') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°157 - Dezembro de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 30 de novembro de 2013

I Jogos Paulistas Naturistas

Naturistas de várias partes do Brasil se reúnem em sítio para praticar esportes

por Pedro Ribeiro*

 

Juvenal Dominicis, presidente do Rincão Naturista, abre oficialmente os I Jogos Paulistas Naturistas

Um feriadão de sol, temperaturas quentes durante o dia e amenas durante a noite. Só não foi mais perfeito porque o último dia foi de chuva. Mas quem se importou? Com sol ou com chuva os 60 visitantes do Clube Rincão Naturista, no final de semana de 15 de novembro, participaram de alguma forma dos primeiros jogos naturistas paulistas, competindo ou torcendo.

 

Organizado conjuntamente com três associações naturistas do estado de São Paulo, o NIP (Naturistas do Interior Paulista), do SPNAT (Naturistas da Grande São Paulo), e do Clube Rincão Naturista além da EcoMar Viagens e Turismo, o evento despertou grande interesse das mídias não naturistas que enviaram equipes para cobrir o acontecimento: o portal UOL e a Rede Record passaram dois dias reportando e filmando tudo o que viam. Mas mesmo com tanto tempo de convivência com os naturistas, eles não quiseram tirar as roupas. Azar o deles.

 

A bela propriedade recebeu naturistas de várias partes do Brasil

A data para a realização dos jogos foi para coincidir com as comemorações de 20 anos de fundação do Clube Rincão Naturista, uma das áreas mais antigas do Brasil. O clube funciona dentro de uma fazenda de gado leiteiro. Em volta das instalações de lazer (piscina, quadras esportivas, áreas de camping, restaurante salão de jogos) há dezenas de casas e chalés que são propriedades particulares, habitadas por famílias de naturistas que moram direto no local ou vêm passar os finais de semana. Tudo isso cercado por muitas árvores que fazem parte da Mata Atlântica, muitos e diversos pássaros que despertam todos pelas manhãs, além dos habitantes dos lagos, que à noite fazem uma grande sinfonia com seus coaxares harmoniosos, que ajudam até a dormir melhor.

 

A presença de Alexandre Tsanaclis

 

Alexandre Tsanaclis foi um dos fundadores do Clube Rincão Naturista

O Rincão Naturista foi fundado por Alexandre Tsanaclis, que comprou a fazenda e aos poucos a transformou neste lindo condomínio naturista. Depois de alguns anos sob sua administração, Alexandre foi morar no Canadá, juntamente com sua família. De vez em quando vem ao Brasil ver como está a situação do empreendimento que concebeu e realizou. Este é um dos momentos. Veio especialmente para a comemoração dos 20 anos do clube com a esposa e alguns amigos canadenses.

 

Em entrevista exclusiva ao jornal OLHO NU, Alexandre contou que a prática do Naturismo no Canadá é mais tranquila, há muitos lugares e pouquíssimas pessoas com comportamentos anti-naturista. O único senão é que, apesar de haver uma grande variedade de praias para a nudez total, são poucos os momentos por ano que se pode desfrutar dessa liberdade ao ar livre por causa das temperaturas desencorajadoras. Lá qualquer 15° positivos, com sol, já há gente nua nas praias, declara. As praias têm associações naturistas que ajudam a controlá-las nos finais de semana, mas em todas há a polícia local fazendo patrulhamento todos os dias.

 

Alexandre se "encontrou no Canadá" e não pretende voltar ao Brasil para continuar ou iniciar um novo projeto Naturista. A não ser para as visitas e para cuidar de alguns negócios de família, entre eles o próprio Rincão. E afirmou que está sempre bem informado sobre o Naturismo no Brasil com a leitura das edições mensais do jornal OLHO NU.

 

Os jogos naturistas e os 20 anos do Rincão

 

Voltando aos jogos, eles foram uma espécie de olimpíada, cujas equipes eram formadas por sorteio, independente da origem do jogador, assim naturistas do NIP compunham equipe com naturistas do SPNAT, ou sócios do clube Rincão se juntavam com associados da ANAbricó, e assim por diante.

 

Foram previstas 16 modalidades competitivas, no entanto somente 11 foram realizadas, por falta de competidores nas outras ou por falta de tempo para realizá-las. Mesmo assim o empenho dos participantes era intenso, com direito a discussão com juízes quando a pontuação não era lá muito favorável. Os vencedores receberam medalhas de "bronze", "prata" e "ouro" de acordo com suas classificações.

