') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°141 - agosto de 2012 - Ano XIII

Anuncie aqui

Croácia, país sede do 33º CONGRESSO MUNDIAL DE NATURISMO, foi tema de reportagem em série da TV Bandeirantes

 

por Pedro Ribeiro*

 

Entre os dias 16 e 20 de julho, a Rede Bandeirantes exibiu durante o Jornal da Band, uma reportagem em série que desvendou as belezas e características da Croácia, país que vai sediar em setembro o 33.º Congresso Internacional de Naturismo. Geralmente desconhecido da maioria dos brasileiros, as reportagens ajudaram a diminuir esta deficiência do saber.

 

Para quem vai aproveitar o Congresso para conhecer o país, o jornal OLHO NU apresenta todas as cinco reportagens exibidas pela rede. Então pegue a pipoca e o guaraná, sente-se diante da tela do computador e faça os downloads das matérias, que teve o título geral de "Croácia: o outro lado da Europa".

 

A Croácia:

 

A primeira reportagem da série mostra um pouco do país. Muitos brasileiros lembram da Croácia pelo uniforme quadriculado parecido com as toalhas de mesa de cantinas italianas. Mas o pequeno país é repleto de belezas naturais e de muita história. Saiba um pouco sobre o seu passado e conheça as marcas da recente guerra pela independência. E também um pouco dos problemas da economia nessa a entrada para a União Europeia. Conheça um croata que foi combatente na última guerra e hoje é casado com uma brasileira. No país, agora em paz, a segurança deixou de ser uma preocupação e os índices de violência são baixos.  

 

A bola da vez:

 

A Croácia é a bola da vez como destino turístico. Mesmo com a crise, o setor cresceu 9% no último ano. Entre os brasileiros, o aumento no número de turistas de 2009 pra cá foi de 124%. A série do Jornal da Band mostra as belezas desse país, com destaque para as ilhas, as praias e a bela cidade murada de Dubrovnik. Entrevista turistas, revela belas imagens de sol, mar e praia e conta a a história da brasileira que virou guia turística no país depois de se casar com um croata.

 

União Europeia e Futebol:

 

Dentro de um ano a Croácia entrará oficialmente na União Europeia. Mas o país ainda tem muitos desafios pela frente. Hoje o desemprego atinge 20% da população e eles apostam no turismo para gerar renda. Um historiador ouvido pela reportagem fala das mudanças e um economista avalia a entrada na União Europeia. Será que é a melhor hora para entrar num bloco em crise? Os problemas da economia afetaram até o futebol. Um jogador brasileiro que vive há 11 anos no país conta que a situação tem ficado cada dia mais difícil.

 

O país da águas:

 

A série apresenta aos brasileiros o parque de Plitvice, uma maravilhosa combinação de lagos e cachoeiras. O programa mostra também Hum, a menor cidade do mundo, construída no período medieval. Ela tem apenas 24 habitantes e guarda a receita de um bebida milenar: a biska. E também o inusitado Museus dos Relacionamentos Acabados, que guarda objetos relacionados com o fim de relacionamentos e histórias divertidas.

 

Os sabores da Croácia:

 

A reportagem vai em busca do sabor local e mostra os caçadores das caríssimas trufas que chegam a custar 5 mil euros o quilo e a história do homem que encontrou a maior trufa da história e ficou rico vendendo produtos com trufa. Tem ainda as deliciosas ostras de Ston, uma receita de rã com presunto, muito tradicional na região, visita a feira livre, padarias e cafés, que são muito apreciados no país. Veja essa matéria na página de vídeos do site da TV Bandeirantes.

 

 

E agora mais um vídeo extra:  Croácia, o paraíso do Naturismo

 

Na Croácia, o turismo é o setor mais dinâmico da economia atingida pela recessão. Mas o curioso é que, dos mais de 10 milhões de visitantes que passam pelo país a cada ano, cerca de 15% são nudistas ou naturistas. Os turistas desinibidos vêm para conhecer o mais antigo campo de naturismo da Europa.

 

 

*editor do jornal OLHO NU


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.