') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°136 - março de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

Pedalada pelada nua e crua

Acompanhamos a versão paulistana do World Naked Bike Ride, que reuniu cerca de 400 participantes.

Pelo quinto ano consecutivo, ciclistas saíram em uma noite de sábado em São Paulo para um pedal festivo, que se repete em vários países do mundo. É o World Naked Bike Ride, que pretende protestar, por meio da nudez, contra a agressividade no trânsito e por um trânsito mais humano. Ciclistas de Florianópolis também organizaram a versão local do pedal.

Durante a tarde, grupos se reuniram para pintar mensagens no corpo e fazer máscaras. O risco de morrer no trânsito é sério, mas as mensagens são bem humoradas. "Você não gosta de mim mas sua filha gosta. Não me mate", ou "Vai tomar busão" se misturavam a pinturas de rodas de bicicleta, flores e reproduções de placas de trânsito sobre a pele. No fim da tarde, o clima era de apreensão com a chuva pesada, que poderia atrapalhar o pedal. "O céu vai abrir às 18h30, fiquem tranquilos", disse um dos participantes, professor, durante a concentração. A previsão estava certa: o tempo firmou.

Por volta de 20h, cerca de 400 ciclistas saíram da Praça do Ciclista, no cruzamento da Avenida Paulista com a Consolação. O lema da Pedalada Pelada é "as bare as you dare". Em português, tão nu quanto ousar. Os centímetros de pele exposta superaram de longe os outros anos: saem tops e shorts e entram biquínis, sungas e muita gente nua em pelo mesmo, com não mais do que uma pintura na pele.

Entre as mensagens na pele ou em cartazes, "Agora você me viu?", "Mais amor e menos motor" ou "Kassab, sai do helicóptero", uma crítica ao meio de transporte que o prefeito da cidade usa para driblar os congestionamentos. Na massa, professores, estudantes, programadores, analistas, advogados, arquitetos e publicitários, de todas as faixas etárias, gritando "Eu nasci pelado" para quem estivesse vendo da janela do carro ou da calçada.

O transeunte desavisado certamente se espantou com as centenas de ciclistas, que por minutos, ocuparam a rua na frente de bares e restaurantes. As reações variaram dos olhares de espanto e curiosidade a incentivos como os gritos de "tira, tira" e buzinaços de motoristas sorridentes. Inevitavelmente, os celulares são sacados para registrar a passeata de pelados.

O trajeto levou gente pelada a cerca de 25 quilômetros por bairros como Jardins, Vila Madalena, Jardim Paulistano e Pinheiros. Na Vila Madalena, no cruzamento das ruas Mourato Coelho e Aspicuelta, os ciclistas fizeram um die-in, deitando no chão ao lado das bikes tombadas. Foi uma homenagem à bióloga Juliana Dias, 33 anos, morta em um acidente na avenida Paulista na última sexta-feira, 2 de marços.

E não incomoda ficar como veio ao mundo sobre um selim? "É quase igual a estar com roupa, o selim é o mesmo que você já está acostumado", garante um mascarado jovem, na casa dos 20 anos. Ninguém parece se importar com a nudez alheia, com o selim. "Mas está friozinho", reclama uma ciclista de biquíni.

Quanto mais longe das câmeras, maior a desinibição. O coro grita: "Pelado é mais gostoso". "Menos gasolina, mais adrenalina". "Pelado pedala", "Obsceno é o trânsito". Ao fim do trajeto, de volta à Praça do Ciclista, os ciclistas continuam em festa. O fôlego parece estar longe de acabar.

Fonte: http://delas.ig.com.br

Imagens: Laura Sobenes/Fotoarena e Vinicius Pereira/Diário SP

Veja o vídeo produzido pelo jornal Diário de São Paulo
 

(enviado em 11/03/12 por Peladistas Unidos)

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 4 de fevereiro e 8 de março de 2012

SEPTIMA CICLONUDISTA LIMA 2012 (PERÚ)
Desnudos por la ciudad.

 

Objetivo: Demandar mejoras en las políticas de transporte urbano, en las que el automóvil sigue teniendo la prioridad sobre los peatones y ciclistas (personas).

 

Sensibilizar a los ciudadanos sobre las malas consecuencias del uso indiscriminado del automóvil y lo vulnerable que son los ciclistas en las calles, las que se comparten con los vehículos motorizados.

 

¿Por qué desnudos?
El desnudo se toma como una manera llamativa de mostrar lo frágil que es el cuerpo humano ante la carrocería de un vehículo motorizado, fragilidad que parece ser olvidada por muchos, ya que frecuentemente los ciclistas son víctimas de atropellos por parte de conductores imprudentes. Año a año son varias las vidas que se pierden bien sea por la irresponsabilidad de los conductores, por la falta de espacios que permitan a todos transportarse bicicleta con seguridad o el planeamiento urbano hecho pensando solamente en el automóvil.