 

O caminho para a cachoeira tinha estrada, trilhas leves e trilhas pesadas.

Fora as competições outras atrações fizeram parte do final de semana dos esportistas. O tradicional passeio à cachoeira foi muito concorrido por um grande número de interessados. A caminhada pelas trilhas leves a pesadas até chegar ao e voltar do intento é uma atração à parte por causa da diversidade da flora e da constatação de que o ar naquela região é puríssimo. Na volta o grupo teve que enfrentar um grande "perigo": uma manada de vacas ocupava o caminho e houve uma luta para descobrir quem estava mais apavorado, os naturistas ou as vacas.

 

Juvenal foi o mestre de cerimônias da festa comemorativa do aniversário do Rincão

A festa comemorativa dos 20 anos do Rincão foi no sábado à noite, iniciada por uma emocionante exibição de slides que deixaram os associados mais antigos prontos para as lágrimas. Depois foi a vez do bolo de aniversário, cortado após o infalível "parabéns prá você". Em seguida a festa dançante com músicas de todas as épocas. Enquanto isso ainda rolavam competições na sala de jogos, como a do Tênis de mesa e do jogo de damas.

 

O jogo Ringo é novidade no Brasil

Voltando um pouco ao tempo, na sexta-feira primeiro dia das competições esportivas, as modalidades disputadas a partir da tarde foram vôlei e primeiras semi-finais do ringo - esporte importado jogado em duas duplas adversárias com duas argolas por cima de uma rede e, já à noite, o pebolim (futebol totó).

 

Shuffleboard é outro jogo novo no país, mas já tem até federação de jogadores por aqui

 

 

No sábado as competições ficaram por conta do shuffleboard, outro esporte importado disputado em uma quadra com numeração, e oito placas de ferro que precisam ser empurradas com varas especiais para o outro lado da quadra; torneio de pesca, cujos peixes pescados no lago com vara e anzol eram devolvidos logo após a captura e a contagem; natação; golfe (que não contou pontos); pintura corporal; a final do ringo; ping-pong e sinuca infantis; tênis de mesa e jogo de damas.

 

No domingo chuvoso as únicas modalidades disputadas foram o jogo de dardos, ao ar livre e jogo de bilhar para adultos.

 

Os organizadores   

 

Neucedir Valério, diretor gerente da EcoMar Viagens e Turismo, avaliou de forma bastante positiva o evento, embora tenha enfrentado dificuldades iniciais como a baixa procura e "a mania que o brasileiro tem de deixar tudo para cima da hora", a expectativa era a de ter cerca de 80 pessoas pagantes, mas somente 47 efetivaram a compra e compareceram. As demais foram moradoras do próprio Rincão que participaram.

 

Samuel Oliveira, do SPNAT e Renata Freire, do NIP também na organização do evento

Samuel Oliveira, do SPNAT, foi outro organizador e idealizador do evento. Considerou o resultado também positivo, mas confessa que foi muito cansativa a preparação dos jogos. Ele se baseou nas Olimpíadas naturistas organizadas no ano passado aqui mesmo no Rincão, mas quis fazer algo menor, que permitisse às pessoas participarem dos jogos e também terem tempo de curtir o próprio espaço do clube. O planejamento começou no mês de julho. Após um mês e meio de reuniões já tinham a programação completa. Samuel pondera que nem todo mundo tem vontade de participar de algum tipo de jogo, o que ocasionou uma certa dificuldade para reunir competidores para algumas modalidades, as quais deixaram de ocorrer.

 

Renata Freire, do NIP e membro do Conselho maior da FBrN, concorda com os outros dois organizadores de que o número de pessoas tenha ficado abaixo do esperado, no entanto achou que esse fator foi melhor porque possibilitou que as pessoas se conhecessem mais, diferente das Olimpíadas Naturistas que foi muito corrido. Revela, inclusive, que recebeu muitos elogios pela organização e realização do evento.

