') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°151 - Junho de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

Inauguração da NOVA SEDE DA FBrN

Pronunciamento dos empreendedores, ouvidos atentamente pelo presidente da FBrN João Olavo (último à direita). Da esquerda para direita: Tiago Barreto, Waldo Andrade, Marisa Fraga e Mariana Maria Oliveira.

Foi inaugurada, neste mês de maio, a nova sede administrativa da Federação Brasileira de Naturismo. Fica no ECOPARQUE DA MATA (BA 520, km. 2. Matuim, Entre Rios, BA), em espaço cedido de forma gratuita e vitalícia pelos empreendedores Waldo Andrade e Marisa Fraga. Nos pronunciamentos, os empreendedores registraram a sua alegria e de sua família de poderem disponibilizar esse espaço para sediar a FBrN de forma definitiva e aqui guardar a história passada e futura da entidade maior do naturismo brasileiro. Essa doação é uma forma de retribuir os benefícios de tiveram com a prática da filosofia de vida naturista, que transformaram suas vidas para melhor.

Corte do cordão inaugural da nova sede da FBrN. Da esquerda para direita: naturista Rayssa Neves de Sousa, presidente João Olavo, empreendedores Marisa Fraga, Waldo Andrade e Mariana Maria Oliveira.

O presidente da FBrN, João Olavo Rosés, na sua manifestação agradeceu o inédito gesto de doação para aqui sediar a sede administrativa da entidade, que o naturismo agradece de forma sensibilizada. Salientou, entretanto, que a nova sede não só permitirá concentrar as questões administrativas e documentais como também será um Memorial Naturista presencial, com Biblioteca, Revistoteca e Videoteca, para uso dos naturistas, estudantes e pesquisadores. Este local não funcionará apenas como um museu tradicional mas sim como um memorial acumulador da experiência nestes 25 anos da FBrN que servirá de base para os novos saltos de qualidade do naturismo. Ao invés de ser um espelho retrovisor do passado acumulará experiência que será catapultada para resolver as importantes e complexas questões do naturismo presente e futuro.

Da esquerda para direita: Conselheiros Maiores das Regiões Sudeste e Nordeste, Renata Freire e Waldo Andrade (ECOPARQUE DA MATA); naturista Rayssa Neves, diretor Secretário da FBrN Leonardo de Miranda, presidente João Olavo e empreendedora Marisa Fraga (ECOVILA DA MATA).

Após a inauguração os presentes apreciaram os livros e revistas já colecionadas, que foram doadas pelo presidente João Olavo e naturista Rayssa (livros dos intelectuais e escritores naturistas Celso Rossi, Evandro Telles, Jorge Bandeira e Paulo Pereira; e coleções completas das revistas Naturis e Brasil Naturista) e por Edson Medeiros (DVDs). No local existe espaço para material de divulgação (folders) dos espaços naturistas brasileiros. Para expô-los basta enviar para FBrN, Caixa Postal 105, 48.180.000 Entre Rios, BA
 

(enviado em 25/05/13 por João Olavo Rosès)

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 9  de maio e 6 de junho de 2013

Comemorado em diversos pontos do país e do mundo o Dia Internacional do Naturismo

 

A Federação internacional de Naturismo escolheu, para este ano, o primeiro domingo do mês de junho como data oficial das comemorações do Dia Internacional do Naturismo. No Brasil  e em todo o mundo houve festa. Nas proximidades de Brasília o PLANAT comemorou a data e seus 18 anos de fundação no novo sítio de sua propriedade. Na praia do Abricó no Rio de Janeiro, uma gincana lembrou a data com muita alegria e participação. Uma mesa de frutas e caldos fez a delícia dos atletas que se revezaram em diversas provas durante toda a tarde. A equipe vencedora teve direito à medalha de ouro e muitos brindes.

 

(enviado em 3/06/13 por Pedro Ribeiro)


1º Protocolo de Intenções

 

Sonhar é bom; realizar sonhos é melhor ainda. A Federação Brasileira de Naturismo age permanentemente – em diferentes dimensões - para que esta seja a história vivida pelos naturistas contemporâneos, especialmente seus dirigentes.

 

Quando procuramos o Diretor Geral das Faculdades Integradas de Taquara, RS – FACCAT, professor Delmar Henrique Backes, tínhamos apenas um sonho: aproximar institucionalmente o naturismo da Academia, onde está o estudo e a pesquisa.

