') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°140 - julho de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

SEDE DO 33º CONGRESSO MUNDIAL DE NATURISMO PARQUE NATURISTA KOVERSADA (CROÁCIA)

 

Desde que Eduardo VIII e Wallis Simpson foram se banhar nus diante das costas da Ilha de Rab, em 1936, a Croácia tem sido o principal destino para os naturistas europeus. A longitude total da costa está salpicada de 20 estações naturistas oficiais, tais como o mega-campo de Koversada em Istria e um monte de pequenas enseadas naturistas casualmente como em Lokrum Island próximo de Dubrovnik , Crveni Otok próximo de Rovinj e as Ilhas Pakleni próximo de Hvar.

 

As praias naturistas e campos de toda a Croácia se marcam como "FKK". Alguns trajes de banho se proíbem por completo e alguns possuem a política da "roupa opcional". Os maiores lugares, os mais "oficiais", dão o "bem-vindo" às famílias, casais e mulheres, mas é costume pedir aos homens solteiros para mostrar o cartão da Federação Internacional de Naturismo.

 

Os acampamentos naturistas são especialmente populares com os visitantes alemães, mas raramente se encontrará um croata tomando sol sem a roupa de banho.

 

Como ponto ético, não abra sua própria praia naturista, sobretudo se está à vista de uma cidade ou povoado. Procure a marca "FKK" ou procure outros banhistas nus.

 

Próximo a Vrsar, o campo naturista de Koversada é o mais antigo parque naturista de Europa  e um dos maiores. Inaugurado em 1961, Koversada se converteu rapidamente em um êxito não menos importante entre os naturistas, devido à benignidade do clima, águas cristalinas e bosques de pinos. Atualmente com capacidade para 8OOO hóspedes em uma área de 120 hectares. De fato, Koversada está em sua própria pequena ilha, unida ao continente por uma ponte. A ilha é livre de tráfego que se soma à sua tranquilidade. Certamente há praias - duas de areia, espaços livres e construções. Não há muito o que fazer além do tênis, quadras de voleibol e basquetebol e dos montes de esportes aquáticos. E não se preocupe em ter que reunir suas provisões. Há dois supermercados e uma rede de sete restaurantes.

 

(enviado em 9/06/12 por Peladistas Unidos)


Algumas informações sobre o 33º Congresso Internacional de Naturismo

por Diogo Moreschi*

 

 O Congresso Internacional de Naturismo acontecerá de 13 a 16 de setembro em Koversada, em Vrsar, na Península de Ístria na Croácia.

 

A península de Ístria (Croácia) fica às margens do mar Adriático e antes da Segunda Guerra Mundial pertencia à Itália, sendo então ocupada pelos Iugoslavos. O aeroporto mais próximo fica em Trieste, na Itália, há cerca de 90 km ou até Veneza, a cerca de 200 Km. A capital Zagreb fica a 270 Km. Como a Croácia não faz parte da União Européia, possui sua moeda própria, que se chama Kuna.

 

Para participar do congresso, os preços de alojamento são:

 

42 euros por pessoa em apartamentos para 3 ou 4 pessoas, equipados com cozinha, estão inclusos o café-da-manhã e a janta.

 

35 euros por pessoa em quartos para duas pessoas, também inclusos o café-da-manhã e a janta.

 

Nesse valor estão inclusas todas as taxas de entrada no complexo turístico de Koversada, menos uma taxa de 1 euro ao dia, que é a famosa taxa de turismo.

 

Foi disponibilizado pela Federação internacional de Naturismo o cronograma do Congresso:

 

Primeiro dia (quinta-feira, 13 de setembro).

Abertura do Congresso

Boas-vindas

Homenagem

 

Segundo dia (sexta-feira, 14 de setembro)

Apresentação da pauta e temais que serão discutidos no congresso

Palestra com o Dr. Ellmauthaler.

 

Terceiro dia (sábado, 15 de setembro)

a) Legitimação e apresentação dos delegados das federações.

b) Controle dos votos de cada federação

c) Eleição dos escrutinadores

d) Aprovação da Agenda

e) Aprovação da Ata da 31 Congresso NIF.

 

Quarto dia (domingo, 16 de setembro)

Apresentação dos relatórios de cada Comitê Executivo da Federação Internacional

a) Relatório do Comitê Executivo e outros membros da Comissão Central

b) Relatório Financeiro

c) Relatórios de Contas

d) Relatório do Presidente da Comissão Jurídica

 

*Diretor de Relações Internacionais da

Federação Brasileira de Naturismo

diogo1012@hotmail.com


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.