') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°138 - maio de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

Nova Liderança: Samuel Oliveira

por João Batista Pereira*

Samuel Oliveira e sua esposa Silvana fazem parte da diretoria do SPNat

Entrevistei alguns membros do SPNAT e outras pessoas que estavam no evento, tentando saber um pouco mais da história deste grupo caçula do Naturismo brasileiro e impressões sobre o evento.

O primeiro entrevistado foi Samuel Oliveira, que contou um pouco da história do SPNat. Eleito, no domingo 22, diretor administrativo, conta que o grupo começou em janeiro de 2011 quando o PauliNAT resolveu pedir o descredenciamento da Federação e se extinguiu. Neste momento algumas pessoas resolveram criar uma nova associação para acabar com a orfandade dos naturistas da capital.

"Fomos ao NIP em Capmpinas, pedir orientação para a Renata Freire e para o Serginho, para ajudar a fundar um grupo naturista. Eles deram todo o apoio para nós."

Aos poucos foram reunindo os antigos membros do PauliNAT e outros naturistas que conheciam e que frequentavam áreas naturistas, mas não eram membros de nenhuma associação. Desta forma acabou se formando o SPNat.

"Entregamos a documentação para a Federação Brasileira de Naturismo em novembro de 2011, na ocasião em que o presidente João Olavo Rosés, foi até Campinas e nos deu o credenciamento de área naturista."

De acordo com Oliveira, o grande e primeiro objetivo do SPNat é divulgar o Naturismo na grande São Paulo, que entende ser uma região estratégica para o naturismo do Brasil. "Por isso estamos tentando manter um grupo conciso e levar o conhecimento do Naturismo para as pessoas que ainda não o conhecem, de uma maneira tranqulia, de uma maneira que não assuste e não cause reprovação.  Outro objetivo também é o de reunir esses naturistas da Grande São Paulo que estão espalhados por aí." O SPNat tinha até o momento da realização do evento exatamente 102 associados.

Para fazer parte da associação o interessado deve acessar o blog do SPNAt e ver "a receita direitinho" de como fazer para se tornar membro. Lá são encontradas muitas informações sobre o grupo e sobre o Naturismo do Brasil e de outras partes também, além das possibilidades de contato.

Oliveira afirma que não há qualquer tipo de restrição à associação de homens sozinhos, sem companhia feminina. Não há qualquer tipo de preconceito. "Como nascemos no meio do NIP, Naturistas do Interior Paulista, praticamente pegamos toda filosofia do NIP. Não há restrições a casais homoafetivos ou qualquer outra classificação, nem a credos religiosos. É um grupo muito democrático".

O primeiro Encontro Natural do SPNAT é esse que se realiza agora. Foi organizado em 21 dias, após a reunião no Esfiha Chic, um restaurante da cidade de São Paulo, no dia 31 de março, o último vestido. Neste período conseguiram contatar todos os membros do SPNAT, convidar amigos e o pessoal do NIP, para fazer parte do evento. "Nem lugar para encontro nos tínhamos na ocasião. Hoje estamos com pessoas que fizeram partes dos extintos SampaNAT, Ynai e Paulinat".

Samuel, Rose Santana e Renata Freire. Grandes amizades

Samuel, a esposa Silvana e o filho Levi (10 anos)  iniciaram sua experiência naturista, juntos, na famosa praia de Tambaba, na Paraíba. Conta que foi seu filho, que tinha apenas 4 anos na época, o primeiro a se enturmar e tirar a roupa. O Naturismo surgiu na vida da família casualmente. Ele investigava na Internet uma personagem que poderia servir para sua esposa, que trabalha na área de produção cultural, encenar uma mulher forte e importante, em homenagem à sua mãe então recentemente falecida. Acabou se deparando com a história e a vida de Luz del Fuego, que o deixou fascinado pelo Naturismo. Começou a se aprofundar mais e acabou encontrando links dos extintos SampaNAT e Ynai. Foi aceito na Ynai, que não teve encontros sem roupas. Então primeira experiência Naturista foi mesmo em Tambaba. E foi a coisa mais natural possível para toda a família. De volta a São Paulo acabou conhecendo os locais naturistas de São Paulo, como o Mirante de Paraíso, e o NIP, quando começou uma grande amizade.

*Membro da ANAbricó


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.