') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°149 - Abril de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 4  de março e 5 de abril de 2013

Polícia interrompe peça por cena de nudez no Festival de Curitiba

Por Miguel Arcanjo Prado*
Enviado especial do R7 ao Festival de Curitiba

 

Minutos antes da cena de nudez

A Polícia Militar do Paraná interrompeu a sessão do espetáculo Hasard, do Grupo Erro, de Florianópolis (SC). A trupe catarinense fazia uma apresentação na rua XV de Novembro, ponto turístico da capital paranaense. A montagem integra a programação do Fringe, a mostra paralela do Festival de Curitiba.

 

Por volta das 20h desta terça-feira (2), a equipe policial comandada pelo Primeiro Tenente Oliveira interrompeu uma das cenas, ameaçando os atores de prisão. A reportagem do R7, que presenciou o fato, questionou ao policial o porquê da ação.

 

- Na apresentação de ontem ficamos sabendo que eles tiraram a roupa completamente e ficaram nus. Sabemos que a Constituição garante a liberdade de expressão artística, mas ficar nu em uma praça pública é um atentado ao pudor. Ninguém foi preso hoje porque interrompemos antes da cena de nudez.

 

Carro da polícia paranaense chega para interromper sessão da peça Hasard - Divulgação

O R7 também conversou com o diretor do Erro, Pedro Bennaton, ele disse que a proposta do Grupo é discutir “a liberdade” e que eles não querem “ser acima da lei”.

 

- Nossa nudez é de apenas trinta segundos. Não é algo vulgar ou sexual. Queremos discutir as leis urbanas. Hoje, os policias vieram antes da cena de nudez e nos censuraram. Resolvemos parar porque não temos nenhum aparato jurídico. Ontem chegamos a ser ameaçados de prisão.

 

A reportagem apurou que a Companhia pretende repetir a performance nesta quarta (3), na rua XV de Novembro, nas imediações do Teatro HSBC. Os policiais também confirmaram ao R7 que estarão presentes.

 

Fonte: http://entretenimento.r7.com/blogs

 

(enviado em 3/04/13 por William Figueira)


São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e várias cidades do mundo promoveram o Pedalada Pelado

 

 Porto Alegre

 

Em protesto contra as atitudes irracionais e desrespeitosas no trânsito das grandes cidades por parte dos motoristas, várias cidades do mundo promoveram neste sábado 9, o Pedalada Pelado (World Naked Bike Ride), que tem objetivo de pedir mais segurança para os ciclistas.

 

 

Em São Paulo a chuva fez parte do protesto

Em São Paulo, Florianópolis  e Porto Alegre no Brasil, bem como em Lima no Peru e na Cidade do Cabo, na África do Sul centenas de ciclistas se reuniram usando a menor quantidade de roupas possível para gerar visibilidade ao movimento. As manifestações, segundo informações, ocorreram sem conflitos entre o poder público e os participantes. O único entrave, em São Paulo por exemplo, foi o temporal que desabou justamente na hora do evento.

 

Cidade do Cabo, na África do Sul

Embora não houvesse obrigatoriedade da nudez total, muitos aderiram a este tipo de vestimenta.

 

Países do Hemisfério Norte promoverão a manifestação no final da primavera na região.

 

 

 

Fontes: http://noticias.uol.com.br/album e http://noticias.uol.com.br/album

 

(enviado em 10/03/13 por José Mariano via Peladistas Unidos


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.