') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°146 - Janeiro de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

Praia do Abricó e o Naturismo são temas de dissertação de mestrado

por Pedro Ribeiro

Imagens Pedro Ribeiro e N. Valério

 

Uma acanhada sala de aula da faculdade  Universidade Federal Fluminense foi palco, no dia 21 de dezembro, de uma apresentação acadêmica do Naturismo. Trata-se da defesa de tese para a obtenção de grau de mestre da bacharel em Direito Carolina Weiler Thibes.

 

Ela passou três anos convivendo com os naturistas da Praia do Abricó com a finalidade de concluir sua dissertação. No período da pesquisa, Caroline tornou-se membro da Associação Naturista de Abricó, participou de seus encontros e assembleias, além de ter viajado para participar de reuniões oficiais da Federação Brasileira de Naturismo em alguns locais do Brasil.

 

O trabalho de Carolina é uma historiografia bem detalhada do movimento naturista no Brasil, com entrevistas de seus principais personagens, com ponto de partida na sua experiência como membro da ANAbricó, grupo ao qual se associou para acompanhar de perto as nuances da filosofia e poder observá-la criticamente.

 

Houve um grande atraso para o início por causa do trânsito intenso de veículos nos arredores da universidade, devido ao feriado prolongado de Natal, que impediu a chegada das avaliadoras na hora marcada.

 

Após a apresentação resumida de seu trabalho a partir da projeção de slides, as duas professoras doutoras, que avaliaram o trabalho, fizeram uma série de questionamentos sobre a forma, o conteúdo, mas sobretudo mostraram-se interessadas na filosofia naturista. Um intenso debate tomou conta da apresentação.

 

Alguns pontos polêmicos destacados foram "se o Naturismo não faz uma espécie de apropriação territorial indevida quando coloca praias exclusivas para naturistas" ou "se o Código de Ética não transformaria a liberdade apregoada do Naturismo numa falsidade ideológica". Também foi criticado "o pouco engajamento político dos membros das associações naturistas do Brasil, na luta pelos seus direitos."

 

Carolina reunida com sua família que prestigiou seu trabalho, durante o intervalo de avaliação

Carolina acabou juntamente com seu orientador, o professor doutor Wilson Madeira Filho, por rebater estas e outras críticas com bastante segurança e fundamentação. De qualquer forma acharam positiva a organização dos grupos, representados por suas lideranças, mas perceberam que não há renovação dessas, o que poderá causar um colapso na organização naturista no Brasil no futuro.

 

Ao final de quase duas horas de academia as professoras doutoras Maria Alice Chaves Nunes Costa e Maria de Fátima Ferreira Portilho, as avaliadoras, reuniram-se com o professor orientador em particular e decidiram lhe conceder o título almejado.

 

Carolina Thibes e Pedro Ribeiro após a definição de sua aprovação

Todo o evento foi acompanhado atentamente por uma plateia constituída por estudantes de direito, amigos e parentes da mestranda. Entre os convidados estava presente Pedro Ribeiro, presidente da Associação Naturista de Abricó, que foi um dos temas do texto debatido. Sua presença foi muito agradecida pela  comissão avaliadora, por tratar-se de fato raro alguém que foi objeto de pesquisa participar da defesa de um trabalho acadêmico.

 

Brevemente o trabalho de Tibes estará disponível para leitura e pesquisa através do jornal OLHO NU e do site da Associação naturista de Abricó.

 

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

*nmvalerio@oi.com.br


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.