') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°157 - Dezembro de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

Vereador apresenta projeto para liberar 'topless' nas praias
Se aprovada, proposta pode ser regulamentada pelo prefeito

Paloma Savedra

Rio - O vereador Elton Babú (PT) apresentou, nesta quinta-feira, projeto de lei na Câmara Municipal que autoriza o 'topless' nas praias do Rio, no trecho entre o calçadão e o mar. O parlamentar contou que tomou conhecimento da proibição após ler reportagem em O DIA publicada nesta quinta. "Não fazia ideia de que era proibido. Descobri lendo o jornal. Se a mulher expõe os seis para amamentar, por que não fazer o mesmo para tomar sol?", disse Babú.

A proposta tramita nas Comissões Permanentes da Casa. Se aprovada, necessitará da regulamentação do prefeito Eduardo Paes.

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2013-12-05

(enviado em 6/12/13 por Airam S. Santos


Jogadoras posam nuas para calendário beneficente

Atletas são fotografadas apenas de meias e chuteiras em espaços da Universidade de Oxford, na Inglaterra

As jogadoras de rugby da Universidade de Oxford, na Inglaterra, posaram nuas para um ensaio fotográfico que irá estampar um calendário. O dinheiro arrecadado com as vendas será revertido para uma campanha da própria universidade sobre doenças mentais, a Oxford 'Mind Your Head'.

As fotos foram tiradas no campo de rugby, na academia e na biblioteca, com as atletas vestindo apenas meias e chuteiras. O calendário está à venda na internet por dez libras, cerca de R$ 38,00. No ano passado, o ensaio foi feito pelos jogadores do time masculino.

Para a presidente do time, Elizabeth Dubois, o ensaio, além de caridade, é uma oportunidade para desmitificar um estereótipo das atletas de rugby.

- Quando você joga o rugby feminino as pessoas já fazem uma imagem de você e estamos tentando acabar com isso. Temos garotas de todos os tamanhos e biotipos e que estão inscritas nos mais variados cursos na universidade - explica Dubois ao jornal britânico Daily Mail.

Fonte: http://www.ahebrasil.com.br/noticias

Mais fotos: http://www.ahebrasil.com.br/noticias/2013

 

(enviado em 3/12/13 por Airam S. Santos)

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 30 de novembro de 2013

Andar pelado não é um direito, decide corte inglesa

Por Aline Pinheiro

A liberdade de expressão não abrange o direito de andar pelado em público. Foi assim que decidiu a Corte Superior da Inglaterra ao multar um britânico que insiste em vagar pelas ruas sem roupa. Os juízes consideraram que a nudez é ofensiva e perturba a paz social.

Há cerca de 10 anos, o britânico Stephen Gouch circula pelas cidades do Reino Unido pelado. Ele usa apenas alguns acessórios para dar um toque no visual. Geralmente um chapéu, um lenço no pescoço, botas e meias para proteger os pés. E é só. O resto do corpo, faça sol ou faça chuva, fica exposto para quem quiser ver.

Gouch já foi preso algumas vezes pela sua nudez. Em todas elas, deixou claro que não iria se vestir. Defendeu sempre que a maneira de se vestir — ou deixar de — faz parte da liberdade individual de cada um. Mais ainda: no seu caso, disse, é uma forma de expressão.

A ousadia fez com que, em março deste ano, ele fosse condenado a pagar uma multa de mil libras (cerca de R$ 3,5 mil). Ainda assim, Gouch não se intimidou. Pelado, resolveu apelar à Corte Superior da Inglaterra em defesa do seu direito de circular pelas ruas da maneira como quiser.

O principal argumento apresentado por Gouch foi o artigo 10º da Convenção Europeia de Direitos Humanos. O dispositivo garante a liberdade de expressão de cada um e permite que ela seja restrita apenas em alguns casos, sempre com previsão expressa em lei.

No Reino Unido, não existe nenhuma lei que impeça expressamente alguém de andar pelado. Uma lei sobre ordem pública de 1986, no entanto, considera infração qualquer comportamento ameaçador, abusivo ou que insulte outras pessoas. Foi com base nessa lei que Gouch foi condenado.

A Corte Superior analisou um a um os argumentos do britânico, mas rejeitou todos. De acordo com os juízes, a nudez é tão ofensiva que algumas testemunhas relataram ter ficado assustadas e chocadas ao ver Gouch pelado pelas ruas. Outras afirmaram terem se sentido ameaçadas e obrigadas a mudar de caminho para não mais cruzar com o transeunte nu.

Para os juízes, a nudez quebrou a paz social. Gouch sabia disso e, ainda assim, escolheu andar pelado. A corte ainda afastou a argumentação dele de que a nudez é aceita em alguns lugares, como reservas naturalistas e praias de nudismo. É que, nesses lugares, há avisos suficientes sobre a prática e quem se incomoda pode evitar passar por eles. Já nas vias públicas, sem qualquer aviso, não.

Fonte: http://www.conjur.com.br/

(enviado em 6/11/13 por Joaquim Salles


Recorde nudista

Mais de 800 naturistas se reuniram na praia de Haulover, em Miami (EUA), no domingo 3 de novembro, para tentar bater o recorde mundial de maior banho de mar coletivo em uma praia de nudismo do mundo. "O evento registrou 805 pessoas na água, embora mais de mil de pessoas tenham ido à praia como espectadores", disse Richard Mason, presidente da Associação de Praias Livres do Sul da Flórida, organizadora do evento, à agência Efe. Este novo recorde ainda precisa ser reconhecido e certificado oficialmente pelos diretores do Guinness

Leia mais em: http://zip.net/bklnR2

 

(enviado em 5/11/13 por Airam Santos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.