') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°131 - outubro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

Surf - o esporte naturista na Paraíba

por Pedro Ribeiro*

Img: Everton P.

O IV Tambaba Open de Surfe Naturista foi o principal evento de setembro

Os dias 10 e 11 de setembro foram mágicos na praia de Tambaba. Uma galera antenada e de bem com a vida participou do IV Open de Surf Naturista realizado na famosa praia de Tambaba. Os surfistas concorreram a prêmios e a troféus que foram disputados com garra e recebido com muita euforia.

É a quarta edição do evento, que começou durante o XXXI Congresso Internacional de Naturismo, em 2008, como uma atração a mais. Depois ele tomou vida própria e já está virando tradicional.

Img: Everton P.

Julíndio e Carlos Santiago coordenaram o evento na praia de Tambaba

Sempre realizado pelos Naturistas Unidos, o NU, grupo independente que frequenta áreas naturistas do Município do Conde sob comando de Carlos Santiago e Julíndio Macuxi, tem como objetivos principais arregimentar mais jovens para a prática do Naturismo e de divulgar o Movimento Naturista nos meios de comunicação de massa. A competição também conta com apoio de diversas instituições locais, naturistas e não naturistas, para viabilizar o projeto.

Neste ano além da competição houve a campanha "SurfNu Onda Limpa", que visou conscientizar os frequentadores da praia de Tambaba para a questão do cuidado ambiental, não deixando detritos de qualquer espécie na areia. Também antes da abertura oficial, na manhã de sábado houve um passeio pelas matas que cercam a praia sob o comando de Rosana Diniz, proprietária juntamente cm seu marido, da famosa Arca do Bilú, uma pequena hospedagem que atrai muitos jovens, nas imediações da praia de Tambaba.

Img: Pedro Ribeiro

Rosana (à direita) coordena a caminhada ecológica pela Trilha das Falésias

Rosana conta que a caminhada ecológica é sempre realizada toda vez que as pessoas ligam e reservam e está cadastrada no Anda Brasil (órgão da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAMINHADAS que estimula atividades esportivas não competitivas e inclusão social). No dia 15 de outubro haverá então a caminhada oficial, para a qual ela convida todos a participar. A caminhada é não naturista porque a trilha tem muito mato e ela prefere não ter quer limpar o caminho para não se perder o próprio encanto que o percurso tem.  Se for totalmente sem roupa pode arranhar ou cortar partes mais sensíveis por causa da grande quantidade de tiririca (nome de uma planta da região) pelo caminho.

Img: Pedro Ribeiro

No final da trilha já era possível estar naturista novamente

Quem quiser participar das caminhadas é só ligar para o número (83) 9972 8369 e fala com a própria Rosana.

Durante o percurso pelas Trilhas das Falésias foram identificados insetos, pequenos animais e plantas que estavam pelo nosso caminho. Houve uma pequena pausa para deitar sobre o mato e refletir sobre a natureza. A caminhada de intensidade leve durou cerca de uma hora e acabou dentro da praia de Tambaba, onde finalmente já se podia novamente tirar as roupas. Um farta mesa de frutas esperava os atletas na pousada Tambaba Naturista, preparada pelo casal Rair e Hildebrando, seus proprietários.

Os últimos preparativos na manhã fresca e às vezes chuvosa deixou transparecer a ansiedade de seus organizadores para que tudo corresse bem. Por volta das 10 horas já havia muitos competidores treinando nas ondas que serviram de palco para o evento mais tarde.

Img: Pedro Ribeiro

A cerimônia de abertura foi acompanhada atentamente pelos surfistas competidores e teve discursos de vários representantes de grupos naturistas

Por volta das 11 horas o sol brilhava forte e quase todos os inscritos já estavam presentes para a abertura do evento, previsto para o meio-dia. No entanto por causa de atrasos na montagem de alguns equipamentos a abertura oficial somente ocorreu por volta de uma e meia da tarde, com a presença do presidente da FBrN, João Olavo Rosés, que discursou reverenciando o esforço dos organizadores para a realização da competição e agradecendo a presença dos competidores que iriam abrilhantar o momento esportivo naturista.

