') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°137 - abril de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

SEM PEDIR JULGAMENTOS

por Pedro Ribeiro*

Img: Elizabeth Pereira

Paulo Pereira é amante das plantas e dos bichos.

Com linguagem direta e sem rodeios, o novo livro de Paulo Pereira "Sem pedir julgamentos - conforme a natureza" (Livre Expressão editora - 2011) completa a trilogia literária sobre naturismo iniciada em 1997 com a primeira edição de "Corpos Nus" e prosseguida com "Naturalmente - um perfil documentado", em 2008. Diferentemente destas duas obras que somente tratam sobre Naturismo, sua história e artigos com este tema, "Sem pedir julgamentos" trata do Naturismo como pano de fundo para se discutir assuntos ainda considerados polêmicos e tabu. A sexualidade é o principal tema, partindo da nudez e permeando todo o aspecto sexual de como as sociedades têm encarado seus comportamentos sexuais e o grau de tolerância com o assunto através dos tempos.

Reprodução

Ilha do sol/ Anos 1950/Rio/Luz del Fuego

De acordo com suas próprias palavras repetidas em todos os seus artigos e pronunciamentos "viver conforme a mãe natureza", Paulo Pereira deixa claro que o Naturismo não pode ter preconceitos de qualquer espécie, não admitindo separações e segmentos de qualquer ordem. Desta forma condena grupos naturistas que se adjetivam após a palavra Naturista e também a separação de casais de homens desacompanhados de mulheres, fato corriqueiro que ocorre em muitas áreas naturistas.

Cacique Seattle

Sua paixão indigenista está presente em vários capítulos, destacado  aquele a que se refere aos irmãos Villas Bôas, a Noel Nutels e a Margaret Mee e outro a que se refere a Darcy Ribeiro e as três cartas de um "arquivo revisitado" com o texto do cacique Seattle da tribo Suquamish, do Estado de Washington, nos Estados Unidos, com sua preocupação ambiental muito antes de qualquer branco se importasse com isso e pela carta escrita pelo padre jesuíta Manoel da Nóbrega, em 1549, que se admira com a nudez dos habitantes originais do Brasil.

Paulo Pereira faz um resumo de seus pensamentos no que diz respeito à natureza entremeado com a história de sua própria vida, mas extremamente bem fundamentado e documentado, o que torna sua obra uma referência para qualquer estudo sério e aprofundado sobre Naturismo.

"O livro é um exercício de reflexão, um convite para uma libertação consciente, sem pressa e sem atalhos, visando um melhor conhecimento respaldado no natural, na plena certeza de que o ser humano é realmente irmão de tudo que vive nesse planeta das águas, que se chama Terra. Nascido nu, conforme a natureza, o bicho-homem precisa reaprender a viver conscientemente livre, sem pedir julgamentos!"

Editor do jornal OLHO NU

 

(enviado em 12/04/12)

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 9 de março e 14 de abril de 2012

Novo livro de Paulo Pereira à venda na Loja Virtual Olho Nu

 

"Sem Pedir Julgamentos - conforme a natureza" é o título da obra que completa a Trilogia Naturista de Paulo Pereira. Foi lançado em novembro do ano passado, mas ficou restrito à venda somente em uma livraria no Rio de Janeiro. Agora ele está disponível para compra no site da Loja Virtual OLHO NU.

 

Segundo o autor "o livro tem a proposta de realizar uma busca pelo que chamo de liberdade sem medos, sem dogmas, com simplicidade e com naturalidade. Uma visão ao mesmo tempo tradicional e pessoal, revelando como penso e como pratico esse naturismo até hoje, desde 1952, e remetendo aos fundamentos históricos e filosóficos do Naturismo".

 

Também na loja é possível comprar os três livros juntos (Naturalmente, Corpos Nus e Sem Pedir Julgamentos) numa promoção muito especial. Confira.

 

(enviado em 24/03/12 por jornal OLHO NU)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.