') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°145 - Dezembro de 2012 - Ano XIII

Anuncie aqui

Olimpíada da confraternização

por Rogério Silva*

 

Faixa celebrava os naturistas atletas na entrada do Rincão

Entre 15 e 18 de novembro de 2012 o Clube Rincão Naturista, em Guaratinguetá, SP, sediou a primeira olimpíada naturista realizada no Brasil. Sessenta naturistas oriundos de todo o Brasil foram divididos em quatro equipes para disputar as trinta provas planejadas ou modificadas de acordo com sugestões dos participantes. O "presidente" e mentor da olimpíada foi o norte-americano Michael Zellner, que mora no Rincão desde 1995. O SPNat (Naturistas de São Paulo) e o NIP (Naturistas do Interior Paulista) foram também os organizadores e os maiores incentivadores do evento e tiveram o maior número de participantes.

 

Os capitães das quatro equipes acenderam as três piras olímpicas na cerimônia de abertura

Os atletas participantes receberam uma pulseira colorida que representava a equipe que defendiam: rosa, azul, laranja e vermelho. Essa divisão de equipes foi aleatória e por sorteio, com integrantes de mesmas áreas naturistas em grupos diferentes. Essa estratégia provocou uma maior integração dos naturistas. Os juízes receberam pulseiras verdes.

 

A cerimônia de abertura oficial ocorreu na tarde chuvosa de quinta-feira, 15 de novembro, com hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e do Rincão, realizadas pela Rose Santana, do SPNat, Renata Freire, do NIP e Michael Zellner, respectivamente, ao som do Hino Nacional brasileiro. Em seguida, os quatro capitães das equipes deram a volta olímpica ao redor do lago para alcançar e acender as três piras olímpicas, que representavam as três entidades organizadoras do evento.

 

No primeiro dia, por causa do mau tempo, muitas das provas foram realizadas indoor

A partir de então começaram as provas: tênis de mesa, corrida do ovo na colher, pebolim, sinuca e, finalizando o primeiro dia de competições, o concurso de piadas. Na sexta-feira, 16, as competições foram a corrida de pedalinhos, golfe, shuflleboard, badminton, natação com revezam neto, natação com caça ao tesouro e natação subaquática. Depois ainda aproveitando o sol, lançamento de dardos, lançamento de pesos, corrida de revezamento, corrida de três pernas, e salto à distância. À noite a prova de pintura corporal e o qual é a música?

 

Na sexta-feira, com mais sol, foram realizadas muitas das provas ao ar livre

O sábado, 17, começou com a competição de pesca esportiva e o jogo do Ringo. Depois tiro ao alvo, a corrida de caiaque, e vôlei de areia. A noite foi marcada pela competição de teatro, com peças que deveriam ser criadas e produzidas e apresentadas pelos integrantes de cada equipe e as finais de buraco e sinuca.

 

O domingo teve a prova final: a maratona de 3 km, com a participação de naturistas de 8 anos de idade a outros com 90 anos. Logo após foram entregas as medalhas de ouro para a equipe rosa, a vencedora, prata para equipe vermelhe, bronze para a equipe azul. Também ganharam medalhas os integrantes da equipe laranja, a lanterninha da competição.

 

Veja mais detalhes, vídeos e muitas fotos do evento acessando o blog do SPNat: http://www.sp-nat.blogspot.com.br/ 

 

O jornal OLHO Nu aproveitou a ocasião para entrevistar diversos protagonistas desse evento histórico. Acompanhe nas próximas páginas esse trabalho.

 

Leia também:

Nudez opcional

A primeira vez

I Olimpíada naturista: o fato em fotos

 

*Comerciante, membro da Associação Naturista de Abricó.

Aceitou o desafio do jornal OLHO NU para fazer

a cobertura da I Olimpíada Naturista do Brasil

rogeriosilvaleone@yahoo.com.br


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.