') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°139 - junho de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

É  a Alemanha, unida pela nudez, dividida pela atitude

 

Os cidadãos das antigas Alemanha Oriental e Ocidental compartilham muitos costumes, entre os quais se encontra o "naturismo", ou atitude relaxada diante do corpo nu. Mas isto pode mascarar atitudes divergentes sobre a liberdade feminina?, pergunta o jornalista da BBC em Berlim Stephen Evans.

 

Ter relações sexuais na Alemanha, eu imagino, é muito semelhante a ter relações sexuais em outros lugares. Mas as atitudes em relação à sexualidade e nudez não são. E eu tenho que dizer que a Alemanha foi uma surpresa para mim.

 

Por exemplo, quando eu estava no banheiro de uma academia que frequento. Lá estava eu, nu da cintura para baixo, lutando para tirar uma camiseta apertada pela cabeça. Quando finalmente consegui, na minha frente estava uma bela mulher de cerca de 20 anos passando uma vassoura nos meus pés.

 

Era a clássica história da menina da limpeza no quarto dos homens. Olhei para ela. Ela olhou para mim. Corei. Ela continuou varrendo, alegre e despreocupada.

 

Também aconteceu algo semelhante quando fui a uma sauna pública, tais como aquelas encontradas aqui em todos os bairros. Meus amigos alemães me disseram que estar nu era obrigatório, portanto, me vesti de "traje de Adão" e fui para uma e me encontrei sozinho com duas jovens totalmente nuas.

 

Elas olharam para mim. Eu olhei para o teto.

 

Os alemães, ou pelo menos os alemães do Norte, predominantemente não-católicos, dizem que ver um corpo nu é completamente normal. Natural, como falam.

 

Por que, perguntam eles, vestir um maiô sujo e suado? Além disso, acrescentam, a nudez não tem nada a ver com sexo. Nunca há qualquer implicação ou insinuação de natureza sexual sobre isso - no que eu levantei uma sobrancelha e exclamei, hum.

 

Nazistas, comunistas e nudistas

 

Na verdade, tanto  o regime nazista quanto o comunista compartilharam meu ceticismo. Na Alemanha Oriental, banhar-se nu em público tornou-se uma espécie de símbolo da dissidência, que era contrária  à exortação do ministro da Cultura que queria "proteger os olhos da nação."

 

Os nazistas aderiram à premissa de Hermann Göering de que o "poder sanador do sol e do ar livre" contribuiriam  para construir uma nação forte, mas desaprovaram a nudez em público. Eles a chamavam de "erro cultural" que ameaçava a modéstia feminina.

 

Mas, apesar disso, o nudismo se consolidou como prática, tanto na Alemanha Ocidental como na Alemanha Oriental.

 

E esse fenômeno, juntamente com fatores demográficos, desempenhou um papel de como eles definiram papéis sexuais na sociedade.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, havia sete milhões de mulheres a mais do que de homens na Alemanha.

 

Essa diferença entre a Alemanha e os outros países ocidentais fez com que surgissem neste ambiente também uma indústria particular, destinada ao público feminino, que não teve muito desenvolvimento em outros países ocidentais.

 

Fonte: http://www.bbc.co.uk/mundo/noticias

 

(enviado em 24/05/12 por Diogo Provete - via facebook)

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 12 de maio e 8 de junho de 2012

Tambaba no "Tudo a Ver" da Record

 

No dia 3 de junho foi reprisado no programa "Tudo a Ver" da TV Record, uma matéria sobre a Paraíba. Nos dez minutos iniciais do programa o tema foi a praia naturista de Tambaba.

 

Clique no link a seguir para ver a matéria no site do R7

http://videos.r7.com/surfistas-pegam-onda-nus-em-tambaba-na-paraiba/idmedia/4f204b143d147f867baf4d75.html

 

Via Casal NatSP - http://br.groups.yahoo.com/group/nati_brasil

 

(enviado em 3/06/12 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.