') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°153 - Agosto de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

Posse, em Paris, do assessor da Diretoria de Relações Internacionais da FBrN

 

Iniciamos hoje nossos encontros aqui na Europa, começando por Paris. Programamos nos encontrar na Place Saint Michel, ponto turístico aqui de Paris, e de fácil acesso. Como estávamos vindo de Thiais, nosso trem para justamente na estação Saint Michel.

 

Só que eu e Eliane chegamos bem adiantados, e enquanto esperávamos Diogo Moreschi, sua mãe Belani Moreschi e sua amiga Vanessa Selle, resolvemos dar uma esticadinha até a Catedral Notre Dame, e para nossa surpresa, havia um recital de órgão programado para aquele horário. Assistimos maravilhado ao espetáculo. Não sabíamos o que era mais bonito, se a música bem tocada ou se a espetacular engenharia deste monumento que é tanto a catedral, quanto o próprio instrumento musical. Fantástico. Findo o espetáculo nos encontramo-nos ali mesmo em frente, onde havia vários músicos fazendo suas performances ao ar livre.

 

Paris é mesmo uma cidade cosmopolita. Somente aqui é que podemos, nós brasileiros, numa cidade francesa, escolher um restaurante italiano para jantar – uma modesta cantina perto da catedral, do outro lado do Sena. O tempo frio impediria qualquer desempenho naturista, mesmo se houvesse uma chance. Assim, vestidos, enquanto jantávamos discutimos alguns assuntos de interesse do naturismo no Brasil, entre eles a nossa candidatura a sede do congresso mundial em 2016 e a comemoração do aniversário da INF-FNI no próximo mês, aqui na França.

 

Expliquei que temos algumas candidaturas, como a do Centro Oeste, promovida por GOIASNAT e PLANAT, a da Bahia, e a de São Paulo. Mas até o momento não houve apresentação de nenhum projeto, que devem ser apreciados em novembro, no EDN, a ser realizado no RECANTO PARAISO (Piraí), quando será escolhida a candidata.

 

Por ser em setembro, fica difícil a candidatura dos estados do Sul, em função do frio. Mencionamos de brincadeira, o fato de levarmos para o norte, em Manaus, onde não teríamos de modo algum problema com frio. O que acha ai Jorge Bandeira, tem chance?

 

A candidatura da Itália segundo o Diogo será forte, e teremos que apresentar um projeto muitíssimo bom para que sejamos vencedores nesta disputa.

 

Devemos registrar a presença nesta reunião, da Vanessa Selle, que já morou na Colina do Sol e que está morando atualmente na Irlanda. Como no próximo ano o Congresso Mundial da INF-FNI será lá, ela poderá nos ajudar bastante.

 

Discutimos também a participação da FBrN nos 60 anos da INF-FNI, devendo ser acertada nos próximos dias.

 

Ao final do jantar assinamos em conjunto a Portaria de posse do Diogo Moreschi como Assessor da Diretoria de Relações Internacionais, cumprindo assim mais um ato administrativo da FBrN.

 

No próximo fim de semana estamos indo para Itália, onde nos hospedaremos na residência do nosso querido Franco, onde teremos mais uma rodada de debates sobre o naturismo brasileiro.

 

Até lá.
 

Direto de Paris, José Antônio Ribeiro Tannús, Vice-presidente da FBrN.

 

(enviado em 25/08/13)


Nomeação de novo diretor da FBrN

 

A Federação Brasileira de Naturismo comunica a nomeação do Dr. Carlos Alberto de Souza Leite para diretor de Acessibilidade da Federação Brasileira de Naturismo, conforme Portaria 010/2013. Nessa importante função desenvolverá levantamento das condições de acessibilidade dos locais naturistas e formulará sugestões de melhoria para os mesmos.

 

Prontificou-se ainda, para auxiliar na criação de uma associação naturista no Estado de Pernambuco, onde já existem vários praticantes da filosofia de vida naturista.

 

(enviado em 11/08/13 por FBrN)


Diretores da FBrN se reúnem na Paraíba.

 

(da esquerda para direita) o diretor de Relações Institucionais Jaime Cabral Vieira, diretor Tesoureiro Guilherme Barcelos Rodrigues e o presidente da FBrN João Olavo Rosés.

Quando da recente realização do périplo FBrN na ESTRADA NOVAMENTE ! o presidente da Federação Brasileira de Naturismo João Olavo reuniu-se com os diretores da entidade Guilherme Barcelos Rodrigues (Tesouraria) e Jaime Cabral Vieira (Relações Institucionais), em João Pessoa, na Padaria. O local foi na Padaria Bomfim, no bairro Manaíra.

