingo

Neste dia iremos visitar o município de Presidente Figueiredo, próximo a Cachoeira da Onça, onde iremos conhecer o local que possivelmente sediará o III Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, que ocorre no Amazonas nos dias 18 e 19 de Outubro.

Dia 26 – Domingo

Mutirão de Limpeza no Sítio

Objetivo: conscientizar aos graunenses sobre a importância de manter o local de nossos encontros preservado de resíduos urbanos.

Programe-se no ano todo para participar de nossos encontros naturistas:

Janeiro: 26

Fevereiro: dias 16 (externa) e 23

Março: 30

Abril: 27

Maio: 25

Junho: dias 08 (externa) e 29

Julho: 26 e 27 (pernoite)

Agosto: 31

Setembro: 28

Outubro: 18 e 19 (III ENNN)

Novembro: 30

Dezembro: 20 e 21 (Pernoite)

(encontros aos domingos, pernoites sábados e domingos)

Atividades Desportivas e recreativas de 2014

e

III ENNN – DIAS 18 e 19/10/2014

Janeiro- Mutirão de Limpeza dia 26

Fevereiro: torneios de Crominó e Xadrez

Março: Concurso de conto e poesia naturista

Abril: Concurso de Pintura Corporal

Maio: Reunião geral para III ENNN

Junho : Concurso de fotografia digital

Julho: Sessão cinema naturista (filmagem de Luz Del Fuego, a pioneira do Naturismo no Brasil. Com Nalva Motta e direção de Iran Lamego. Roteiro de Jorge Bandeira. Fotografia de Vivi Acácio).

Agosto: Torneio de Vôlei

Setembro: apresentação do vídeo Luz Del Fuego, a Pioneira do Naturismo no Brasil.

Outubro: Realização do III Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, em Manaus e Presidente Figueiredo.

Novembro: Gincana

Dezembro: Confraternização natalina e amigo oculto.

III ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE NATURISMO – UM DESAFIO

Este ano de 2014 será de extrema importância ao Graúna, pois sediaremos o encontro regional, talvez um dos mais representativos de toda América Latina no que se refere ao Naturismo organizado a partir da Federação Internacional e da Brasileira de Naturismo. Agora é hora de arregaçar as mangas, mesmo que estajamos nus e nuas, é o momento de congregar forças em prol da realização do evento, que ele seja um espelho de nossas realizações nesta década inteira dedicada ao Naturismo amazônico. Estamos na luta e sabemos que não será fácil, mas nada foi fácil até aqui, e sempre superamos as adversidades, mesmo nos momentos de maior fragilidade do grupo e da própria FBrN, e demos a volta por cima, cientes que este caminho do Naturismo responsável, que não pensa apenas na quantidade, mas na qualidade dos Naturistas, é a reta segura que devemos traçar. Até aqui já realizamos mais de 130 encontros(Ufa!), e a base de nosso grupo está cada vez mais sólida e crescendo a cada encontro.

O III ENNN ocorre nos dias 18 e 19 de outubro de 2014, até lá estaremos divulgando OS ELOS DO NATURISMO, premissa básica dos dois encontros anteriores, ocorridos em Tambaba e Massarandupió, e que vamos dar continuidade aos elos, o lema do encontro, que aposta na integração espiritual dos seres, congregando todas as crenças e humanismos necessários em nossa convivência, e as habituais reuniões de trabalho, onde as decisões alcançam o âmbito político da FBrN e as ideais são colocadas pelas associações dos outros estados do Norte e Nordeste, todas com representantes que já confirmaram suas presenças em nosso evento de outubro. AGORA É HORA DO TRABALHO. JUNTOS FAREMOS UM III ENNN MEMORÁVEL na história do Naturismo Brasileiro! Viva o Naturismo!