 

obs: imagem extraída de vídeo

Simone Rodrigues da Ecomar e associada do SPNAT há pouco mais de um ano esperava mais público e mais participação dos presentes, mas achou o evento bem-estruturado. Achou que tenha faltado mais divulgação. Ela recentemente começou na área do turismo e já foi logo para o turismo naturista, que tem uma dificuldade maior em ralação ao turismo têxtil, porque o grupo não é tão grande impossibilitando uma gama maior de possibilidades. Além disso para quem ainda não é iniciado é necessário deixar bem claro que Naturismo não é sacanagem, pois há aqueles que procuram com uma visão totalmente deturpada. Ela gostaria de encaixar o turismo naturista oficialmente dentro do turismo no Brasil, como acontece com o turismo GLS ou de terceira idade.

 

Pedro Ribeiro, editor do jornal OLHO NU e Juvenal Dominicis, presidente do Rincão Naturista

Juvenal de Dominicis, o atual presidente do Clube Rincão Naturista achou que o evento foi um sucesso por ter recebido muitos elogios dos visitantes. E que tudo estava muito bom: o tempo, os jogos, a festa. Ele chegou no Rincão quase dois anos depois de sua fundação. Descobriu a fazenda numa visita que fazia à praia do Pinho, em Santa Catarina. Considera que neste vinte anos o clube evoluiu muito como naturista e está totalmente integrado à federação brasileira e muito bem situado enquanto espaço naturista, tanto em localização como em movimento.

 

"É claro que a gente tem vontade sempre de melhorar e crescer, de fazer mais benfeitorias no clube e fazer mais eventos, que são o que marcam a existência do Rincão no cenário nacional" declara.

 

Agora o Rincão se prepara para duas grandes festas, que costumam ser muito bem sucedidas. o Réveillon e o Carnaval.

 

Os resultados dos jogos

 

Os resultados das competições foram os seguintes:

 

Vôlei, equipe de seis pessoas cada de diversas entidades, bronze: Aldo, Lucy, Júlio, Victor, Pedro e Renata. Prata: André, Aquiles, Stéfany, Juvenal, Fernando e Oduvaldo. Ouro: Fábio, Manfredo, Zé Mário, Alex, Julian e Lemonour.

 

Pebolim, dominado pelo Rincão: bronze: Alex e Gelton. Prata: Julian e Marcelo Barbosa. Ouro: André e Juvenal.

 

Pescaria: Bronze: Arnaldo da Anabricó. Prata: Paulo do NIP. Ouro: Fernando do SPNAT.

 

Shuffleboard: bronze: Luiz Cláudio, de Tambaba. Prata: Alex, do Rincão. Ouro: Michael, do Rincão.

 

Natação em dupla: bronze: Arnaldo, da ANAbricó com Levy, do SPNAT. Prata: Sérgio, do NIP e André, do Rincão. Ouro: Júlio, do SPNAT e Luiz Cláudio, de Tambaba.

 

André (à direita), medalha de ouro do tênis de mesa e seu pai Juvenal

Ringo: bronze: Patrícia, do SPNAT e Gelton, do Rincão. Prata: Levy, do SPNAT e Fábio, do NIP. Ouro: André e Juvenal, ambos do Rincão.

 

Tênis de mesa: bronze: Gelton, do Rincão. Prata: Júlio do SPNAT. Ouro: André, do Rincão.

 

Jogo de Damas: bronze: Paulo, do NIP. Prata: Oduvaldo, do SPNAT. Ouro: Marcelo Freire, sem associação.

 

Paulo do NIP (à esquerda) foi a "tela" vencedora da Pintura corporal.

Pintura corporal, somente uma premiação: a dupla Nip/Rincão foi a vencedora.

 

A competição infantil foi mesclada entre algumas modalidades, tendo recebido as medalhas de acordo com a pontuação final. Bronze: Levy, do SPNAT. Prata: Danilo, do Rincão. Ouro: Luís Fabiano, do Rincão.

 

A competição infantil foi à parte com provas que forma pontuadas separadamente. O vencedor foi o que acumulou maior número de pontos nas competições.

 

 

 

Jogo de Dardos: bronze: Levy, do SPNAT. Prata: Claudinei, da ANAbricó. Ouro: Michael, do Rincão.

 

Sinuca, somente duas colocações: Prata: Arnaldo, da ANAbricó. Ouro: Zaqueu, sem filiação.

 

*editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Novembro de 2013

 

Em breve: Os Fatos em fotos


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.