 

Ideias apresentadas e aprovadas, formalizou-se – a seguir – o inédito Protocolo de Intenções FBrN + OCARA/Econat + FACCAT, cuja fotografia em anexo registra o momento histórico daquele momento. O local é o Gabinete do Diretor Geral da FACCAT e estão presentes – da esquerda para direita – a secretária da FBrN da época, Rayssa Neves de Sousa, presidente da FBrN João Olavo Rosés, professor Delmar Henrique Backes, dirigente naturista Celso Rossi (atual Conselheiro Maior da FBrN para a Região Sul) e o diretor do Curso de Turismo da FACCAT, professor Alvaro Machado.

 

A assinatura do Protocolo de Intenções tornou o sonho realidade: a filosofia de vida naturista surgiu como tema de interesse em vários momentos da vida acadêmica da FACCAT, com palestras, estandes com divulgação, visitas de estudantes à Colina do Sol/OCARA/Econat e, finalmente, o curso “Naturismo e seus Contextos” (on line/EAD), cujas inscrições estão abertas (www.faccat.br) e para o qual pedimos encarecidamente sua ampla divulgação.

 

Reiteramos a divulgação desta iniciativa para estimular que as demais entidades naturistas procurem as Universidades do seu entorno e apresentem essa possibilidade de firmatura de um Protocolo de Intenções e todas as suas ações decorrentes posteriores.

 

(enviado em 21/05/13 por João Olavo Rosès)


Curso de Planejamento Estratégico

 

Exposição ativo-participativa, coordenada pelo presidente da FBrN João Olavo, pela parte da manhã do curso “Planejamento Estratégico”. Com dirigentes e naturistas o curso teve 14 participantes.

Foi realizado o primeiro curso de “Planejamento Estratégico” para dirigentes e naturistas, quando da recente inauguração da sede administrativa da Federação Brasileira de Naturismo – FBrN no ECOPARQUE DA MATA, no litoral norte baiano. O curso teve a duração de 7 horas, com 4 horas de trabalhos práticos, tendo sido ministrado pelo presidente da FBrN João Olavo, com auxílio da naturista Rayssa Neves de Sousa. Objetiva criar uma consciência de planejamento no movimento naturista e formar multiplicadores que auxiliarão a desenvolver um planejamento estratégico nas entidades naturistas. Ao final do curso foram entregues Certificados de Participação aos participantes. Participaram do mesmo três (3) presidentes de entidades naturistas filiadas (Alex Sandro Andrade de Souza/SONATA, Renata Barreto Freire/NIP e Waldo Andrade/ECOPARQUE DA MATA), diretores da FBrN (Guilherme Barcelos Rodrigues/Tesouraria e Leonardo Spinola de Miranda/Secretaria) e mais nove naturistas.

 

Flagrante da exposição ativo-participativa, que foi desenvolvida no quiosque principal do ECOPARQUE DA MATA, durante o curso “Planejamento Estratégico”.

“Não existe vento bom para velejador que não sabe em que porto quer chegar” lembra o presidente João Olavo, salientando a necessidade de cada entidade faça o seu planejamento estratégico para um horizonte de dez (10) anos mas, sendo revisto e replanejado anualmente. Tanto os presidentes Alex, Renata e Waldo como o diretor Leonardo (NATURISMO CAPIXABA) registraram sua satisfação com o curso, dizendo-se preparados para serem multiplicadores do mesmo em suas entidades.

 

Trabalho em 2 grupos (painéis compostos), pela parte da tarde do curso “Planejamento Estratégico”, desenvolvido no prédio comercial do ECOPARQUE DA MATA.

O curso “Planejamento Estratégico” integra o PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE DIRIGENTES E NATURISTAS que a FBrN lançou recentemente. Terá novas edições, não só no ECOPARQUE DA MATA como em qualquer entidade que tiver interesse em realizá-lo. Para tanto basta entrar em contato com o presidente João Olavo (presidencia@fbrn.org.br). Outro curso, que integra o PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO, é o “Naturismo e seus Contextos”, que a Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT (www.faccat.br) realiza no próximo mês de junho. Para maiores informes deve ser contatada a FACCAT ou o Conselheiro Maior da FBrN para a Região Sul, Celso Rossi (celsorossi@live.com).

Diretor Secretário da FBrN Leonardo Spinola de Miranda recebendo do presidente João Olavo o seu Certificado de Participação no curso “Planejamento Estratégico”.






 

 

 

 

 

 

(enviado em 16/05/13 por João Olavo Rosés)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.