Para reflexão e debate de ideias

“...o choque, afinal, sempre esteve presente na arte e na cultura. Seu alcance, porém, parece ter se limitado nestes dias em que o escândalo se tornou uma necessidade(mercadológica, inclusive) e um fetiche. As encenações públicas do grupo feminista Femen são um bom exemplo: as moças ucranianas de seios desnudos foram uma novidade quando surgiram na fauna militante, em 2008. Depois, tornaram-se algo pitorescas, e hoje parecem só mais um elemento da paisagem. Para reavivar a polemica, precisam recorrer ao ultraje mais direto: não basta a rua, é preciso levar a nudez ao interior de igrejas, como fizeram no ano passado na Catedral de Notre-Dame, em Paris. A causa das moças, afinal, parece ser o que menos interessa: importa apenas o gesto pueril de escrever um slogan incendiário no corpo despido. Felizmente, no mundo adulto, ainda existe um Lars Von Trier para desvendar esta chocante verdade: NUDEZ NEM SEMPRE É LIBERTAÇÃO”.

( Trecho do artigo A Respeitável Arte do Choque, de Jerônimo Teixeira, que trata sobre o filme Ninfomaniáca, de Lars Von Trier)

Diretoria do Graúna

Jorge Bandeira – Presidente

Vice- Iran

Tesoureiro- Joel

Diretor de Ética – Roberto

Diretor de Esporte – Vinícius

Diretora de Cultura e Divulgação: Waldnely

Presidente da FBrN: Sr. João Olavo

FBrN email:  presidência@fbrn.com.br

Contatos:

jorgebandeiraamaral@hotmail.com

SOBRE O GRAÚNA

a) O QUE É O GRAÚNA-AM?

É um grupo naturista organizado no Amazonas (Manaus), afiliado à Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), com DEZ anos de atividade.

 b) COMO O GRAÚNA-AM SE REÚNE?

Temos encontros regulares em sítios e residências, onde podemos praticar o Naturismo com segurança.

 c) O NATURISMO DO GRAÚNA-AM TEM ALGUM APOIO OFICIAL?

 Sim, somos filiados à Federação Brasileira de Naturismo(FBrN), entidade nacional que congrega todas as áreas e instituições de Naturismo no Brasil.

 d) COMO POSSO PARTICIPAR DO GRAÚNA-AM?

Você deve nos contactar e solicitar uma entrevista, só a partir daí que você poderá ser aceito em nossos encontros, conhecendo melhor nosso CÓDIGO DE ÉTICA e contribuindo para a manutenção do GRAÚNA-AM.

 e) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PRAIAS PÚBLICAS DE NATURISMO EXISTENTES NO BRASIL?

As principais são: Praia do Pinho (SC), Tambaba (PB), Abricó (RJ), Galheta (SC), Massarandupió (BA), P. Brava (RJ), Barra Seca (ES).

f) EXISTE ALGUMA RESTRIÇÃO PARA FAZER PARTE DO GRAÚNA-AM?

Não, desde que cumpra de forma integral ao que consta em nosso CÓDIGO DE ÉTICA NATURISTA, e assine nosso TERMO DE ADESÃO E COMPROMISSO qualquer pessoa será bem vinda aos nossos encontros.

g) QUEM  PARTICIPA  DO GRAÚNA  HOJE?

Famílias, Jovens,, religiosos, profissionais liberais, engenheiros, advogados, professores, profissionais da área de saúde, psicólogos, , artistas, pesquisadores,

h) O QUE ACONTECE NOS ENCONTROS DO GRAÚNA-AM?

É um ambiente familiar, confraternizamos, praticamos esportes, nos divertimos muito e temos um contato total com a natureza através do NATURISMO.

