') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°137 - abril de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 9 de março e 14 de abril de 2012

Primeiro Naturistas pela América Latina

 

João Olavo Rosés, presidente da FBrN, e José Ribeiro Tannús, vice-presidente do GoiasNAT, integraram a comitiva brasileira que percorreu alguns países da América Latina até alcançar o IV ELAN, realizado no Chile. Eles enviaram cartas públicas aos organizadores do evento, abaixo republicadas.

 

"Prezados organizadores do périplo naturista pela América Latina (Portal Brasil Naturista e seus dirigentes Marcelo e Carina e os dirigentes naturistas Luiz Carlos e Tannús),

 

Parabenizamos os organizadores acima referidos pela bela e exitosa iniciativa, que será um marco histórico no desenvolvimento do naturismo latino americano. Inobstante as dificuldades enfrentadas os resultados foram excelentes e devem ser amplamente divulgados – em minúcias - pelos dois conjuntos de organizadores. Isso é necessário porque os roteiros não foram realizados conjuntamente o que impedirá que um faça o relato das atividades do outro. Mas isso em nada desmerece as iniciativas, que com os devidos aperfeiçoamentos, devem ser repetidas – no futuro - de forma sistemática no mundo naturista brasileiro e latino americano.

 

Agradecemos, em nossos nomes e da FBrN, por esta rara oportunidade da rica convivência vivida, que nos permitiu conhecer e interagir com pessoas maravilhosas do mundo naturista brasileiro e latino americano. Esse processo foi engrandecedor deixando-nos, através da troca de informações e experiências, mais evoluídos espiritualmente e com uma visão mais holística. Seguramente, também com uma compreensão mais profunda da filosofia de vida naturista.

 

O entendimento imediato e a pronta adesão às nossas ideias pelos irmãos argentinos e chilenos nos emocionou e indicou que estamos no caminho certo. A assinatura dos Protocolos de Intenções pelas entidades APANNA (Córdoba, Argentina), ANACHI (Praia Luna, Chile) e Associação Naturista do Sul (Praia Escondida, Argentina) são o testemunho objetivo das parcerias que foram solidamente construídas. Todos os dirigentes presentes tiveram consciência que esses atos fizeram história. Não só as assinaturas mas o périplo em si serão um marco no desenvolvimento do naturismo latino americano. A partir de agora iniciamos, uma nova era das nossas relações."

 

João Olavo Rosés

 

"Entendemos também que este é um marco no naturismo, não somente latino americano, como mundial. Não tenho notícias de nenhum feito desta envergadura, por quaisquer outras federações filiadas à INF-FNI. Inclusive isso deve ser amplamente documentado e enviado a eles, para mostrar a força do naturismo brasileiro, e por conseguinte do latino-americano.

 

Estivemos também na Playa Chihuahua, no dia 10, sábado, onde encontramos os dirigentes da AUNNA (Asociación Uruguaya Nudista Naturista) - http://naturismouruguay.org - Daniel e Alicia (ddepaula@diputebos.gub.ur). Os mesmos aguardavam a caravana toda. Explicamos a eles sobre os protocolos assinados com as associações da Argentina e Chile, a importância do Cartão INF, a forma de se estruturar para se filiar à INF-FNI, entre outros assuntos. Os mesmos ficaram muito interessados nesta troca de experiências.

 

Na oportunidade fomos também convidados a conhecer a Pousada Naturista El Refúgio (http://playachihuahua.com - email: inforefugio@gmail.com), onde fomos recebidos pelo proprietário Ricardo, com muita atenção.

 

Entendemos que a FBrN pode procurá-los para que possamos estender também a eles os Protocolos de Intenções.

 

Parabenizamos a todos pelo esforço, dedicação, companheirismo e sobretudo, paciência nestes 17 dias que estivemos "confinados" num verdadeiro "Gran Hermano".

Um grande abraço,

 

José Antônio Ribeiro Tannús

 

(enviado em 16/03/12)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.