 

¿Es obligatorio participar desnudo?

La Ciclonudista es una marcha mundial de ropa opcional, si bien muchos participan desnudos también pueden participar en ropa de baño, disfrazados, pintados o semi desnudos. Lo importante es asistir y ser creativo.

 

Recorrido: El recorrido empezara desde la cuadra 52 de la Av. Arequipa hasta 28 de Julio donde se tomara la misma ruta de regreso.

 

Premios a los más creativos: Al finalizar la marcha se premiara a los disfraces o pinturas corporales más creativos.

 

Pintado de cuerpos: Se entregara pintura preparada para que los mismos participantes se pinten. Los que deseen lucir un pintado mas elaborado se les recomienda llegar ya pintados y pueden comprar la pintura especial para cuerpos en http://cosmeticabrillant.com/

 

También pueden contactar a Cuerpos Pintados Perú http://www.cuerpospintadosperu.com/ colaboradores desde el 2007 de la Ciclonudista Lima

 

Resumen:

VII Ciclonudista Lima

Día: 10 de marzo de 2012

Lugar: Av. Arequipa cuadra 52

Hora de partida: 10:00 a.m.

Pintado de cuerpos: de 9:00 a 10:00 a.m.

 

Mas info: www.facebook.com/cicloaxion

Evento en Facebook: http://www.facebook.com/events/301178946604698/

 

(enviado em 6/03/12 por Peladistas Unidos)


Pedalada pelada em 10 de março de 2012

 

No dia 10 de março será realizada em São Paulo a 5ª Pedalada Pelada – São Paulo 2012, evento que integra o World Naked Bike Ride e será realizado em dezenas de cidades no hemisfério sul na mesma data.

 

O evento é realizado desde 2004 mundialmente e batalha por cidades mais humanas para os ciclistas e por um mundo mais limpo. Sob o slogan “Nus é como nos sentimos no trânsito”, a bicicletada reúne centenas de pessoas de diferentes origens e classes que se despem para chamar a atenção da sociedade para como os trânsitos das cidades são obscenos.

 

Para participar não é preciso ficar completamente nu. Como diz a página do evento, “o código de vestimenta é ‘tão nu quanto você ousar’, então tente se desafiar. Vista tão pouco quanto puder se mantendo confortável”. Todas as pedaladas ao redor do mundo são opcionais de vestimenta.

 

O ponto de partida será a Praça do Ciclista e o trajeto será definido na hora, sendo pensado para que todos os ciclistas, sejam eles experientes ou não, possam participar. A 5ª Pedalada Pelada – São Paulo 2012 é um movimento horizontal, sem lideranças ou representantes. Tudo é decidido de acordo com a maioria, na hora e no local.

 

Na página do evento há mais informações e todas as dúvidas podem ser tiradas na FAQ.

 

Veja nesse vídeo produzido pelo @OPalmas como foi a edição de 2011 do evento.

Pedalada Pelada 2011 # WNBR from Palmas on Vimeo.

 

5ª Pedalada Pelada – São Paulo 2012

Quando - 10/03/2012 – sábado

Início – Praça do Ciclista

Concentração – 18h

Saída – 20h

 

Fonte: http://wiki.worldnakedbikeride.org/

 

Veja cinco vídeos anunciado a pedalada 2012

 

Calibrando a Agenda: http://www.youtube.com/watch?v=Cl83zn6LN2w
Todas saem de casa : http://www.youtube.com/watch?v=O3OSBvO9deM
Banca delivery : http://www.youtube.com/watch?v=-Cbz4hRgRnE
Manobra XXX : http://www.youtube.com/watch?v=HFIZozfX5tA
Voyeur no trânsito: http://www.youtube.com/watch?v=JF3WvE10bD8

 

(enviado em 1/03/12 por Peladistas Unidos)


Ucranianas fazem protesto de topless contra o capitalismo

 

Um grupo de ativistas ucranianas, conhecido como Femen, realizou neste sábado um protesto de topless contra o capitalismo em Davos, na Suíça.

 

O local abriga mais uma edição do tradicional Fórum Econômico Mundial, em que empresas, economistas e representantes de dezenas de nações discutem os rumos da economia.

 

Durante o protesto, as ucranianas exibiam mensagens de ordem contra o capitalismo em cartazes e também no corpo, exposto mesmo com o rigoroso frio do inverno europeu.

 

Imagem: Fabrice Coffrini/ AFP

 

Fonte: http://deolhos.blogspot.com

 

(enviado em 7/02/12 por  Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.