CÓDIGO DE ÉTICA DO NATURISMO

 A PARTIR DA DEFINIÇÃO DE PRÍNCIPIOS DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE NATURISMO, EM CONJUNTO COM AS NORMAS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NATURISMO, ACATADA PELO GRAÚNA-AM COMO GRUPO AFILIADO A ESTAS INSTITUIÇÕES DIRIGENTES DO NATURISMO OFICIAL BRASILEIRO, SEGUIMOS AS SEGUINTES REGRAS DE RESPEITO MÚTUO E DE BOA CONVIVÊNCIA ENTRE NOSSOS ASSOCIADOS:

ADOTAMOS INTEGRALMENTE A NUDEZ EM NOSSOS ENCONTROS;

PROCURAMOS USAR TOALHAS E SIMILARES NOS ASSENTOS PÚBLICOS;

ESTIMULAMOS, ATRAVÉS DA DISCRIÇÃO, RESPEITO E AMABILIDADE, AOS VISITANTES QUE, AINDA NÃO ADEPTOS DO NATURISMO, SINTAM-SE À VONTADE PARA SE INICIAREM NESTA PRÁTICA DA NUDEZ COLETIVA;

PRESTAMOS AUXÍLIO, SEMPRE QUE POSSÍVEL E SOLICITADO POR OUTRO NATURISTA;

RECEBEMOS COM SIMPATIA E ACEITAÇÃO QUALQUER TENTATIVA RESPEITOSA DE APROXIMAÇÃO, PARA TRAVAR CONHECIMENTO DE QUALQUER PESSOA QUE ASSIM O DESEJAR;

RESPEITAMOS OS ESPAÇOS E OU PRIVACIDADE DESEJADOS POR OUTROS NATURISTAS NAS ÁREAS UTILIZADAS PELOS MESMOS.

 

AS ATITUDES ABAIXO FEREM A ÉTICA NATURISTA DO GRAÚNA E ESTARÃO SUJEITAS À ADVERTÊNCIA OU EXCLUSÃO DO ASSOCIADO OU VISITANTE DO CONVÍVIO ENTRE OS NATURISTAS DO GRAÚNA:

 

CIRCULAR NA ÁREA NATURISTA USANDO ROUPA. , EXCETO QUANDO RAZÕES DE HIGIENE, SAÚDE OU CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS DESFAVORÁVEIS (MENSTRUAÇÃO) ASSIM O ACONSELHEM;

AGIR DE MANEIRA DESRESPEITOSA OU AGRESSIVA COM QUEM QUER QUE SEJA, EM QUALQUER SITUAÇÃO;

PRATICAR OU INSINUAR ATOS DE CARÁTER SEXUAL OU OBSCENO;

FOTOGRAFAR, GRAVAR OU FILMAR QUALQUER INDIVÍDUO OU GRUPO, SEM PERMISSÃO DESTES OU DA ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO LOCAL;

CONSTRANGER OUTROS NATURISTAS COM GESTOS, PALAVRAS OU ATITUDES QUE TENHAM CONOTAÇÃO SEXUAL OU OUTRAS QUE DENOTEM FALTA DE CONDUTA OU RESPEITO;

PRATICAR JOGOS OU OUTRAS ATIVIDADES EM LOCAIS QUE POSSAM INTERFERIR NA TRANQUILIDADE ALHEIA;

UTILIZAR INSTRUMENTOS SONOROS DE FORMA QUE POSSA INTERFERIR NA TRANQUILIDADE ALHEIA;

SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS EM LOCAIS OU CONDIÇÕES INAPROPRIADAS;

EMBRIAGAR-SE OU FAZER USO DE DROGAS ILÍCITAS, PREJUDICANDO A HARMONIA DO GRUPO;

DEIXAR LIXO FORA DOS LOCAIS APROPRIADOS;

PRATICAR QUALQUER ATO QUE VENHA PERTUBAR A BOA CONVIVÊNCIA, NOMEADAMENTE AS QUE RECORRAM A ATITUDES EXIBICIONISTAS OU PROVOCATÓRIAS;

CONTRIBUIR PARA A DETERIORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE;

AGREDIR, SOB QUALQUER FORMA, A FAUNA E A FLORA NATURAL NA ÁREA NATURISTA UTILIZADA E EM SUAS ADJACÊNCIAS.

 

(enviado em 19/01/14 por Jorge Bandeira)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.