') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°154 - Setembro de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

Vereadora do Rio de Janeiro apresenta moção oficial na Câmara pelos 60 anos da INF

Vereadora Laura Carneiro, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, apresentou no dia 18 de setembro uma moção de congratulações pela passagem do 60º aniversário da Federação Internacional de Naturismo. No texto, transcrito integralmente abaixo ela declara o apoio à prática do naturismo no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro. 

"Requeiro à Mesa Diretora na forma regimental, seja incluída Moção de Congratulações a INTERNATIONAL NATURIST FEDERATION pela passagem de seu 60º aniversário, nos anais desta Casa de Leis.

A referida federação reúne em todo o mundo, praticantes do naturismo. A cidade do Rio de Janeiro tem uma praia oficialmente reconhecida como a nossa praia do naturismo, a praia de Abricó, localizada no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, que cumpre as normais internacionais de naturismo na praia. Também este ano, no mês de setembro, comemora-se os 10 anos de liberação judicial da praia de Abricó para o naturismo.

Vereadora Laura Carneiro

Em 1974, em congresso realizado na França, assim foi definido o naturismo: “modo de vida, em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática de nudez social, com a intenção de encorajar o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente.”

Por sempre acreditar na liberdade do poder de escolha das pessoas e ser totalmente contra qualquer atitude preconceituosa, primando sempre pela democracia e respeito a todas as formas de expressão, apresentei o projeto de lei nº 226/2013, que “Dispõe sobre a prática do naturismo na praia do Abricó, no bairro Recreio dos Bandeirantes”. Esta foi uma forma de apoio ao movimento com características mundiais, garantindo e fixando normas, protegendo seus adeptos e frequentadores.

Por entender ser justa a homenagem, solicito que a INTERNATIONAL NATURIST FEDERATION seja agraciada com esta Moção de Congratulações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro."

Plenário Teotônio Villela, 18 de setembro de 2013

Laura Carneiro

Vereadora

 

(enviado em 19/09/13 por Marcos Quintanilha)

A partir deste ponto republicação das matérias apresentadas originalmente na seção "NATNotícias" do jornal OLHO NU,  entre 1 e 31 de agosto de 2013

Caso Colina do Sol: estrangeiros são absolvidos

 

img: Calunia.com.br

Fritz, Bárbara (já falecida) e o filho Douglas em foto de 2011...

O tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Sul divulgou decisão sobre o rumoroso caso de denúncias de abusos contra menores que teriam ocorrido dentro da área naturista Colina do Sol em dezembro de 2007. Pelo inquérito sete pessoas foram réus no processo. Neste dia 19 de agosto passado o tribunal decidiu pela inocência de 5 acusados: três pais de menores supostas vítimas e o casal norte-americano, moradores da Colina do sol na época, Frederic Louderback e Barbara Anner. Os outros dois foram condenados a penas de regime semi-aberto e aberto, mas ainda cabe recurso.

 

Leia a matéria completa clicando aqui

 

Leia mais em Calunia.com.br

 

(enviado em 22/08/13 por Peladistas Unidos)


Relato do LANÇAMENTO DO LIVRO

"NATURISMO - UM CORPO NÃO FRAGMENTADO"

por Evandro Telles

 

Agradeço ao NIP e ao SPNAT, representados por Renata Freire e Paula Duarte, respectivamente, o apoio para realização do lançamento do livro "Naturismo - Um Corpo Não Fragmentado".

 

Roteiro

 

Chegando em Campinas de manhã no dia 09/08, a Renata gentilmente me buscou no aeroporto e, como tive o imprevisto de ter quebrado os óculos, dirigimo-nos a um shopping. Enquanto consertava, aproveitamos para almoçar no local; senti-me o Mister Magoo, não enxerguei nem o meu prato. Depois fomos para a chácara onde o NIP realiza os encontros e cuidamos dos preparativos para o evento na Universidade de Campinas.

 

Foram distribuídos cartazes e panfletos para os alunos que passavam no local e tivemos também curiosos sobre o Naturismo. No mesmo dia resolvi ir para São Paulo onde um primo me aguardava. Obrigado Renata e Paulo.

 

No dia 10/08 fui ao Parque Villa Lobos onde alguns integrantes do grupo SPNAT já estavam me esperando, sendo presenteado com uma caixa de bombons que imitava um livro com a capa do que estava sendo lançado. Os bombons já acabaram, mas a caixa guardarei com muito carinho.

 

Tivemos uma parada para expor o conteúdo dos livros (os primeiros e o que estava sendo lançado). Um momento que foi para mim de muita emoção quando lembrei do texto "Isis - Uma Flor no Congrenat".

 

Resultados

 

Acredito que saí deixando lições, mas o que eles não sabem é que aprendi também e voltei com algumas dúvidas. Quase sempre digo nas minhas palestras, não são as certezas que me faz evoluir e sim as dúvidas, porque me impulsiona a novas descobertas.

 

Uma experiência muito gratificante, já estou com saudades de todos.

 

Obrigado.

 

(enviado em 16/08/13 por Evandro Telles)


Pousada Tambaba Naturista pede desfiliação da FBrN

 

img: Jacques LeMaire

A Associação Naturista da praia de Tambaba continua filiada à FBrN

A pousada que funciona dentro da praia naturista de Tambaba, no litoral sul do estado da Paraíba, pediu, e foi atendida, a desfiliação como integrante da Federação Brasileira de Naturismo no último dia 10 de agosto. Desta forma a entidade não poderá mais receber apoio direto da INF-FNI e FBrN e nem utilizar suas logotipias em seu material de divulgação e marketing.

 

De acordo com a FBrN o referido pedido de desfiliação decorre de análise realizada pelo empreendedor, em consequência de denúncia encaminhada por um naturista da cidade do Rio de Janeiro, portador do cartão INF, que não pode se hospedar na pousada por ser do sexo masculino e desacompanhado de mulher. A pousada conclui não poder assegurar - de forma permanente e geral - o acesso e a hospedagem à Pousada de portadores do Cartão INF desacompanhados (conforme preconizam os normativos da INF-FNI e FBrN), optou, então, pela desfiliação voluntária da Pousada Tambaba Naturista da Federação Brasileira de Naturismo.

 

(enviado em 11/08/13 por presidência da FBrN)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.