 

A pauta da reunião foi intensa e diversificada, mas o assunto principal foi a necessidade de um maior engajamento dos dirigentes naturistas e suas respectivas entidades à CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INF, indispensável para o desenvolvimento do naturismo e fortalecimento de suas entidades maiores (INF-FNI e FBrN). Ainda existe disponibilidade de Selos INF-FNI 2013, que precisam ser disponibilizados para os naturistas brasileiros.

 

Outra questão acertada nessa reunião é que, considerando a substancial elevação do número de eventos naturistas locais, regionais e nacionais, é praticamente impossível a presença do presidente e/ou vice presidente da Diretoria da FBrN em todos esses encontros. Assim sendo, serão acionados os conselheiros maiores de cada região bem como diretores com disponibilidade para assumirem também a representação da FBrN nesses eventos.

 

(enviado em 8/08/13 por FBrN)


Evento naturista em Portugal

 

A Federação Brasileira de Naturismo acaba de desginar Leonardo Spínola integrante oficial do périplo FBrN na ESTRADA NOVAMENTE, agora na EUROPA ! liderado pelo vice presidente José Antônio Ribeiro Tannús, que já viajou para a Europa.

 

Nesse périplo, além das visitas e contatos com a INF-FNI, entidades naturistas européias e seus dirigentes, os dois (2) diretores da FBrN empossarão (após assinaturas das Portarias de Nomeação) os novos dirigentes da Área Internacional da entidade maior do naturismo brasileiro: Francesco Giordano e Diogo Moreschi, ambos residentes na Itália.

 

(enviado em 1/08/13 por Presidência FBrN)


FBrN na ESTRADA NOVAMENTE no lançamento do 6ª SURF NU

 

Presidente da FBrN João Olavo e naturista Rayssa Sousa ladeiam o banner do Projeto Surf Nu.

A Diretoria da FBrN esteve presente no lançamento do 6º Tambaba Open de Surf Naturista, que ocorreu recentemente no Tambaba Camping, de Itauhy de Almeida Jr, em Tambaba, Paraíba, dando continuidade à primeira fase do FBrN na ESTRADA NOVAMENTE.

 

A cerimônia oficial de lançamento do evento foi num concorrido café da manhã, com a presença de dirigentes naturistas e da Associação Paraibana de Surf, bem como de numerosos surfistas.

 

Carlos Santiago, coordenador geral do MOVIMENTO NU e organizador do evento, registrou sua alegria pela longa vida da iniciativa (está na sua 6ª edição), que está motivando iniciativas semelhantes nas praias naturistas e agradeceu a todos os parceiros e colaboradores, especialmente o decidido apoio da FBrN. Registrou o aniversário de um ano da Escola de Surf Nu, na praia e Tambaba, mantida pela entidade, em colaboração com o Tambaba Camping e Associação Paraibana de Surf.

 

O representante da Associação Paraibana de Surf e o dirigente Carlos Santiago anunciaram os prêmios que serão distribuídos no evento para todas as classes participantes.

 

Dirigente da Associação Paraibana de Surf, presidente da FBrN João Olavo, coordenador geral do MOVIMENTO NU Carlos Santiago e diretor Tesoureiro da FBrN Guilherme Barcelos Rodrigues, quando do lançamento da 6ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista, no Tambaba Camping.

O presidente da FBrN João Olavo registrou a importância da iniciativa, que permite ampla divulgação do naturismo e atrai os jovens para os espaços naturistas e para a prática da filosofia de vida naturista. Traçou paralelo entre o naturismo e o surf, que se aproximam pelo contato íntimo da natureza, do exercício da liberdade, com posições semelhantes através do "equilíbrio em movimento", que ambos possuem. Lançou a ideia, apoiada pelo MOVIMENTO NU, de que seja criada a categoria de sócio surfista, o que permitirá aos jovens surfistas - portando seu Cartão INF - possam surfar tranquilamente e sem medidas restritivas de ingresso nas praias naturistas do Brasil e do Exterior. O MOVIMENTO NU ficou incumbido de formatar a ideia e, brevemente, submetê-la à FBrN, para que seja aprovada e oficializada o mais rapidamente possível.
 

(enviado em 30/07/13 por Presidência FBrN)


FBrN na estrada outra vez -agora na Europa

 

O vice presidente José Antônio Ribeiro Tannús inicia amanhã o périplo FBrN na ESTRADA NOVAMENTE, agora na EUROPA !, quando além de visitas e contatos com entidades naturistas européias e a própria INF-FNI, dará posse ao dirigentes naturistas internacionais da FBrN Francesco Giordano e Diogo Moreschi, ambos residindo na Itália.

 

Participará também do périplo, em vários momentos, o diretor Secretário da FBrN Leonardo Spinola de Miranda, atualmente estudando na Inglaterra.

 

(enviado em 30/07/13 por Presidência FBrN)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.