Vencida a parte cerimonial, os surfistas queriam mesmo era cair nas águas mornas da Paraíba com sua pranchas inseparáveis. O primeiro dia de competição foi o de apresentação livre, conhecida com Expression Session, onde os competidores podem fazer as manobras que quiserem e valem pontos para a tarefa do dia seguinte. Desta parte participaram 14 inscritos, entre novatos e experientes no surf naturista, divididos em baterias com 4 participantes em cada. Os surfistas usam apenas uma blusa colorida para facilitar a identificação pelos juízes enquanto estão "pegando as ondas".

Img: Everton P.

A estrutura montada abrigou os juízes da competição

Na edição deste ano, pela primeira vez, também os juízes, que fazem parte da Confederação de Surfe do Estado da Paraíba, fizeram seu trabalho de forma naturista, isto é, nus. A competição é oficial e vale pontos para outros circuitos competitivos de surfe no estado.

Por volta das cinco da tarde, já com um ventinho que desafiava nossa obstinação de ficar nu, o primeiro dia de competição foi encerrado. Todos foram convidados para voltar mais tarde para participar da balada noturna, que foi realizada na área não naturista da praia, no Tambabar, misto de bar e restaurante, ao som de muito reggae e música de diversos gêneros. A folia noturna atraiu muitos jovens e adultos, inclusive até os que não estiveram no evento da tarde porque não consegue frequentar áreas naturistas, seja pela questão da nudez, seja por questões pessoais. Lá pela uma da manhã a festa foi encerrada, para que todos pudessem estar de volta na manhã de domingo para mais atividades esportivas.

Img: Pedro Ribeiro

A noite de sábado foi animada no Tambabar, a parte não naturista de Tambaba

No domingo ensolarado, bem cedo, já havia surfistas treinando suas manobras radicais. Carlos Santiago já estava se sentindo mais aliviado pelas cosias estarem acontecendo a contento. Explica que a expectativa de participação ainda era bem grande.

No segundo e último dia de competição as categorias Local e Open foram as atrações, são justamente as mais competitivas. O destaque foi um incrível surfista de apenas oito anos de idade, que participou da competição na categoria Local e que deixou muito marmanjo com inveja de suas manobras precisas.

Img: Everton P.

As principais mídias do Brasil estiveram fazendo a cobertura jornalística do evento

Além da cobertura jornalística das mídias naturistas, como o Jornal Olho NU, Brasil Naturista e o Blog da Glacy, entre outros, também prestigiaram o evento fazendo a cobertura de imagem e entrevistas a Tv Cabo Branco(Globo), Tv Correio (Record) , Tv Tambaú (SBT), Tv Arapuan (REDETV), ESPORTV e Tv Jornal do Comércio, como também, parte da mídia digital e escrita da Paraíba.

 

No final da tarde uma solenidade foi o momento da entrega da premiação aos vencedores das três categorias. Os troféus e as cobiçadas pranchas de surf foram entregues aos surfistas por diversos representantes das instituições que apoiaram o evento. Os contemplados reagiram com muita alegria e euforia bem típicos de suas idades. Para encerrar, o difícil foi conseguir reunir todo mundo para a infalível foto oficial que coroou o evento, elogiado pelos participantes como organizado e justo.

 

Img: Pedro Ribeiro

Jackson e Wellington (Rato) comemoram as primeiras colocações em categorias distintas, já segurando o grande prêmio: uma prancha de surf.

Jackson Nogueira, 23 anos, foi o campeão da principal categoria, a Open, fazendo jus a tão cobiçada prancha oferecida como prêmio, estava radiante com a vitória. Em edição anterior já havia subido ao pódio como campeão da categoria Local. Festejou muito com seu colega Klauber Lins, o segundo colocado. Jackson é trabalhador da Arca do Bilú.

 

Os Campeões foram:

Categoria Expression Session: Klauber Lins.

Categoria Local: 1º Welligton Ferreira, 2º Everton Lima, 3º Jackson Nogueira e 4º Dã Maciel.

Categoria Open:1º Jackson Nogueira, 2º Klauber Lins, 3º David Silva e 4º Linho Neto.

 

A data da realização do 5º Tambaba Open de Surf Naturista, comemorando os cinco anos do Projeto “SurfNU”, já está agendada para o mês de setembro de 2012. Será um grande evento esportivo naturista de repercussão mundial, segundo seus organizadores. É torcer para que seja mesmo e esperar para constatar!

 

*Editor do jornal OLHO NU.

pedroribeiro@jornalolhonu.com


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.