') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°154 - Setembroo de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

FBrN nomeia representantes para a festa dos 60 anos da INF

 

A Federação Brasileira de Naturismo - FBrN participará das festividades dos 60 ANOS DA INF-FNI, que acontecerão na França, de 20 a 22/09/2013.

 

Serão seus representantes oficiais o diretor da INF-FNI para Assuntos da América Latina Elias Alves Pereira e o Diretor de Relações Internacionais da FBrN Francesco Giordano. Eles representarão não só a própria FBrN como também organizações naturistas argentinas, chilenas e uruguaias, irmãs e parceiras da FBrN. Os dois representantes serão, portanto, portadores das efusivas felicitações do naturismo latino americano pela passagem dos 60 anos da INF-FNI.

 

(enviado em 5/09/13 por João Olavo Rosés - Presidente da FBrN)


FBrN na estrada novamente! Agora na Europa!

por José R. Tannús*

Posse, em Montoro Inferiori, Itália, do Diretor de Relações Internacionais da FBrN

30 de agosto a 01 de setembro de 2013

Estamos em Montoro Inferiori, onde fomos magnificamente recebidos por Franco Giordano e sua filha Julia. Chegamos dia 30, sexta-feira quando tivemos um almoço, com uma pasta sensacional e um assado de porco, com vinho francês. À noite, cerveja artesanal e queijos, incluindo a original e tradicional mozzarela de búfala. Alias temos que elogiar o Franco e a Julia, que fizeram um verdadeiro show gastronômico nestes três dias aqui na Itália. Com direito a pasta com pesto (inclusive recebi a receita e aprendi como fazer), muito queijo e cerveja.

Na sexta já conversamos bastante sobre os problemas do naturismo brasileiro, principalmente sobre a questão da obrigatoriedade do Cartão INF. Aqui na Europa pode-se consultar o banco de dados do Cartão INF, para saber se o mesmo é valido ou não. Nossa Resolução 001/2010 preve que tenhamos também um banco de dados. So que poucas associações tem cumprido o artigo 7 da mesma, que obriga a manter atualizada a lista de emissão do Cartão INF e dos selos do ano. É um ponto importante a ser debatido ainda mais considerando o relançamento da Campanha de Conscientização da Utilização do Cartão INF (correspondências 576 e 229 da FBrN). Precisamos também imediatamente retornar com o site da FBrN, inclusive com uma pagina dedicada exclusivamente ao Cartão INF.

Discutimos também os critérios aqui adotados para emissão do Cartão INF. Aqui na Itália para obter o referido cartão é necessário que o candidato seja apresentado por dois naturistas que já tenham o Cartão INF. Seriam como padrinhos do novo naturistas. É uma sugestão que fica para analisarmos e melhorarmos nossa Resolução 001/2010.

No sábado conseguimos fechar a delegação oficial do Brasil para os 60 ANOS DA INF-FNI em Montalivet, na França. Teremos as presenças de Elias Alves Pereira, Diretor da INF-FNI para a América Latina, Leonardo Spinola, secretario executivo da FBrN, hoje na Inglaterra e Franco Giordano. O Brasil não poderia estar mais bem representado neste encontro. A MDM Naturs irá providenciar os pacotes de viagem.

À noite, na Pizzaria La Boote, aqui mesmo em Montoro Inferiori, realizamos o ato de posse de nosso amigo Francesco Giordano (Franco), como Diretor de Relações Internacionais da FBrN. Não poderia faltar é claro a tradicional pizza italiana.

A posse do Franco Giordano neste momento em que o Brasil pleiteia a realização do Congresso Mundial em 2016 é muitíssimo importante, face o conhecimento que ele tem dos meandros do naturismo europeu e ainda mais, é italiano e nossa grande opositora é a própria Itália, que ao que tudo indica virá com uma proposta muito forte. Segundo o Assessor da Diretoria, Diogo Moreschi, a Itália pensa em realizar o encontro em Ravenna (veja foto)

 

Praia naturista em Ravenna

 

 

 

Fonte: http://viaggi.virgilio.it/foto/gallery/spiagge-per-nudisti-in-italia-top-10.html#1)

*Vice-presidente da FBrN

(enviado em 2/09/13 por FBrN)

A partir deste ponto republicação das matérias publicadas originalmente na seção "Notícias da FBrN" do jornal OLHO NU, entre 1 e 30 de agosto de 2013

Posse, em Paris, do assessor da Diretoria de Relações Internacionais da FBrN

 

Iniciamos hoje nossos encontros aqui na Europa, começando por Paris. Programamos nos encontrar na Place Saint Michel, ponto turístico aqui de Paris, e de fácil acesso. Como estávamos vindo de Thiais, nosso trem para justamente na estação Saint Michel.

 

Só que eu e Eliane chegamos bem adiantados, e enquanto esperávamos Diogo Moreschi, sua mãe Belani Moreschi e sua amiga Vanessa Selle, resolvemos dar uma esticadinha até a Catedral Notre Dame, e para nossa surpresa, havia um recital de órgão programado para aquele horário. Assistimos maravilhado ao espetáculo. Não sabíamos o que era mais bonito, se a música bem tocada ou se a espetacular engenharia deste monumento que é tanto a catedral, quanto o próprio instrumento musical. Fantástico. Findo o espetáculo nos encontramo-nos ali mesmo em frente, onde havia vários músicos fazendo suas performances ao ar livre.

