') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°155 - Outubro de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

II ENNN - Espiritualidade e interação

Os elos do Naturismo

por Pedro Ribeiro*

A Ecovila da Mata e a praia de Massarandupió, no município de Entre Rios, litoral Norte da Bahia foram o cenário, entre os dias 10 e 13 de outubro, de mais uma vivência naturista ímpar. Sem medo de parecer repetitivo, o evento promovido pelas duas instituições naturistas baianas foi uma festa de congraçamento, de paz, harmonia e interação dos mais de 70 participantes que lotaram as dependências da Ecovila e de algumas pousadas da região.

Valdo Andrade (à esquerda) e Marisa Fraga (à direita) receberam os naturistas de maneira carinhosa

Valdo Andrade e sua esposa Marisa Fraga, proprietários da área naturista recém-inaugurada, e Miguel Calmon, mesmo combalido por motivos de saúde, presidente da AbaNAT, Associação baiana de Naturismo, receberam com muito carinho e atenção os naturistas oriundos de diversos pontos do país, que se misturaram aos que vieram dos estados do Norte e do Nordeste, alvo principal do encontro.

O objetivo do encontro foi o de discutir, aprimorar ou ratificar a Carta de Tambaba, documento resultante do I Encontro Naturista Norte Nordeste, ocorrido há um ano na famosa praia do Nordeste. Para isso foram organizados grupos de debates com integrantes das associações naturistas nordestinas e nortistas que chegaram ao texto final apresentado no último dia, 13 de outubro, na praia de Massarandupió.

Uma imensa teia foi construída durante a reflexão da manhã de domingo, representando a a interdependência de todos os naturistas.

Embora este evento faça parte do calendário oficial da Federação Brasileira de Naturismo, não tem caráter deliberativo para normas que afetem todas as instituições afiliadas em todo o Brasil.

Os organizadores apresentaram como tema a espiritualidade e sua relação com o ser humano, evocando os quatro elementos da natureza: o fogo, a água, a terra e o ar. Para cada um deles houve, a cada dia, um momento de reflexão, quando os naturistas em roda e de mãos dadas buscavam expressar seus sentimentos em relação a estes elementos e correlacionado-os com o Naturismo. Foram momentos mágicos e de muita emoção que ajudaram a ajustar ainda mais os elos entre nós.

Julíndio Macuxi dá depoimento sobre sua experiência no Naturismo brasileiro

Nos momentos de reunião de trabalho houve muitos depoimentos emocionados, como o de Miguel Calmon relatando sua luta incansável pela implementação do Naturismo naquela região, ou de Julíndio Macuxi, integrante do Movimento NU, contando sua história de ingresso no Naturismo e de como do Acre foi parar em Tambaba, ou ainda da tesoureira da Sonapa (Sociedade Naturista do Pará), contando sua experiência de iniciação no Naturismo há apenas um ano e que já está defendendo uma instituição organizada. Jorge Bandeira, do Graúna (Grupo Amazônico União Naturista), defendeu brilhantemente a bandeira (sem trocadilhos) de que os índios são os primeiros naturistas do Brasil, mas que estão praticamente aculturados. Estes depoimentos e outros igualmente emocionados ajudaram a construir o documento final do encontro.

Também foi neste encontro de trabalho que Julíndio, cantando acompanhado de seu violão, lançou de forma descontraída e divertida a música de sua autoria, que relata seus sentimentos em relação a sua condição de naturista e as opiniões de outras pessoas fora do movimento.

Enquanto os representantes do Norte e Nordeste se reuniam, os demais participavam de um bate-papo informal com o presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés e com nome consagrado do Naturismo nacional, Celso Rossi.

Comunidade e naturistas se divertiram no samba de roda na pousada Quinta das flores

A abertura oficial do Encontro ocorreu na tarde sexta-feira, 11 de outubro, embora já desde o dia anterior as atividades já haviam começado. Áurea Mércia Costa Pinho e Silva, secretária de turismo do município de Entre Rios, onde se localizam a praia de Massarandupió e a Ecovila da Mata, prestigiou o evento naturista e esteve presente na abertura oficial e no evento ocorrido na pousada Rio e Mar, que será relatado adiante.

As crianças presentes puderam se divertir muitíssimo com os banhos de lago, a cama elástica e os diversos jogos animados por Guilherme Barcelos, tesoureiro da FBrN que teve a função de organizar o lazer durante o II ENNN.

Na noite de sábado o lançamento de novo livro de Evandro Telles (à direita) foi uma das atrações

As noites de sexta-feira e de sábado foram animadas respectivamente por Samba de roda na pousada Quinta das flores, onde os naturistas e os moradores do local confraternizaram com muita dança e festa. No sábado a festa foi na pousada Rio e Mar, com o coquetel de lançamento do livro de Evandro Telles "Naturismo - um corpo não fragmentado"; o lançamento do livro "Pelados pela Europa" da editora Brasil naturista, feito por Glacy Machado e a apresentação da peça "Ara Watasara - Máscaras ancestrais", adaptação do texto de autoria de Plínio Marcos, encenada por Jorge Bandeira, momentos de muita emoção. A noite terminou com muita cantoria e violão tocado por Celso Rossi, Julíndio Macuxi e Rogério Silva, com apoio de vários cantores improvisados, em coro ou em solo.

Após a leitura da Carta de Massarandupió os naturistas posaram apara a foto final

O domingo foi de confraternização na praia de naturismo. O Sol resolveu brilhar forte e o dia inteiro, deixando-nos desfrutar tanto das águas agitadas do mar quanto das águas quentes do rio que passa por trás das dunas da praia. O Visual lindíssimo encerrou com chave de ouro o II Encontro Naturista Norte Nordeste, cuja terceira edição daqui a um ano será em Manaus. Valdo Andrade leu a Carta de Massarandupió, documento então elaborado neste encontro.

