') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°153 - Agosto de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

 MUTIRÃO NO PARQUE ESTADUAL PAULO VINHAS

 

O GNC - Grupo Naturismo Capixaba participou neste dia, 21/07/2013, do mutirão de limpeza do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha. A ação teve início às 08:00 com os ativistas sendo recebidos com um delicioso café da manhã preparado com muito carinho pela ONG SGR - Sociedade Gaya Religare, criada pelo Matheus da Costa após a morte de seu amigo, o biólogo Paulo Cesar Vinha, assassinado por denunciar e tentar coibir extrações clandestinas de areia que causavam desequilíbrios ambientais.

 

Após as apresentações e o lanche, o presidente Evandro Telles concedeu entrevistas e ouvimos as recomendações de trabalho de limpeza. Todos portavam boné, protetor, lanches e líquidos. Muitas fotos já registravam os fatos do dia.

 

Divididos os grupos de limpeza: para o lado direito do parque dirigiram-se os escoteiros e famílias com filhos ficando responsáveis por 3 km de areia de praia. Para o lado esquerdo: os associados e convidados do GNC uniram-se aos estudantes universitários de diversas faculdades de Guarapari- ES, sendo todos levados de ônibus até o local onde iniciariam a limpeza de 5 km de praia com término na sede do parque.

 

A área de preservação do parque compreende 8 km de praia e está muito conservada, com vegetação preservada por diversas ações que identificam e mapeiam as necessidades ambientais. Ao longo de todo o trajeto foram recolhidos os detritos encontrados, desde garrafas plásticas, latas, tampinhas, sacolas plásticas, pedaços de pranchas de surf, cordas, potes, baldes, vidros e outros, enchendo inúmeras sacolas plásticas que eram levadas de quadriciclos até a base do parque. Porém, os quadriciclos também ajudaram a transportar alguns participantes que já estavam cansados da longa caminhada num dia de muito sol e intenso calor.

 

Terminamos nossas participações por volta das 13:00 horas, quando uma parte das inúmeras sacolas com os lixos já estavam sendo amontoadas no parque.

 

O GNC iniciou entendimentos para identificar um trecho do Parque com possibilidade de uso para encontros naturistas somente nos fins de semana. Fomos convidados para irmos de escuna conhecer as próximas áreas que terão ações de limpeza: as belas Três Ilhas e Três Praias. Convite aceito, com as datas a serem divulgas brevemente.

 

 

 

 

 

 

 

GNC - GRUPO NATURISMO CAPIXABA

naturismocapixaba@gmail.com

Facebook: Grupo Naturismo Capixaba

Fonte: http://evandrotelles.blogspot.com.br
 

(enviado em 28/07/13 por Evandro Telles)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.