 

Paris é mesmo uma cidade cosmopolita. Somente aqui é que podemos, nós brasileiros, numa cidade francesa, escolher um restaurante italiano para jantar – uma modesta cantina perto da catedral, do outro lado do Sena. O tempo frio impediria qualquer desempenho naturista, mesmo se houvesse uma chance. Assim, vestidos, enquanto jantávamos discutimos alguns assuntos de interesse do naturismo no Brasil, entre eles a nossa candidatura a sede do congresso mundial em 2016 e a comemoração do aniversário da INF-FNI no próximo mês, aqui na França.

 

Expliquei que temos algumas candidaturas, como a do Centro Oeste, promovida por GOIASNAT e PLANAT, a da Bahia, e a de São Paulo. Mas até o momento não houve apresentação de nenhum projeto, que devem ser apreciados em novembro, no EDN, a ser realizado no RECANTO PARAISO (Piraí), quando será escolhida a candidata.

 

Por ser em setembro, fica difícil a candidatura dos estados do Sul, em função do frio. Mencionamos de brincadeira, o fato de levarmos para o norte, em Manaus, onde não teríamos de modo algum problema com frio. O que acha ai Jorge Bandeira, tem chance?

 

A candidatura da Itália segundo o Diogo será forte, e teremos que apresentar um projeto muitíssimo bom para que sejamos vencedores nesta disputa.

 

Devemos registrar a presença nesta reunião, da Vanessa Selle, que já morou na Colina do Sol e que está morando atualmente na Irlanda. Como no próximo ano o Congresso Mundial da INF-FNI será lá, ela poderá nos ajudar bastante.

 

Discutimos também a participação da FBrN nos 60 anos da INF-FNI, devendo ser acertada nos próximos dias.

 

Ao final do jantar assinamos em conjunto a Portaria de posse do Diogo Moreschi como Assessor da Diretoria de Relações Internacionais, cumprindo assim mais um ato administrativo da FBrN.

 

No próximo fim de semana estamos indo para Itália, onde nos hospedaremos na residência do nosso querido Franco, onde teremos mais uma rodada de debates sobre o naturismo brasileiro.

 

Até lá.
 

Direto de Paris, José Antônio Ribeiro Tannús, Vice-presidente da FBrN.

 

(enviado em 25/08/13)


Nomeação de novo diretor da FBrN

 

A Federação Brasileira de Naturismo comunica a nomeação do Dr. Carlos Alberto de Souza Leite para diretor de Acessibilidade da Federação Brasileira de Naturismo, conforme Portaria 010/2013. Nessa importante função desenvolverá levantamento das condições de acessibilidade dos locais naturistas e formulará sugestões de melhoria para os mesmos.

 

Prontificou-se ainda, para auxiliar na criação de uma associação naturista no Estado de Pernambuco, onde já existem vários praticantes da filosofia de vida naturista.

 

(enviado em 11/08/13 por FBrN)


Diretores da FBrN se reúnem na Paraíba.

 

(da esquerda para direita) o diretor de Relações Institucionais Jaime Cabral Vieira, diretor Tesoureiro Guilherme Barcelos Rodrigues e o presidente da FBrN João Olavo Rosés.

Quando da recente realização do périplo FBrN na ESTRADA NOVAMENTE ! o presidente da Federação Brasileira de Naturismo João Olavo reuniu-se com os diretores da entidade Guilherme Barcelos Rodrigues (Tesouraria) e Jaime Cabral Vieira (Relações Institucionais), em João Pessoa, na Padaria. O local foi na Padaria Bomfim, no bairro Manaíra.

 

A pauta da reunião foi intensa e diversificada, mas o assunto principal foi a necessidade de um maior engajamento dos dirigentes naturistas e suas respectivas entidades à CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INF, indispensável para o desenvolvimento do naturismo e fortalecimento de suas entidades maiores (INF-FNI e FBrN). Ainda existe disponibilidade de Selos INF-FNI 2013, que precisam ser disponibilizados para os naturistas brasileiros.

 

Outra questão acertada nessa reunião é que, considerando a substancial elevação do número de eventos naturistas locais, regionais e nacionais, é praticamente impossível a presença do presidente e/ou vice presidente da Diretoria da FBrN em todos esses encontros. Assim sendo, serão acionados os conselheiros maiores de cada região bem como diretores com disponibilidade para assumirem também a representação da FBrN nesses eventos.

 

(enviado em 8/08/13 por FBrN)


Evento naturista em Portugal

 

A Federação Brasileira de Naturismo acaba de desginar Leonardo Spínola integrante oficial do périplo FBrN na ESTRADA NOVAMENTE, agora na EUROPA ! liderado pelo vice presidente José Antônio Ribeiro Tannús, que já viajou para a Europa.

 

Nesse périplo, além das visitas e contatos com a INF-FNI, entidades naturistas européias e seus dirigentes, os dois (2) diretores da FBrN empossarão (após assinaturas das Portarias de Nomeação) os novos dirigentes da Área Internacional da entidade maior do naturismo brasileiro: Francesco Giordano e Diogo Moreschi, ambos residentes na Itália.

 

(enviado em 1/08/13 por Presidência FBrN)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.