') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°142 - Setembro de 2012 - Ano XIII

Anuncie aqui

Tarde de arte na Praia do Abricó

Texto e imagens por Pedro Ribeiro*

 

Internacional: Lucia Espinoza nasceu na Bolívia, estudou em Cuba e mora na Argentina

O dia de sábado ensolarado e quente no gostoso inverno carioca prometia uma praia sensacional. O mar estava calmo e a maré baixíssima deixou uma faixa de areia larguíssima e plana como pouco se tem visto nos últimos tempos. Como se só isto não bastasse, a praia do Abricó foi brindada no dia 11 de agosto com a visita da artística plástica boliviana Lucia Arraya Espinoza. Mas, foi além disso. Lucia queria mostrar também sua arte aos frequentadores da praia do Abricó: pintura corporal.

 

Espinoza nasceu há 26 anos em La Paz, capital do país vizinho, formou-se em Pintura e Gravura pela Escola de Artes de San Alejandro de Havana, em Cuba, e já possui um vasto currículo de obras prontas e expostas, como se pode verificar em seu blog http://luciaarrayarte.blogspot.com.br/. Atualmente Lucia mora em Buenos Aires, Argentina, onde estuda tango e escultura.

 

Lucia prepara a "tela" para receber a obra

Sua opção por pintar corpos nus vem da formação também como bailarina. Ela acha que a vibração do corpo, suas formas e movimentos estão em perfeita sintonia com a plástica e a pintura. A figura humana sempre foi seu tema principal e unir as duas coisas não foi difícil.

 

Ela acredita no entanto que sua morada em Cuba, para realizar os estudos superiores, fez com que ela se sentisse mais solta e livre em relação ao seu corpo e aos das outras pessoas. Vivia basicamente nua influenciada pelo clima propício do Caribe. Considera que as pessoas por lá são muito mais soltas, mas descontraídas. Lá mesmo começou a trabalhar com pintura sobre os corpos nus, quando voltou ao seu país também fez alguns trabalhos com esse tema em feiras culturais e festivais artísticos. Neste dia, na praia do Abricó, sentiu a paz e a tranquilidade do local que a inspiraram a fazer seu trabalho.

 

Não é a primeira vez que Lucia vem a uma praia de nudismo. Já teve várias experiências na França, especialmente na Córsega, e outros locais com pouca afluência de público. Mas adorou conhecer uma praia mais movimentada, que no entanto há tanto respeito e paz.

 

A modelo Shirlene é também formada em Artes Plásticas

Foi no durante o curso em Cuba que Lucia conheceu sua amiga e modelo, que a acompanha em diversas ocasiões. A brasileira Shirlene Silva também é formada há seis anos em Artes, especialidade em gravura, pela mesma escola onde estudou Lucia em Havana e desde então dividem experiências e trabalho.

 

Shirlene, que utiliza o nome artístico de Tuca algumas vezes, começou a se interessar pela carreira de modelo recentemente e tem usado a nova vocação para servir como tela para os trabalhos da amiga. Nascida em Guarulhos, próximo à capital paulista, também há 26 anos, praticamente entra em transe enquanto seu corpo está sendo trabalhado para receber a obra artística. Desliga-se totalmente do que está acontecendo ao redor e se conecta integralmente com a proposta do trabalho. Desta forma ela não percebe os olhares curiosos e os comentários de quem está em volta apreciando a construção do trabalho.

 

A performance de Shirlene enquanto era fotografada atraiu a atenção na praia

A tinta não incomoda nem um pouco a modelo. Ela acha que a tinta depois de seca parece uma nova pele. Sua primeira experiência foi em Buenos Aires, em um trabalho de Lucia, aliás a única artista que trabalhou em seu corpo dessa maneira até hoje. Depois seguiram novos trabalhos em São Paulo, inclusive um projeto de curta-metragem com outros modelos e bailarinos sobre o corpo em movimento e pintura corporal.

 

A praia do Abricó está sendo sua primeira experiência em praia de nudismo. Apesar de ter conhecido a praia no dia anterior, uma sexta-feira, geralmente complicado porque recebe pessoas que não entendem e não praticam a filosofia naturista, adorou o local neste sábado ensolarado e movimentado, que sempre conta com a presença da Associação Naturista de Abricó, e pretende voltar mais vezes agora sem a segunda pele da pintura.

 

Fábio se inspirou em Shirlene e na obra de Lucia e também quis servir de "tela"

Depois de dado com pronto o trabalho sobre o corpo de Shirlene foi exibido na praia com várias performances gestuais e muito fotografado pela artista autora e por outros presentes. A exibição despertou o desejo de outros dois frequentadores que se propuseram a ser voluntários como modelo para outros trabalhos de pintura.

 

Um deles foi Fábio de Deus, que procurou a artista enquanto ela dava entrevista ao jornal OLHO NU. Coincidentemente com 26 anos de idade como Lucia e Shirlene. Embora nunca tenha trabalhado como modelo seus gestos e posições durante a sessão fotográfica despertou muitos elogios por sua desenvoltura. Fábio é jornalista para um jornal em Brasília, onde mora atualmente. Mas sempre que pode está no Rio e na praia do Abricó.

 

O terceiro modelo da tarde foi um visitante italiano, de nome Lucca, que também se interessou em posar e servir de tela após ver os trabalhos anteriores. Já no avançado da tarde e a noitinha chegando os naturistas da praia do Abricó se retiraram com a certeza de terem presenciado um sábado inédito e muito interessante.

 

*Presidente da Associação Naturista de Abricó e

editor do jornal OLHO NU

natpedro@anabrico.com


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.