*Editor do jornal OLHO NU.

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

Leia mais:

Artigo de Evandro Telles sobre o II ENNN

Em breve: os fatos em fotos

Blog da Prefeitura de Entre Rios

 

(enviado em 15/10/2013)


Imersão e Vivencia de Massagem Tântrica na Natureza

Dias : 13, 14 e 15 de setembro

Relaxando, respirando, silenciando e vivenciando a natureza e a Massagem Tântrica.

Esse é o convite para que possamos vivenciar a nossa própria natureza, em um lugar seguro, criando novos relacionamentos internos, com o outro e com o sagrado.

Iremos para de um local de beleza, silêncio e harmonia.

Natureza Pura e Forte com Mata Atlântica no Eco Parque da Mata que fica em Massarandupió.

Vamos de forma relaxada, respirar, meditar, praticar yoga, passear, tomar banho de água natural, fazer uma desintoxição, em todos os sentidos. Alimentação vegetariana e orgânica no estilo slow food. Teremos fogueira, contos, danças e canções de louvor e amor a vida.

Um momento de integração e celebração com a natureza.

Imersão é estarmos em profundo mergulho. E Vivencia, são métodos que nos levam a estar em estado de presença no aqui e agora em harmonia conosco e com o universo.

O que é Tantra?

Uma filosofia ancestral que versa sobre conduta e estilo de vida. A palavra Tantra é derivada das expressões Tanoti, expansão, união e Trayati consciência.Tantra é Expansão da Consciência.

Massagem Tântrica

São toques suaves sobre a pele de forma ritmada, sutil e amorosa que equilibra e libera reações hormonais e psicológicas. As endorfinas que trazem a sensação de felicidade, elevando o prazer de viver e intensificando a percepção sensorial. O estrogênio e a testosterona são verdadeiras fontes de energia. A arte do toque transforma e revoluciona é um caminho de conexão ao Divino.

Damar Marvid ( Ma Deva Sheri) – Aprendiz na Arte de Anfitriar , desenvolve estudos e pesquisas nas Ciências Ancestrais nos cuidados com a saúde, espiritualidade e bem estar humano, buscando tecnologias e metodologias que possam devolver ao ser humano a sua própria natureza, a capacidade de viver com plena autonomia, consciência e harmonia consigo e com o meio ambiente, Especializou-se em Consciência e Educação,ISEO; Licenciatura em Educação Artística, UFPB, Bacharelado em Cênicas, UFBA. Coordena e é professora de Ayurveda e das Terapias Corporais Indianas do Prana Dhama, Prepara Casais para a concepção, gestação, parto e pós parto; Curso de Tantra para Mulheres e Massagem Tântrica para Casais Yoga Livre – Svatantria Yoga; Renascedora e Consteladora. Na Índia se especializou em Panchakarma , em Preparações de Remédios Ayurvédicos e Terapias Corporais Indianas (Shirodhara, Navarazzihi; Udvartana; Abhyanga; Garbhini Abhyanga, Kalari Massagem). Deeksha Giver- Oneness University; Yoga Massagem Ayurvédica com a Mestra Indiana Kusum Modak. Realiza cursos em algumas cidades do Brasil no intuito de cultivar o bem estar, auto conhecimento a paz entre todos.

Programação:

Dia 13 de setembro

17h - Chegada, Acolhimento e Reconhecimento.

Momento de cada um tomando seus lugares e juntos

Criar o Círculo de apresentação.

18h - Roda do alimentos

20h - Fogueira, canções, contos e historias de amor na Lua Crescente.

23h - Recolhimento

14 de setembro

06h - Contemplação – Yoga a Dois.

07h - Silencio, café da manha

09h - Criando conversas significativas sobre o Tantra e a força criativa da Sexualidade

11h - Ampliando Espaço de Consciência de si mesmo através da Respiração,
Giro Tântrico e Relaxamento

12:30h - Silencio e almoço.

15h - O Mergulho para a Intimidade – primeiro me reconheço e depois me relaciono com o outro. O toque.

18h - O Jantar – Vivencia de exploração dos sentidos.

20h - Filme – Sexo por Compaixão

23h - Recolhimento e Silêncio

15 de setembro

06h - Meditação, contemplação e Deeksha, Benção da Unidade.

07 h - Desjejum, Silencio

09h - Criando o Espaço Sagrado Escolhas de óleos com aromaterapia.

11h - A Respiração, o Toque e o Som.

12:30h - Almoço

14h - A Entrega, troca de Massagem Tântrica.

18h - Encerramento.

 

Inscrições e Informações:

Tel.: 71 3374-1459 / 9247-2946 (Tim) - Damar Marvid

71 3374 1336 / 8828-7832 (Oi) - Leiloka

E-mail: damarmarvid@hotmail.com / pranadhama@yahoo.com.br

Local: Eco Parque da Mata

BA 520 Km 02, 48180000 Entre Rios, Bahia

Estrada de ligação Linha Verde e Entre Rios, Km 2( vindo de Salvador, entrar e a esquerda no Km 88,5 da Ba 099 Linha Verde logo após ao Posto de Gasolina BR, para seguir pela Ba – 520) - Matuim/ Massarandupió, Entre Rios, Bahia.

Obs. Podemos ver as pessoas que vão com carro e podemos criar a carona solidária. Daí todos contribuem com a gasolina.

“Tem momentos que a Vida pede um pouco mais de calma de alma”

A vida é tão rara!

ॐ Sheri Damar Marvid ॐ


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.